Mais de 400 mil estabelecimentos de todo o Brasil estão hoje no app do iFood, que se consolidou como líder em delivery online na América Latina. E, além disso, tornou-se um hub de soluções tecnológicas para os restaurantes.
Sendo uma empresa brasileira de tecnologia, o iFood oferece aos empreendedores suporte para seu restaurante ter uma operação mais eficiente e maior retorno em seus negócios.
Para isso, criou um pacote acessível de serviços para alimentar o crescimento desses estabelecimentos com soluções digitais que ampliam suas oportunidades no mercado. E continua inovando: em 2025, o iFood investiu em três empresas brasileiras de software usado no ponto de venda, para avançar na digitalização dos restaurantes.
O iFood tem ferramentas para qualquer tamanho de negócio – a maioria (82%) dos estabelecimentos cadastrados no app, aliás, é de pequeno ou médio porte. E todos os empreendedores encontram na plataforma uma vitrine para escalar suas vendas e expandir seus negócios com diversas soluções digitais – saiba, a seguir, quais são elas.
Como o iFood ajuda os restaurantes?
Visibilidade
O app do iFood é uma vitrine para mais de 55 milhões de clientes, que fazem 120 milhões de pedidos por mês e amam pedir comida e conhecer novos restaurantes.
Gestão digital
O iFood oferece aos restaurantes uma solução completa em um único lugar: os estabelecimentos recebem os pedidos e contam com meios de pagamento integrados, logística e ferramentas de gestão do pedido para podem fazer a gestão do negócio – tudo com tecnologia de ponta e alta segurança.
Crédito fácil
Desde 2021, o iFood oferece serviços financeiros (como linhas de crédito) aos restaurantes. E, em 2024, consolidou o iFood Pago como o banco dos restaurantes, com conta digital e meios de pagamento.
Com base nos dados de transações desses parceiros, também cria linhas de financiamento sob medida para cada um. Assim, os empreendedores podem investir em equipamentos, realizar reformas ou concretizar outros investimentos cruciais para crescer.
Com o iFood Pago, os empreendedores contam com vantagens como:
- Crédito, para turbinar o fluxo de caixa;
- Antecipação, para maior controle do dinheiro;
- Conta digital, para centralizar as finanças do negócio;
- Maquinona, que ajuda a aumentar as vendas dentro do restaurante de forma inteligente.
Atualmente, o iFood Pago já tem 140 mil contas digitais ativas, com o diferencial de ser um banco focado no ecossistema de alimentação, com produtos financeiros específicos para esses empreendedores.
Inteligência de dados
A Maquinona do iFood é mais do que um simples meio de pagamento. Com ela, o restaurante pode usar inteligência artificial para se conectar com clientes, divulgar ofertas exclusivas – com fidelização de clientes e cashback – e aumentar as vendas no delivery e no salão.
Ela recebe pagamentos de maneira integrada com o delivery do iFood e usa inteligência artificial para ajudar os empreendedores a fazerem campanhas de marketing para captar e fidelizar clientes – tanto no app como no salão.
Além disso, a Central de Crescimento – que ajuda os restaurantes a fazer investimentos inteligentes em marketing – permite que restaurantes cresçam até cinco vezes mais no iFood ao combinar anúncios automatizados, dados de performance e promoções exclusivas.
No primeiro mês de investimento, a solução traz resultados como aumento médio de 40% em pedidos e de 36% em GMV (receita bruta).
E tem também os Anúncios, disponíveis na Central: a cada R$ 1 investido, os parceiros recebem em média R$ 8,50 de volta em vendas (ROAS). Metade dos pedidos via anúncios vem de novos clientes ou de clientes inativos, reforçando seu papel em atrair e reter consumidores.
Nesse ecossistema, a Maquinona transforma investimento em crescimento concreto, com alta visibilidade dentro do app – especialmente entre membros do Clube iFood, que são mais fiéis, compram com maior frequência e têm 12 vezes mais chances de acessar promoções.
Totem para pedidos
Na frente de negócios iFood Salão, a empresa oferece essa tecnologia integrada para o restaurante vender mais no espaço físico, por meio de um totem que otimiza a tomada de pedidos e minimiza os gargalos dos parceiros, reduzindo filas em horário de pico.
Garçom Virtual
O App Garçom agiliza o processo de atendimento no salão dos restaurantes por meio do cadastro dos garçons da equipe, cada um com seu login e senha, permitindo que os profissionais anotem os pedidos de forma prática e moderna.
Dessa forma, os restaurantes podem oferecer um atendimento otimizado, fechar a conta e a taxa de serviço de forma simplificada, ter comunicação direta com a cozinha, além de reduzir os erros na operação.
Anota AI
Para garantir mais facilidade no operacional do negócio, o iFood ainda oferece o Anota AI: um sistema que oferece soluções de automação por meio de chatbots com Inteligência Artificial.
Quem vende no iFood ganha desconto para ter um robô para atender no WhatsApp e nas redes sociais, o que traz agilidade para a gestão de pedidos que chegam por fora do app.
Logística de entrega
Os restaurantes que não têm equipe de entregadores podem contar com a plataforma do iFood para organizar e realizar as entregas dos pedidos feitos no app.
Capacitação
O iFood oferece cursos curtos e gratuitos de capacitação criados por especialistas para os empreendedores por meio do iFood Decola. Assim, eles podem aprimorar suas habilidades técnicas e pessoais para fazer o restaurante crescer.
Nos primeiros 30 dias de operação, parceiros iFood têm acesso a uma consultoria gratuita com especialistas em performance, que apoiam e ajudam empreendedores a melhorar seus resultados.
Empreendedores contam a sua história
Aprendendo com iFood Decola
Na zona norte de São Paulo, Maicão começou a vender hambúrgueres como uma renda extra. Tudo começou com fotos dos hambúrgueres que ele fazia em casa e postava nas redes. A boa recepção o motivou a abrir a Maick Burger com a família.
No começo, ele conta que atendia de 10 a 15 pedidos no final de semana. Até que, três anos depois, decidiu investir de vez na hamburgueria. “O iFood hoje representa 80% do meu negócio”, afirma. A virada veio com o iFood Decola, que tem cursos online gratuitos para empreendedores. “Procurei o Decola, que tem muito conhecimento para você dar um up. Depois disso, demos uma guinada.”
Por isso, Maicão recomenda a quem está começando que invista em aprendizado. “Se puder contratar o Gestor, contrate. Se eu tivesse estudado antes, teria guinado mais rápido.” No cardápio, defende a variedade. “No começo eu não tinha smash [lanche com a carne mais amassada], mas foi um erro. Hoje é um dos que mais vendem. Você tem que variar no cardápio para atingir todos os públicos.”
Campanha Inteligente dá resultado
Em 2020, o Adriano abriu a loja de açaí La Fruta, em Osasco, apostando em um produto que une crescimento de mercado e apelo emocional. “O açaí é um produto que traz alegria”, diz. Desde o início, ele viu no iFood um aliado estratégico. “O iFood é um grande diferencial no nosso negócio. Para se alavancar, os empreendedores precisam de visibilidade.”
No começo, ele atendia a poucos pedidos, mas investiu em conhecimento para crescer. Por conta própria, fez cursos do iFood Decola e passou a aplicar as lições no dia a dia. “Utilizei muito a estratégia de cupons e entrega grátis. Com a Campanha Inteligente, comecei a decolar na visibilidade.”
Hoje, a La Fruta tem o Selo Super, que reconhece a excelência no atendimento. Para Adriano, o segredo está em buscar e aplicar conhecimento. “A plataforma do iFood é muito intuitiva. Se você tiver foco e aplicar as estratégias certas, consegue ter uma boa renda”, afirma.
“Fazer hambúrguer é fácil. Difícil é fazer gestão e marketing”
Nilson e sua esposa, Lau, abriram a Lau Burger há dez anos, em São Paulo, com apenas R\$ 1.000 e sem experiência no ramo. “Começamos pequenininho, sem ter a mínima noção da operação”, lembra Nilson, que era caminhoneiro, enquanto Lau cuidava de crianças.
A ideia era apenas complementar a renda, mas o negócio firmou com a educação e a entrada no delivery, em 2019. “Quando conhecemos a plataforma do iFood, vimos sua importância para expandir para fora do nosso ambiente”, conta Nilson. No começo, o faturamento girava em torno de R$ 1.000 a R$ 1.500 por mês. Mas o crescimento acelerou com os cursos do Decola, iniciados em 2022.
Hoje, 70% das vendas vêm do app, e a hamburgueria recebeu o Selo Super. “Fazer hambúrguer é fácil. Difícil é fazer gestão e marketing”, diz Nilson. “É preciso ter toda uma estrutura, e no iFood eu tenho o Cardápio Inteligente, visibilidade, cupons de desconto. A entrega grátis é essencial para quem está começando.”