Afinal, o entregador tem ou não que subir até o apartamento?

Descer para buscar o pedido é uma das formas que podemos adotar no dia a dia para demonstrar respeito aos entregadores

Quem mora em prédio pode ter esta dúvida: quando chega o pedido, o entregador ou a entregadora do iFood tem ou não tem que subir até o apartamento para finalizar a entrega?

“A obrigação do entregador é entregar no primeiro ponto de contato que existe na residência da pessoa. Se for no condomínio, esse ponto é a portaria. Essa é a recomendação dada para os entregadores e a comunicação passada para os consumidores”, explica Diego Barreto, CEO do iFood.

Descer para receber o pedido em vez de pedir para o entregador ou entregadora subir até o apartamento traz mais segurança para todos. Isso não só agiliza a entrega em si como demonstra respeito ao trabalho do entregador ou da entregadora, que só pode fazer a entrega seguinte depois de finalizar aquela.

Para difundir essa ideia e promover o respeito aos entregadores, o iFood criou a campanha #BoraDescer, uma maneira de incentivar os clientes que moram em prédios a receber o pedido na portaria. Em 2025, a campanha foi reconhecida no Relatório Farol de Diversidade, Equidade e Inclusão do Fórum Econômico Mundial por seu impacto positivo na promoção da equidade racial e étnica.

Esse impacto pôde ser medido no Rio de Janeiro, que tem o maior histórico desse tipo de conflito. A cidade teve redução de 40% nos conflitos em seis meses de campanha. Além disso, o número de incidentes reportados caiu 70%. E a conscientização aumentou. Depois da campanha, menos pessoas esperam receber seus pedidos no apartamento: o percentual de pessoas que pensam assim diminui de 55% (setembro/23) para 32% (outubro/24). 

Além disso, mais de 212 casos de suporte jurídico e psicológico foram concluídos na Central de Apoio Jurídico e Psicológico da Vila da Penha (RJ), inaugurada em janeiro de 2024. Esses resultados mostram que o #BoraDescer é mais do que uma campanha; representa, principalmente, o compromisso do iFood em conectar tecnologia, pessoas e comunidades de forma significativa.

Valorização e respeito para com os entregadores

Descer para buscar o pedido é uma das atitudes de respeito com o trabalho dos entregadores. Confira, a seguir, algumas outras atitudes para ser bacana com quem traz o seu pedido.

respeito com os entregadores do ifood para retirar os pedidos na portaria

Sempre que possível, desça para pegar o pedido

Essa atitude simples agiliza o trabalho dos entregadores, que só podem pegar um novo pedido após finalizar a entrega do atual. Além disso, nem sempre o/a entregador/a pode subir por não ter onde estacionar sua bike ou moto na rua.

Não deixe o entregador ou a entregadora esperando

Acompanhando a entrega pelo mapa do aplicativo, você pode ver quando o pedido está chegando e se preparar para recebê-lo sem atrasar o/a profissional.

Não esqueça de informar o seu código de entrega

Como medida de segurança para todos, os entregadores do iFood sempre pedem o código de entrega, por isso é preciso informar esse número ao receber o pedido. Se tiver um problema com o código de confirmação e a entrega, você pode solicitar ajuda no app e o iFood vai pedir o seu relato para entender o que aconteceu.

Dê bom dia, boa tarde e boa noite

Ser gentil faz toda a diferença e certamente vai alegrar o dia de quem está trazendo a sua comida ou a sua compra.

Dê um joinha para um bom trabalho

Se você curtiu o trabalho do/a entregador/a, faça a sua avaliação no app do iFood e deixe um joinha no app!

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas