A autonomia de veículos elétricos, ou seja, o quanto carros, motos, ônibus e caminhões conseguem rodar até ter de carregar a bateria de novo, é sempre um ponto levantado quando se pesam os prós e contras desse modal não poluente. Pois não é que um carro-conceito elétrico da montadora Mercedes-Benz conseguiu percorrer 1.200 km sem ter de parar para recarregar?
Essa é quase a distância entre o Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF) (com uma sobra para andar mais uns 35 km dentro de uma das cidades) ou um tour entre Salvador (BA) e Natal (RN) passando por Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE) e João Pessoa (PB).
Segundo a Business Insider, a marca foi alcançada no fim de junho, na viagem que o modelo Vision EQXX fez entre Stuttgart (Alemanha) e Silverstone (Reino Unido), com direito a algumas voltinhas no lendário autódromo inglês e uma esticada até Brixworth, uma das sedes da montadora.
Em sua turnê pela ilha da Rainha Elizabeth, o Vision EQXX ainda deu as caras e — algumas voltas — no tradicional Goodwood Festival of Speed, evento que reúne amantes de veículos clássicos, esportivos e de corrida.
Essa é a segunda vez que o carro-conceito da montadora alemã passa dos 1.000 km. A primeira foi no início de 2022, nos 1.007 km que separam Sindelfingen, na Alemanha, a Cassis, na Riviera Francesa (França).
Por se tratar de um carro-conceito, é improvável ver esse modelo fazendo o trecho Rio-Salvador ou Rio-São Paulo. Mas ele serve para que a montadora aprenda como melhorar a eficiência de carros elétricos, já que ficar na mão no meio de uma viagem é o um dos receios dos atuais e futuros proprietários de veículos sustentáveis.
Hoje, os dois modelos à venda que percorrem grandes distâncias até precisar de uma carga são o Model S, da Tesla (aproximadamente 643 km) e o Lucid Air Dream Edition R, da startup Lucid Motors (faz 836 km).
Como o carro percorreu 1.200 km sem recarregar?
De acordo com a Mercedes, a marca foi batida em condições normais de dirigibilidade (trânsito, calor do verão europeu), inclusive usando o ar-condicionado em 8 das 14,5 horas do passeio.
Para percorrer essa distância toda, a montadora do carro elétrico deixou o seu veículo mais leve e aerodinâmico, para não sofrer tanto com o peso e a resistência do ar.
Além disso, a Mercedes desenvolveu uma bateria de 100 kW/h, só que menor, mais limpa e bem mais leve do que a já usada no seu SUV elétrico, o EQS. O consumo médio foi de 8,3 kWh a cada 100km rodados.