O iFood tem um novo presidente: a partir do dia 17 de maio, Diego Barreto assume o cargo no lugar de Fabricio Bloisi, que foi indicado para ser CEO global da Prosus (principal investidora e parceira do iFood) e da Naspers a partir de 1o de julho.
É um feito e tanto: será a primeira vez que um executivo de uma empresa brasileira de tecnologia assumirá a operação de um gigante global saindo diretamente do Brasil. A empresa, sediada em Amsterdã (Holanda), atua em cerca de 60 países, com mais de cem empresas —e é investidora da Movile desde 2008, por isso ajudou a construir o iFood como é hoje.
“Foi por causa de todo esse trabalho que estamos fazendo nos últimos anos, olhando muito para inovação, tecnologia, cultura, modelo de gestão, que eu acabei sendo convidado a assumir a presidência da Prosus”, afirma Fabricio, que segue no iFood como acionista e presidente do Conselho, cargo que ocupa desde 2015.
Em seu lugar, quem assume o comando do iFood é Diego Barreto, que se torna o novo presidente da empresa.
“São seis anos trabalhando ao lado do Fabricio, compartilhando sua visão de futuro, importantes decisões e contribuindo para a consolidação da cultura do iFood, para o seu crescimento e inovação”, afirma Diego.
“Vamos manter o diálogo que já temos hoje com os entregadores, sempre com o objetivo de cada vez mais aprimorar nossa forma de trabalho conjunto. E seguiremos com o trabalho ativo de escuta com a comunidade de restaurantes por meio dos constantes diálogos e trocas e, principalmente, do Fórum de Restaurantes”, completa o novo presidente.
Quem é o novo presidente do iFood?
O mineiro Diego Barreto entrou no Grupo Movile em 2016 e está no iFood desde 2018, quando assumiu como CFO e vice-presidente de Finanças e Estratégia. Formado em Direito pela PUC-SP, ele fez MBA no IMD Business School e é autor de dois best-sellers: “Nova Economia” e “O Cientista e o Executivo”.
Diego participou ativamente da implementação do modelo de gestão do iFood e do fortalecimento da cultura da empresa em um período importante, que inclui o início da operação de logística e a expansão das atividades do iFood para além do delivery de comida —com as operações de mercado, farmácia, pet, benefícios e fintech.
Ele também dedica seu tempo a atuar como mentor na Endeavor e na 500 Startups, onde orienta empreendedores em ascensão. Além disso, apoia mais de 30 startups em diversos países e é conselheiro de empresas da Velha e da Nova Economia.
Antes de entrar no iFood, foi executivo sênior na Movile e na Suzano Papel e Celulose. É um apaixonado pelo tema da Nova Economia, que é o foco dos seus livros e das colunas que escreve no MIT Technology Review. Para ele, a Nova Economia é um meio de criar oportunidades inclusivas e diversas, o que reflete seu compromisso com a igualdade e a justiça social.
Diego também é um entusiasta da educação e do aprendizado contínuo como motores de mudança e valoriza a inclusão e a diversidade. E considera o empreendedorismo uma expressão de inovação e criatividade em qualquer contexto.
Crítico da mentalidade de curto prazo, busca promover uma cultura de total transparência dentro do iFood, valorizando a ética e o foco estratégico como pilares fundamentais do sucesso empresarial.
A trajetória de Fabricio Bloisi
Fabricio Bloisi, baiano nascido em Salvador, é fundador da Movile e assumiu o cargo de presidente do iFood em 2019. Desde 2015, é também Presidente do Conselho da empresa.
Na juventude, ele se mudou para Campinas (SP) para estudar Ciência da Computação na Unicamp. Ao se formar, fundou a Movile, que começou em uma salinha com duas pessoas e se tornou o grupo de empresas de tecnologia líder em comércio móvel na América Latina.
Em 2013, Fabricio e a Movile adquiriram o iFood, uma startup com 20 pessoas que hoje é líder em delivery de comida no Brasil e tem mais de 5.000 funcionários, 350 mil restaurantes e mais de 300 mil entregadores parceiros. Ele deixa o comando da empresa após ser indicado para ser CEO global da Prosus e da Naspers.
“Estou orgulhoso de termos transformado o iFood em uma das maiores e mais bem-sucedidas marcas da América Latina”, afirma Fabricio. “O iFood foca em inovação e disciplina, que combinado com nossas pessoas excepcionais, conhecimento e cultura, resulta em uma receita comprovada de sucesso. Essa combinação está no meu DNA e estou animado para trazê-la para o meu novo papel como CEO da Prosus e Naspers.”
Continuando seu aprimoramento profissional, Fabricio fez também Mestrado Profissional em Administração na FGV com foco no crescimento de startups. Também cursou o EPGC na Stanford Graduate School of Business e cursou o programa Owner/President Management em Harvard.
Acreditando no poder da educação, Fabricio se dedica a incentivar projetos nessa área. É fundador da Fundação 1 Bi, que apoia a educação por meio da tecnologia.
Em 2023, foi nomeado porta-voz da ONU para falar de educação e foi convidado a integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República. Em sua gestão, o iFood criou projetos de educação como o Potência Tech, o Meu Diploma do Ensino Médio e o Movimento Tech.