iFood usa nova API Realtime da OpenAI para transformar a experiência de clientes e entregadores

Testes são realizados em parceria com o grupo Prosus, principal investidor da startup brasileira

São Paulo, outubro de 2024 – O iFood, em parceria com a equipe de IA do grupo Prosus, é uma das primeiras empresas no mundo a realizar testes com a nova API Realtime, que é alimentada pelo GPT-4o e foi lançada recentemente pela OpenAI. O iFood está utilizando o novo modelo de voz da OpenAI para transformar a experiência de entrega tanto para os clientes, que poderão fazer pedidos de forma mais conveniente, quanto para os entregadores, que terão melhor suporte durante sua rotina de trabalho.

A API Realtime oferece uma experiência com tempo de resposta mínimo, uma voz natural e nuances conversacionais semelhantes às de um ser humano. Ela utiliza pausas e emoções baseadas no contexto, como risadas em resposta a piadas, para proporcionar interações suaves e envolventes. Os testes mostraram que esse nível de realismo leva a conversas que clientes e entregadores realmente desejam ter, criando uma melhoria significativa na experiência geral de entrega de refeições.

Os primeiros testes foram conduzidos pela equipe de Experiência dos Entregadores do iFood, que usou o modelo para adicionar uma camada de voz ao Jhow, o assistente de IA que apoia os entregadores durante o trabalho. Ao invés de digitar, os entregadores puderam falar com o assistente e fazer perguntas sobre vários tópicos relacionados ao seu papel, como aceitar e concluir entregas, definir critérios para melhor desempenho no aplicativo, melhores horários para trabalhar e muito mais.

Mais de 100 testes de áudio reais foram realizados em português e o feedback inicial é muito promissor. Entre as vantagens apontadas pelos entregadores, estão a facilidade de interação com a ferramenta, o tempo de resposta rápido e a conveniência de usá-la em dias chuvosos, por exemplo. Como próximo passo, a equipe de Experiência dos Entregadores realizará mais testes antes de lançar uma versão beta para uso em campo.

Evento iFood 279
Teste conduzido pela equipe de Experiência dos Entregadores do iFood

O iFood também pretende usar o novo modelo da OpenAI para transformar a forma como os clientes interagem com o aplicativo. O objetivo é trazer mais conveniência para o dia a dia dos clientes e permitir que eles usem a voz para escolher seu prato favorito, personalizar o pedido, como remover ou adicionar ingredientes, selecionar opções disponíveis no aplicativo, como entrega gratuita ou método de pagamento, e até definir um orçamento para o pedido. Em seguida, o assistente do aplicativo buscará em todo o banco de dados de restaurantes disponíveis dentro do raio de entrega e apresentará as melhores opções de acordo com os critérios apresentados.

Os primeiros testes foram realizados internamente, em português, pela equipe de IA do iFood e os pedidos por voz – desde a primeira mensagem até o checkout – levaram em média um minuto para serem concluídos. A próxima fase envolverá testar a ferramenta com clientes reais antes de considerar um lançamento completo para os 55 milhões de usuários ativos da empresa.

“O iFood vê a tecnologia como um meio de melhorar a vida das pessoas e tornar as relações em seu ecossistema cada vez mais produtivas. Essa abordagem nos permite explorar novos territórios e oportunidades de inovação, mantendo-nos sempre à frente. Nosso trabalho com a OpenAI é um passo importante em direção ao que chamamos de experiência do futuro. Além disso, a nova ferramenta nos torna ainda mais inclusivos, atendendo pessoas com déficits de alfabetização, dificuldades com termos em língua estrangeira ou até mesmo visão reduzida”, comenta Thiago Silva, Diretor de Parcerias e Inovação do iFood.

“Nosso trabalho com a OpenAI e o iFood mostra como a IA está abordando desafios do mundo real que empresas como o iFood enfrentam todos os dias. A tecnologia de IA está em constante evolução e melhoria, e a Prosus está focada em aproveitar essa inovação para beneficiar nossos negócios de comércio eletrônico, que operam em mais de 100 países. A velocidade e a escala com que estamos implantando IA em nosso portfólio são um testemunho da equipe de classe mundial e da cultura de IA em primeiro lugar que a Prosus construiu nos últimos seis anos”, Euro Beinat, Chefe Global de IA e Ciência de Dados do Grupo Prosus.

Sobre o iFood

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online na América Latina, que aproxima clientes, restaurantes, supermercados e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, e com um impacto socioambiental positivo.

Por meio de tecnologia e inteligência artificial com padrão global, o iFood movimenta 100 milhões de pedidos por mês, por meio de um ecossistema formado por 300 mil entregadores conectados, 350 mil estabelecimentos parceiros, entre restaurantes, mercados e farmácias, e presente em cerca de 1.700 cidades brasileiras. O iFood vai além do delivery de comida e cresce também em negócios como de mercados, farmácia, pet, fintech e de benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros.

Para saber mais sobre o iFood, explore o nosso site institucional.

Sobre a Prosus

A Prosus é um grupo global de internet de consumo e um dos maiores investidores em tecnologia do mundo. Operando e investindo globalmente em mercados com potencial de crescimento a longo prazo, a Prosus constrói empresas líderes de internet de consumo que capacitam pessoas e enriquecem comunidades. O grupo está focado em construir negócios significativos nos setores de classificados online, entrega de alimentos, pagamentos e fintech, e tecnologia educacional.

Através da equipe da Prosus Ventures, o grupo investe em novas oportunidades de crescimento tecnológico dentro de logística, fintech, saúde, blockchain, plataformas sociais e de comércio eletrônico, agricultura e mais. A equipe apoia ativamente empreendedores excepcionais que usam tecnologia para melhorar a vida cotidiana das pessoas.

A cada mês, mais de dois bilhões de clientes em todo o mundo usam os produtos e serviços das empresas nas quais a Prosus investiu, adquiriu ou construiu.

Contatos:

imprensa@ifood.com.br / ifood@brodeur.com.br  

ifoodnewsbrasil / iFood News

logo smile 512x512 1

Para quem tem #FomeDeInformação, o portal reúne reportagens e artigos sobre Nova Economia, Negócios, Inovação e Tendências no Food Delivery.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas