iFood lança guia para apoiar cidades na gestão de resíduos

Fortaleza será a primeira a adotar o modelo de gestão de resíduos sólidos, com adesão de restaurantes e estabelecimentos da orla 

Clique aqui para baixar o guia em pdf

O iFood lança nesta quinta-feira (01/9) em Fortaleza (CE) o “Guia para Cidade Modelo em Gestão de Resíduos e Reciclagem”, uma publicação criada para orientar os municípios sobre como podem incluir ações eficazes de reciclagem. A iniciativa chega para apoiar as metas do iFood Regenera, o plano da empresa para causar um impacto ambiental positivo, que tem como um de seus objetivos a melhoria da cadeia recicladora do Brasil.

A capital cearense foi a primeira cidade a aderir esse modelo de gestão de resíduos, transformando o iFood em seu parceiro estratégico no Programa Fortaleza Mais Verde. O guia, elaborado para gestores públicos, empresas e cidadãos de todo o país, está disponível para a adesão de outras prefeituras.

A implantação da metodologia proposta no Guia (saiba mais abaixo) será iniciada com o cadastramento de restaurantes e estabelecimentos que ficam na orla de Fortaleza e que tenham interesse em participar do projeto. 

Os resíduos sólidos desses locais serão recolhidos por triciclos elétricos conduzidos pelas associações de catadores cadastradas na prefeitura, fomentando a mobilidade urbana sustentável. Além disso, serão realizadas a manutenção e a instalação de ecopontos

A publicação, fruto da parceria com a Manuia Consultoria, é resultado de uma imersão nos desafios da reciclagem do lixo no país e foi elaborada tendo como base a Política e o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O Brasil produz 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano. Em 2018, deste montante, 92% foram recolhidos das residências e ruas, enquanto 8% sequer chegaram a ser coletados pelos serviços locais. Apenas 4% do lixo recolhido é reciclado e grande parte tem como destino os lixões (e não o aterro sanitário).

O que tem no Guia?

A publicação mostra e detalha o fluxo ideal da gestão do resíduo produzido, que compreende desde a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) até a promoção de programas de compostagem.

O Guia ressalta a importância da realização de um diagnóstico das cidades participantes, que servirá como base para o planejamento de melhoria no sistema de gestão de resíduos sólidos e explica as responsabilidades dos três principais atores dessa cadeia (poder público, empresas de bens de consumo e iniciativa privada) em cada um dos 15 itens do fluxo ideal.

Cada capítulo é um mergulho em cada etapa, com contextualização, sugestões para acompanhamento de indicadores de avaliação do desempenho, proposição de metas — e como atingi-las —e apresentações de cases de sucesso e boas práticas adotadas por cidades de diferentes tamanhos.

As ações ambientais do iFood

Promover o incentivo à cadeia de reciclagem e estimular a mudança de hábito dos consumidores para realizar o descarte correto dos resíduos faz parte da frente do iFood Regenera que tem como foco zerar a poluição plástica na operação de delivery até 2025.

Em junho de 2021, o iFood iniciou a implantação dos PEVs (Ponto de Entrega Voluntária), em três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Hoje já são 81 pontos em que os habitantes dessas cidades podem levar seus recicláveis.

Por mês, a empresa destina de forma correta, aproximadamente 400 toneladas de resíduos recicláveis. Esse material vai para cooperativas de reciclagem ou diretamente para a indústria, que faz a reutilização dos resíduos no desenvolvimento de novos produtos, fortalecendo a economia circular.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas