Gastromotiva: educação que gera renda e combate a fome

Conheça a história dessa ONG parceira do iFood e seus principais resultados na formação em gastronomia e na promoção da segurança alimentar

As doações que são feitas pelo aplicativo do iFood beneficiam oito ONGs parceiras da empresa, e uma delas é a Gastromotiva. Essa organização, fundada em 2006 pelo chef e empreendedor social David Hertz, alia a educação à segurança alimentar

A história da Gastromotiva começa com o propósito de tornar o ensino da gastronomia acessível e formar pessoas de baixa renda para trabalhar na área de alimentação. 

Assim, partindo da educação, a Gastromotiva começou a capacitar jovens talentos das comunidades em bufês nos quais eles aprofundavam seus conhecimentos em gastronomia. Depois, essa formação passou a ser feita também em cursos de universidades parceiras da ONG.

“Com os anos, a organização ampliou suas frentes de atuação dentro da gastronomia social”, conta David. Assim, sua atuação “se aprofundou em temas como segurança alimentar, por meio de projetos que incluem a distribuição de refeições, o acompanhamento e a educação nutricional”.

Nessa trajetória de desenvolvimento, a Gastromotiva passou a atuar em novos campos, como o meio ambiente. Ou seja, a ONG voltou seu olhar também para a sustentabilidade do ciclo alimentar e começou a pensar em soluções criativas para combater o desperdício de alimentos e reduzir o impacto ambiental de seus processos.

Cozinha solidária

Hoje, um dos principais projetos da ONG é o do Refettorio Gastromotiva, aberto em 2016 no Rio —e que David considera um legado olímpico para a cidade. Naquele ano, a capital fluminense sediou os Jogos Olímpicos.

Dessa forma, o Refettorio é um restaurante-escola em que alunos dos cursos da Gastromotiva no Rio e chefs convidados cozinham refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social. São os Jantares Solidários, que contam ainda com voluntários no serviço de salão.

Além disso, outro projeto relevante é o das Cozinhas Solidárias. Lançado em 2020, durante a pandemia de Covid-19, o programa implanta cozinhas comunitárias onde são produzidas refeições para indivíduos e famílias em situação de insegurança alimentar.

Essas cozinhas são administradas por microempreendedores, cozinheiros, lideranças e coletivos locais e organizações sociais. Mas, a Gastromotiva fornece insumos, apoio logístico e treinamento para os agentes à frente da estrutura.

Além disso, o projeto inclui ainda uma formação em Cozinha Social, curso voltado para a geração de iniciativas de impacto social positivo nos territórios em que as Cozinhas Solidárias são implementadas.

Por falar em marcos territoriais, em 2022 a Gastromotiva expandiu seu raio de atuação para o Centro-Oeste, estabelecendo sua presença em todas as regiões brasileiras.

Na seara internacional, a ONG chegou à Cidade do México, seu terceiro polo de atuação fora do Brasil – já realizou ainda ações na África do Sul e em El Salvador.

Por fim, para 2023, a Gastromotiva planeja intensificar os programas educacionais com foco em geração de renda. E quer dar continuidade aos projetos com foco na promoção do direito à alimentação em comunidades periféricas e para pessoas em situação de insegurança alimentar. “A fome é uma questão estrutural e depende do envolvimento e comprometimento de todos os setores”, frisa David.

O impacto da parceria com o iFood

Para a Gastromotiva, fazer parcerias com empresas, governos e terceiro setor é fundamental para o combate à fome. “Uma agenda de desenvolvimento bem-sucedida requer parcerias construídas sobre princípios e valores comuns. Também aborda uma visão e objetivos compartilhados que colocam as pessoas e o planeta no centro”, explica o empreendedor social.

Assim, partindo dessa premissa, a ONG foi cofundadora, em 2018, do Movimento da Gastronomia Social. Ela reúne empresas e organizações que exploram a gastronomia como uma ferramenta de inclusão social e combate à fome.

Por isso, David considera a aliança com o iFood estratégica. “O iFood é um dos principais parceiros institucionais da Gastromotiva. E de extrema importância, pois o aporte da doação dos usuários do aplicativo permite manter e expandir nossos projetos de transformação.”

Assim, para ele, o fato de o iFood ser uma plataforma que também usa a gastronomia como meio, mostra a sinergia dessa parceria em pontos como treinamentos profissionalizantes. “As ações em conjunto tendem a crescer ao longo dos anos”, diz.

Em 2022, as doações arrecadadas no app do iFood renderam mais de R$ 696 mil à Gastromotiva. Com esse recurso, a ONG produziu e distribuiu 66.889 refeições, beneficiando 19.985 pessoas em situação de insegurança alimentar.

Os recursos angariados via iFood no ano também se destinaram, em março, à Cozinha Solidária Petrópolis. Isso foi em resposta à situação de calamidade pública que a cidade enfrentou em decorrência das chuvas.

Essa ação viabilizou a produção e a distribuição de 4.759 refeições, mobilizando 32 voluntários e beneficiando 2.234 pessoas.

Até o final de março de 2023, a parceria entre iFood e Gastromotiva tem a meta de atingir a marca de R$ 2 milhões arrecadados desde que se iniciou.

Por fim, entre as campanhas deste ano, destaca-se a Multiplicando Sorrisos, que conta também com a participação da PepsiCo Brasil. De 19 de janeiro a 2 de fevereiro, a PepsiCo vai dobrar os valores doados pelo app do iFood para as causas apoiadas pela Gastromotiva.

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