O que é sustentabilidade econômica nas empresas?

Uma empresa que busca a sustentabilidade econômica deve aliar lucro com iniciativas em prol do meio ambiente e da comunidade

Foi-se o tempo em que se mirava o ganho financeiro a qualquer custo. Hoje, tanto o mercado financeiro como os consumidores estão de olho em empresas que tenham práticas sustentáveis. 

Mas você sabe o que está dentro do conceito de sustentabilidade econômica? A gente explica a seguir, além de mostram sua importância, exemplos e como o iFood promove práticas em prol da sustentabilidade econômica. 

O que é sustentabilidade econômica?

Sustentabilidade econômica é um conjunto de práticas financeiras e administrativas para promover o desenvolvimento econômico e a saúde financeira de uma empresa respeitando as  dimensões sociais e ambientais de seu entorno. 

A sustentabilidade econômica envolve a geração de lucro e dividendos atrelada à preservação ambiental e de recursos naturais e ao desenvolvimento da comunidade.

Os aspectos sociais envolvem práticas trabalhistas justas e inclusivas, equidade salarial, igualdade de oportunidades, igualdade de gênero e ações afirmativas. 

Já os aspectos ambientais dizem respeito à proteção dos ecossistemas, ao uso racional dos recursos e à mitigação do efeito estufa e do aquecimento global

A sustentabilidade econômica está incorporada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fornecem um roteiro para o desenvolvimento sustentável. 

Qual é o objetivo da sustentabilidade econômica?

A meta de quem segue esse conceito é equilibrar crescimento econômico e lucratividade com a geração de impacto socioambiental positivo para todos. É o Triple Bottom Line, que se baseia no tripé pessoas, lucro e planeta. 

Nas tomadas de decisões de uma empresa ou país, há três fatores que devem ser levados em conta: econômico, social e ambiental. 

As empresas devem, portanto, além de ser economicamente saudáveis e lucrativas, medir o impacto social e ambiental de suas atividades. 

A importância da sustentabilidade econômica para as empresas

Esse tema se torna relevante por trazer uma responsabilidade pela saúde financeira da empresa, com geração de lucro aliada às práticas ambientais e sociais. 

O equilíbrio entre questões financeiras, ambientais e sociais na tomada de decisão das empresas é responsável por promover a sustentabilidade econômica. 

A sustentabilidade econômica permite maior economia financeira em médio e longo prazos, melhoria da eficiência de produtos e processos, melhora da imagem da empresa perante a sociedade e vantagem competitiva. 

Além disso, consumidores preferem uma empresa com foco em sustentabilidade, como mostra a pesquisa Tendência de sustentabilidade e saudabilidade do consumo brasileiro, de 2020. 

Para 49% dos consumidores ouvidos, preocupações com o meio ambiente são o principal motivo para comprar produtos ecologicamente corretos e sustentáveis. 

Qual é a relação entre a sustentabilidade econômica e social?

A relação com a sustentabilidade social é de complementaridade, pois, para ser completa a sustentabilidade econômica, é preciso haver sustentabilidade social. 

A sustentabilidade social está ligada a um padrão estável de crescimento com melhor distribuição de renda e, consequentemente, redução das diferenças sociais. 

Qualidade de vida, distribuição de renda e igualdade de oportunidades são pontos cruciais para que exista a sustentabilidade social em uma empresa ou país.  

Exemplos de sustentabilidade econômica

Alguns exemplos são priorizar o desenvolvimento econômico de baixo impacto e criar sistemas inovadores e menos dispendiosos.  

Isso pode ser feito por meio  do uso de fontes de energias renováveis, economia circular, logística reversa, cadeia de suprimentos mais eficientes e uso racional dos recursos.  

Essas e outras medidas fazem parte do dia a dia operacional do iFood, que promove uma série de iniciativas, como o programa Vantagens do Chef e o iFood Regenera

O Vantagens do Chef oferece aos estabelecimentos cadastrados benefícios como descontos em produtos e serviços e economia nas despesas do dia a dia. 

O programa contempla desde a coleta de óleo usado para a produção de sabão até ações para redução do consumo de água e implementação de energia limpa. 

Com o programa iFood Regenera, a empresa tem como objetivo reduzir tanto a poluição plástica como a emissão de gases do efeito estufa nas entregas. 

Quais os desafios para a sustentabilidade econômica?

Os desafios para o futuro da sustentabilidade econômica nas empresas têm a ver com legislação, metas não cumpridas e falta de governança corporativa. 

A falta de leis sobre a implementação de uma economia circular ou uma legislação que classifica atividades econômicas sustentáveis são desafios a serem enfrentados. 

Também são desafios para a sustentabilidade econômica o não cumprimento de metas de desenvolvimento sustentável, como no Brasil em 2021, quando houve retrocesso. 

Governança corporativa é outro ponto desafiador quando se fala de sustentabilidade econômica. Isso porque a falta de governança é um entrave para a inovação

Inovação é uma forte aliada da sustentabilidade econômica, uma vez que práticas inovadoras podem também promover formas novas e sustentáveis de gestão empresarial. 

5 dicas de como ter uma empresa mais sustentável 

Uma empresa pode implementar a sustentabilidade econômica de diversas formas e em diversos níveis operacionais. 

Selecionamos 5 dicas do ebook Sustentabilidade Econômica, do Sebrae, sobre como ter uma empresa mais sustentável. 

Monitoramento e controle

A empresa deve fazer o gerenciamento constante da rotina financeira, com a utilização de ferramentas que ajudem nesse processo. 

Ecoeficiência e redução de resíduos

Para minimizar os impactos ambientais e uso de recursos nas operações da empresa, é necessário aderir a um modelo de produção ecologicamente correto, menos poluente e que consuma menos recursos naturais. 

Relação com fornecedores

Escolher bons fornecedores e comprometidos com as questões sociais e ambientais é uma forma de promover a sustentabilidade econômica. Por isso, ter uma relação transparente, honesta e sincera com fornecedores é fundamental. 

Formação e capacitação de pessoal

Colaboradores mais capacitados tendem a inovar mais, melhorar processos e cometer menos erros. A capacitação desenvolve competências, o que gera resultados positivos, como aumento da produtividade e qualidade do trabalho, excelência e satisfação pessoal em contribuir na empresa e se tornar especialista. 

Promoção de melhorias sociais

Investir em projetos sociais e ambientais voltados à melhoria da comunidade onde atua é uma forma da empresa se tornar economicamente sustentável. 

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