Como usar a digitalização a seu favor para conquistar novos clientes
De tempos em tempos, grandes acontecimentos aceleram a revolução tecnológica nos negócios. Com a pandemia de Covid-19 não foi diferente: a necessidade de distanciamento físico, e até de isolamento, levou muitas pequenas empresas brasileiras a se digitalizar —entre elas, os restaurantes e os mercados.
Alguns hábitos, como pedir comida em casa, estão se consolidando. E, com isso, os pequenos e médios empreendedores crescem no iFood. Para que esses negócios possam se adaptar aos novos comportamentos de consumo, o PayPal reúne cinco dicas que podem ser colocadas em prática desde já por quem quer sair mais forte da pandemia.
Junte a experiência digital à física
Já ouviu falar em phygital? É a combinação das experiências online e no ponto de venda físico da empresa. Criar essa experiência integrada de compra faz com que o negócio atenda melhor às expectativas dos consumidores (como comprar online para experimentar a comida do restaurante para depois passar a frequentá-lo).
O Brasil está no top 3 dos países onde as pessoas mais usam a internet do celular, segundo o PayPal. Mesmo assim, apenas 6,9% do varejo brasileiro está online, em muitos casos sem oferecer essa experiência integrada de compra.
A reflexão que fica é: como você pode conectar seus canais físicos e digitais para atender melhor à clientela? E a dica: cheque se seu software de gestão consegue integrar pagamentos, gerenciamento de estoque e pedidos e se integrar aos parceiros terceirizados.
Proteja seus dados
A digitalização dos canais da empresa traz alguns riscos, como as tentativas de golpe para invadir contas online ou de fraude nos cartões de crédito e débito. Para proteger os dados dos cartões de seus clientes, por exemplo, o iFood usa a tokenização para anonimizá-los.
No Brasil, a cada 100 vendas online 3,5 são tentativas de fraude, aponta o PayPal. Por isso, é preciso monitorar suas transações e as contas de clientes para identificar indícios de fraude e evitar prejuízos. E sempre orientar os consumidores a ter senhas fortes e a não compartilhar seus dados com ninguém (aqui vão mais algumas dicas de como manter a segurança na internet).
Aceite diferentes meios de pagamento
Para que os consumidores e consumidoras paguem pela compra da maneira que mais gostam, os negócios precisam se preparar para aceitar todos os meios de pagamento, como boleto, cartões, Pix, parcelamento e carteiras digitais.
Oferecer meios digitais de pagamento se torna cada vez mais relevante, especialmente se levarmos em conta que os brasileiros aderem rapidamente a essas novidades. Em um ano de Pix, mais de 112,6 milhões de usuários fizeram 1,18 bilhão de transações dessa forma no país. Olhando para o futuro, outra pesquisa do PayPal mostra que 93% dos brasileiros e brasileiras aceitariam usar uma moeda digital (que já está em estudo no Banco Central).
Tenha parceiros de confiança em tecnologia
Enquanto você cuida do seu negócio, parceiros em tecnologia cuidam da digitalização para que essa integração online e offline funcione bem. Para isso, é importante olhar, por exemplo, para o gerenciamento de site, o marketing para manutenção e captação de clientes e o gerenciamento de back-office, por exemplo.
Use os dados para tomar decisões
Uma maneira de se diferenciar da concorrência é usar os dados gerados pelo seu negócio para tomar decisões bem informadas. A digitalização ajuda a entender as preferências dos seus clientes e a pensar em melhores experiências para a fidelização.
Essas informações também podem ser utilizadas para fazer ofertas sob medida para cada perfil de cliente e impulsionar suas campanhas de marketing para melhorar o desempenho em vendas.