O iFood tem o compromisso de alimentar o futuro do mundo de uma maneira sustentável. Por isso, desde 2021 a empresa tem diversas ações na área de meio ambiente.
Para mitigar os impactos em relação ao agravamento do efeito estufa, o iFood neutraliza, desde 2021, todas as emissões de CO2 de suas entregas. Além disso, a empresa investe nos modais limpos, que são veículos como bicicletas (tradicionais e elétricas) e motos elétricas –e vem expandindo o iFood Pedal, primeiro programa do mundo dedicado para a locação de bikes por entregadores. Somente no mês de maio de 2024, mais de 6.000 entregadores utilizaram o programa.
Para conscientizar os brasileiros e as brasileiras sobre a redução da poluição plástica, o iFood tem iniciativas como as parcerias com outras empresas para desenvolver e oferecer embalagens sustentáveis, feitas de celulose, papel –e até de palha de milho.
Quais são as embalagens sustentáveis do iFood?
Em parceria com outras empresas brasileiras, como a Tuicial, a Klabin e a GrowPack, o iFood estimula o uso de embalagens biodegradáveis, como:
Embalagens de papel
Feitas de celulose, a partir de papel certificado, com uma camada de resina biodegradável que protege contra gordura e umidade. A celulose é extraída de árvores cultivadas de forma sustentável, preservando o meio ambiente.
Embalagens de palha de milho
Fabricadas a partir de palha de milho, em apenas 12 semanas elas se decompõem completamente (em condições de umidade e temperatura adequadas). Outro diferencial é que não são usados produtos químicos em sua produção. Além disso, essa embalagem pode ser reciclada junto com papel.
Preservando para o futuro
Além disso, o programa Amigos da Natureza –que estimula estabelecimentos a reduzir o envio de plásticos de uso único aos clientes e por meio do qual os clientes podem pedir para não recebê-los– já evitou o uso de 1.500 toneladas de plástico nas entregas. Resultado: 82% dos clientes preferem não receber esse tipo de plástico no seu pedido.
O iFood também participa do movimento Juntos Pela Reciclagem. Criado em 2023, essa é uma iniciativa de empresas dispostas a engajar as pessoas a separar e a descartar os resíduos da forma correta, contribuindo com o aumento dos índices de reciclagem no Brasil.
Mas não é só no delivery que o iFood investe em sustentabilidade. Em sua sede, que fica em Osasco (SP), já foram identificadas mais de 18 toneladas de resíduos recicláveis. E mais de três toneladas de adubo orgânico foram geradas em sua horta urbana.
Pensando em longo prazo, o iFood investe em ações de regeneração e restauração florestal em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. Por isso, recebe doações para a SOS Mata Atlântica no seu aplicativo, que são destinadas ao plantio de mudas para conservar esse bioma. Com isso, mais de 80 mil árvores já foram plantadas, o equivalente a 32 hectares estão em restauração.