Novembro Azul: o que é câncer de próstata e como se prevenir

Novembro Azul: saiba quais são os sintomas do câncer de próstata e como você pode se cuidar e prevenir a doença.

Durante todo o mês, o iFood oferece 2.000 consultas de prevenção para os parceiros entregadores

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens –e representa 29% dos diagnósticos de tumores no país, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Segundo o instituto, a cada ano 65 mil novos casos são registrados no país. Por isso, quando chega o mês de novembro começam as ações de conscientização para a detecção precoce desse tipo de câncer –atitude essencial para que o tratamento seja bem-sucedido.

Em 2021, a campanha Novembro Azul faz dez anos no Brasil. Ela foi criada em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida para conscientizar os brasileiros sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Já o movimento Novembro Azul começou em 2003, na Austrália, para chamar a atenção dos homens para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, como o câncer de próstata.

Para colaborar com as iniciativas de prevenção e autocuidado, o iFood dá sequência ao Outubro Rosa realizando uma campanha inédita para os entregadores parceiros no movimento Novembro Azul. Até o final de novembro, a empresa oferece 2.000 consultas gratuitas em parceria com a Avus em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Salvador.

Ao receber a comunicação pelo aplicativo, os entregadores poderão agendar a consulta via telemedicina. A Avus pode ser acessada no link do Delivery de Vantagens, o clube de benefícios exclusivo disponível no app iFood para Entregadores.

O parceiro Judson Pereira, de Salvador (BA), aproveitou a iniciativa e marcou a sua consulta no início do mês. “Participei da teleconsulta e foi tudo direitinho. Foi um exame de rotina, o médico passou uns exames que eu vou fazer”, conta.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula pequena, em forma de maçã, que fica abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso) e envolve também a parte inicial da uretra, o canal pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Sua função é produzir parte do sêmen, o líquido que contém os espermatozoides.

Nos homens jovens, a próstata tem o tamanho de uma ameixa, mas ela vai aumentando com a idade. Quando um homem tem um tumor na próstata, ele pode crescer e se espalhar para outros órgãos, daí a importância de detectar a doença em sua fase inicial.

Quais são os sintomas de câncer de próstata?

Na fase inicial, o câncer da próstata evolui sem ser notado. Por isso, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma. Quando o tumor está em sua fase avançada, porém, o homem pode sentir dor nos ossos, incômodo para urinar ou, em casos mais graves, ter infecção generalizada ou insuficiência renal.

Os sintomas de um tumor são muito semelhantes aos de problemas benignos na próstata, como ter dificuldade para urinar (ou necessidade de ir ao banheiro para isso mais vezes durante o dia ou de noite) ou perceber uma diminuição do jato da urina ou traços de sangue.

Esses sinais podem indicar também um aumento benigno (hiperplasia) da próstata ou inflamação causada por bactérias (prostatite). Por isso, para tirar a dúvida sobre se os sintomas podem ou não significar a presença do câncer de próstata, é preciso consultar um médico.

O diagnóstico é feito por meio do exame de toque retal, que pode ou não ser seguido de exame de sangue para identificar os valores de PSA ou de biópsia da próstata.

O exame de toque retal serve para o médico avaliar o tamanho e a textura da próstata, e o exame de PSA mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata (a PSA) no sangue –níveis altos de PSA podem também indicar uma doença benigna.

Se a doença for diagnosticada, o tratamento do tumor pode envolver cirurgia, radioterapia ou observação, dependendo da indicação médica.

Prevenção do câncer de próstata

O câncer de próstata é mais frequente na terceira idade –cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

Alguns dos fatores de risco para desenvolver a doença antes dos 60 anos, segundo o Inca, são ter pai ou irmão que tiveram câncer de próstata antes dessa idade, excesso de gordura corporal e exposição a substâncias tóxicas como aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio), arsênio (usado como conservante de madeira e agrotóxico) e produtos de petróleo, entre outros.

Algumas práticas saudáveis que reduzem o risco de ter câncer são manter uma alimentação saudável e um peso adequado, praticar atividades físicas, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas