Gamificação traz engajamento e motivação à educação

Descubra como técnicas e elementos de jogos melhoram o aprendizado e podem ser usados também em outras áreas

O mercado de gamificação voltado para a educação vem crescendo em um ritmo acelerado e deve movimentar US$ 29 bilhões no mundo até 2026. Isso é um indício de que o aprendizado baseado em jogos é uma tendência. 

Para além da educação, a gamificação pode ser aplicada em diferentes contextos, como marketing, saúde e no mundo corporativo. 

Quer saber como? Neste guia vamos falar sobre o conceito de gamificação, como funciona na educação e em outras áreas e quais são as plataformas mais utilizadas. 

O que é gamificação?

A palavra gamificação vem do inglês gamification. Esse termo é usado para definir o uso de elementos e de técnicas de jogos fora do contexto de jogos (ou seja, na vida real). 

Alguns desses elementos são a narrativa, a cooperação, o uso de regras, os sistemas de feedback e de recompensa, os níveis e a interatividade. 

A gamificação usa a motivação típica dos jogos para que os participantes resolvam problemas diversos —e em diferentes áreas do conhecimento, como negócios, educação, saúde e mais. 

Qual é o objetivo?

A meta, aqui, é obter o mesmo grau de envolvimento e motivação que as pessoas têm em um jogo, com o objetivo de resolver um problema ou promover conhecimento, por exemplo, em troca de recompensas diversas. 

O uso de elementos de jogos também torna as atividades mais lúdicas e engajadoras, o que é benéfico para alterar comportamentos, desenvolver habilidades e estimular a inovação. 

Como funciona a gamificação na educação?

Na educação, a gamificação chega para engajar os alunos ao colocá-los como protagonistas do processo de aprendizagem com a ajuda de técnicas e elementos de jogos. 

Parte da metodologia ativa, a gamificação na educação estimula, de forma lúdica, os alunos a resolver problemas e questões sobre diversos assuntos com objetivos pedagógicos. 

Ter uma narrativa para passar de fases, dar visibilidade ao progresso dos alunos, oferecer feedback imediato e também uma recompensa são as principais características da gamificação da educação. 

Na educação infantil

Na educação infantil, esse recurso é utilizado em aulas e contribui para o aprendizado e o desenvolvimento infantis de forma lúdica e participativa. 

A incorporação de elementos de jogos no processo pedagógico estimula as crianças a adquirir conhecimentos, passar de fases, fazer novas descobertas e ganhar recompensas. 

Na educação infantil, o aprendizado acontece mais facilmente por meio de atividades lúdicas. Por isso, é importante incorporar a gamificação com atividades que despertam interesse. 

Essas atividades podem ser realizadas utilizando elementos de jogos analógicos (como tabuleiros, caça ao tesouro, pistas e enigmas) ou com o uso de jogos eletrônicos e digitais. 

Qual a importância da gamificação no processo de aprendizagem?

Essa metodologia torna o ensino mais divertido e lúdico, portanto gera mais interesse e motivação nos alunos para aprender nas aulas. 

Além disso, a gamificação ajuda no desenvolvimento cognitivo, aumenta o nível de engajamento das aulas e auxilia na acessibilidade e inclusão de alunos neuroatípicos ou neurodivergentes. 

Um exemplo da importância da gamificação são os jogos cerebrais. Baseados em perguntas e problemas, ajudam a melhorar a forma como o cérebro processa e mantém as informações. 

Tipos de gamificação

Existem alguns tipos de gamificação que podem ser aplicados em diferentes etapas e níveis de ensino: do fundamental à pós-graduação. Na educação, é uma estratégia que torna as aulas mais dinâmicas e lúdicas, facilitando o engajamento e aprendizado dos alunos. 

Indo além, essa metodologia pode ser usada em treinamentos, marketing, saúde e engajamento social. 

Gamificação em treinamento e gamificação onboarding são estratégias para tornar o treinamento e a integração de equipes mais dinâmicos e atrativos. Já no marketing, ajuda a fortalecer o vínculo entre marcas e consumidores. Um exemplo são os programas de acúmulo de pontos. 

Na saúde, a gamificação funciona como uma forma de autocuidado, com aplicativos que ajudam as pessoas a terem hábitos saudáveis. E a de engajamento social é usada para envolver a sociedade em ações políticas e sociais, como campanhas de doação e fiscalização de contas públicas. 

Veja alguns exemplos de gamificação

Os principais exemplos do uso da gamificação estão na educação. Porém, existem outros exemplos aplicados em áreas como marketing, vendas e saúde. 

Na educação, são exemplos o aprendizado baseado em projetos, a solução de enigmas, desafios, atividades premiadas, quiz, missões em grupo e plataformas digitais. 

Já o marketing pode usar essa metodologia o no lançamento de produtos e/ou serviços, geração de leads, campanhas, eventos, fidelização de clientes e lançamentos.  

Em empresas, a gamificação pode ser usada, por exemplo, para treinamentos e capacitação, engajamento, avaliação, recompensa e ranqueamento dos funcionários. 

5 plataformas de gamificação para conhecer

Essas plataformas são ambientes virtuais usados para treinamentos, abordagens corporativas e interação de empresas, escolas e demais organizações. 

Seu trunfo é estimular a competição saudável, aumentar o engajamento, otimizar feedbacks, contribuir para retenção de talentos e oferecer mensuração de resultados. 

Conheça, abaixo, cinco plataformas de gamificação:

Árvore: plataforma de incentivo à leitura com linguagem gamificada que atende especialmente aos nativos digitais. A área Floresta é construída conforme a quantidade de leitura feita pelos usuários da plataforma. 

Gametize: é uma plataforma empresarial que oferece recursos interativos e sociais para empresas e negócios, como feedback constante e recompensa e resgates. 

Peepi: permite que as empresas criem suas próprias plataformas de gamificação para engajar e mobilizar pessoas com desafios, recompensas e mensuração. 

Duolingo: a plataforma de ensino línguas usa técnicas de jogos para promover a aprendizagem por meio da diversidade de elementos estéticos, dinâmicos e mecânicos de jogos. 

Kahoot: voltada à educação, oferece testes de múltiplas escolhas de qualquer assunto com os quais os jogadores acumulam pontos 

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