Maratona Tech quer inspirar mais jovens a aprender tecnologia

Estão abertas as inscrições para a segunda edição dessa competição escolar patrocinada pelo iFood; saiba como será

Foi dada a largada para a segunda edição da Maratona Tech, uma espécie de competição escolar criada para despertar o interesse dos estudantes por tecnologia em todo o país. As inscrições vão até o dia 21 de julho de 2023, e a expectativa é a de mobilizar ainda mais alunos do que na primeira edição, realizada em 2022.

A Maratona Tech é uma iniciativa do Movimento Tech em parceria com a Associação Cactus e patrocinada pelo iFood —que, como uma empresa brasileira de tecnologia, investe em educação para fortalecer o ecossistema nesse setor. 

Esse desafio busca levar a tecnologia para a escola de um jeito mais dinâmico e didático. A ideia é inspirar o interesse pela área desde cedo para que mais jovens entrem nesse mercado no futuro e evitem o cenário de um apagão tecnológico, no qual faltam profissionais para preencher os postos de trabalho abertos no setor.

Luanna Luna, head de educação do iFood, aponta que 8 das 10 profissões que terão maior demanda nos próximos anos são da área de tecnologia, de acordo com um relatório deste ano do Fórum Econômico Mundial.

“Temos observado que as profissões e habilidades exigidas pelo mercado vêm sendo revisadas constantemente”, analisa Luanna. “Por outro lado, os jovens seguem com o sonho de trabalhar com as mesmas profissões de dez anos atrás. Em cerca de 39% delas, espera-se que haja uma automatização.”

Universo de possibilidades em tecnologia

Por isso, a ideia do Maratona Tech é ajudar os jovens, desde cedo, a enxergar um universo de possibilidades na área de tecnologia, na qual não existe um caminho só, e sim vários, de acordo com Luanna.

“Há engenheiros de dados, designers, as pessoas de produto”, afirma Luanna. “A Maratona Tech procura ampliar os horizontes dos jovens para que eles reconheçam a chance de ocupar essas posições.”

A gincana escolar vai envolver alunos do sexto ao nono ano do fundamental e do ensino médio, de escolas públicas e privadas. Para participar, não é preciso  ter  conhecimento em tecnologia —e as atividades podem ser realizadas mesmo em escolas que não tenham recursos tecnológicos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos professores e representantes das escolas no site do Maratona Tech.

Como é a Maratona Tech

A competição acontece em agosto e setembro, em duas fases. A primeira é aplicada pelos professores em sala de aula. Nela, os alunos usam a tecnologia para resolver problemas de suas próprias comunidades.

Os estudantes selecionados passam para a segunda fase, em que recebem conteúdos e quizzes via chatbot, por WhatsApp. São oito ciclos de aprendizagem com o foco em pensamento computacional.

“O objetivo é ter mil alunos premiados ao final, engajando cerca de 500 mil alunos inscritos no topo do funil”, dimensiona Luanna. Em 2022, a Maratona Tech premiou 222 estudantes com bolsas em tecnologia.

As premiações nesta edição de 2023 incluem medalhas, notebooks, bolsas de estudo e imersões tecnológicas em big techs e instituições de ensino de excelência, como o Insper.

Neste ano, além do iFood, a gincana tem o patrocínio de Accenture, Fundação Behring e Telles Foundation. O projeto ainda está aberto para novos investidores, que podem entrar em contato pelo e-mail contato@movtech.org.

Além disso, a Maratona Tech também conta com a cooperação de secretarias de educação estaduais – do Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e de Tocantins – e municipais – de Fortaleza e Salvador.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas