Foi-se o tempo em que se mirava o ganho financeiro a qualquer custo. Hoje, tanto o mercado financeiro como os consumidores estão de olho em empresas que tenham práticas sustentáveis.
Mas você sabe o que está dentro do conceito de sustentabilidade econômica? A gente explica a seguir, além de mostram sua importância, exemplos e como o iFood promove práticas em prol da sustentabilidade econômica.
O que é sustentabilidade econômica?
Sustentabilidade econômica é um conjunto de práticas financeiras e administrativas para promover o desenvolvimento econômico e a saúde financeira de uma empresa respeitando as dimensões sociais e ambientais de seu entorno.
A sustentabilidade econômica envolve a geração de lucro e dividendos atrelada à preservação ambiental e de recursos naturais e ao desenvolvimento da comunidade.
Os aspectos sociais envolvem práticas trabalhistas justas e inclusivas, equidade salarial, igualdade de oportunidades, igualdade de gênero e ações afirmativas.
Já os aspectos ambientais dizem respeito à proteção dos ecossistemas, ao uso racional dos recursos e à mitigação do efeito estufa e do aquecimento global.
A sustentabilidade econômica está incorporada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fornecem um roteiro para o desenvolvimento sustentável.
Qual é o objetivo da sustentabilidade econômica?
A meta de quem segue esse conceito é equilibrar crescimento econômico e lucratividade com a geração de impacto socioambiental positivo para todos. É o Triple Bottom Line, que se baseia no tripé pessoas, lucro e planeta.
Nas tomadas de decisões de uma empresa ou país, há três fatores que devem ser levados em conta: econômico, social e ambiental.
As empresas devem, portanto, além de ser economicamente saudáveis e lucrativas, medir o impacto social e ambiental de suas atividades.
A importância da sustentabilidade econômica para as empresas
Esse tema se torna relevante por trazer uma responsabilidade pela saúde financeira da empresa, com geração de lucro aliada às práticas ambientais e sociais.
O equilíbrio entre questões financeiras, ambientais e sociais na tomada de decisão das empresas é responsável por promover a sustentabilidade econômica.
A sustentabilidade econômica permite maior economia financeira em médio e longo prazos, melhoria da eficiência de produtos e processos, melhora da imagem da empresa perante a sociedade e vantagem competitiva.
Além disso, consumidores preferem uma empresa com foco em sustentabilidade, como mostra a pesquisa Tendência de sustentabilidade e saudabilidade do consumo brasileiro, de 2020.
Para 49% dos consumidores ouvidos, preocupações com o meio ambiente são o principal motivo para comprar produtos ecologicamente corretos e sustentáveis.
Qual é a relação entre a sustentabilidade econômica e social?
A relação com a sustentabilidade social é de complementaridade, pois, para ser completa a sustentabilidade econômica, é preciso haver sustentabilidade social.
A sustentabilidade social está ligada a um padrão estável de crescimento com melhor distribuição de renda e, consequentemente, redução das diferenças sociais.
Qualidade de vida, distribuição de renda e igualdade de oportunidades são pontos cruciais para que exista a sustentabilidade social em uma empresa ou país.
Para minimizar os impactos ambientais e uso de recursos nas operações da empresa, é necessário aderir a um modelo de produção ecologicamente correto, menos poluente e que consuma menos recursos naturais.
Exemplos de sustentabilidade econômica
Alguns exemplos são priorizar o desenvolvimento econômico de baixo impacto e criar sistemas inovadores e menos dispendiosos.
Isso pode ser feito por meio do uso de fontes de energias renováveis, economia circular, logística reversa, cadeia de suprimentos mais eficientes e uso racional dos recursos.
Essas e outras medidas fazem parte do dia a dia operacional do iFood, que promove uma série de iniciativas, como o programa Vantagens do Chef e o iFood Regenera.
O Vantagens do Chef oferece aos estabelecimentos cadastrados benefícios como descontos em produtos e serviços e economia nas despesas do dia a dia.
O programa contempla desde a coleta de óleo usado para a produção de sabão até ações para redução do consumo de água e implementação de energia limpa.
Com o programa iFood Regenera, a empresa tem como objetivo reduzir tanto a poluição plástica como a emissão de gases do efeito estufa nas entregas.
Quais os desafios para a sustentabilidade econômica?
Os desafios para o futuro da sustentabilidade econômica nas empresas têm a ver com legislação, metas não cumpridas e falta de governança corporativa.
A falta de leis sobre a implementação de uma economia circular ou uma legislação que classifica atividades econômicas sustentáveis são desafios a serem enfrentados.
Também são desafios para a sustentabilidade econômica o não cumprimento de metas de desenvolvimento sustentável, como no Brasil em 2021, quando houve retrocesso.
Governança corporativa é outro ponto desafiador quando se fala de sustentabilidade econômica. Isso porque a falta de governança é um entrave para a inovação.
Inovação é uma forte aliada da sustentabilidade econômica, uma vez que práticas inovadoras podem também promover formas novas e sustentáveis de gestão empresarial.
5 dicas de como ter uma empresa mais sustentável
Uma empresa pode implementar a sustentabilidade econômica de diversas formas e em diversos níveis operacionais.
Selecionamos 5 dicas do ebook Sustentabilidade Econômica, do Sebrae, sobre como ter uma empresa mais sustentável.
Monitoramento e controle
A empresa deve fazer o gerenciamento constante da rotina financeira, com a utilização de ferramentas que ajudem nesse processo.
Ecoeficiência e redução de resíduos
Para minimizar os impactos ambientais e uso de recursos nas operações da empresa, é necessário aderir a um modelo de produção ecologicamente correto, menos poluente e que consuma menos recursos naturais.
Relação com fornecedores
Escolher bons fornecedores e comprometidos com as questões sociais e ambientais é uma forma de promover a sustentabilidade econômica. Por isso, ter uma relação transparente, honesta e sincera com fornecedores é fundamental.
Formação e capacitação de pessoal
Colaboradores mais capacitados tendem a inovar mais, melhorar processos e cometer menos erros. A capacitação desenvolve competências, o que gera resultados positivos, como aumento da produtividade e qualidade do trabalho, excelência e satisfação pessoal em contribuir na empresa e se tornar especialista.
Promoção de melhorias sociais
Investir em projetos sociais e ambientais voltados à melhoria da comunidade onde atua é uma forma da empresa se tornar economicamente sustentável.