O iFood Acredita, que incentiva o crescimento de empreendedores negros na área de alimentação, chegou a São Paulo. No dia 11 de março, o iFood e a Favela Holding (grupo mantenedor da Central Única das Favelas) lançaram o programa na capital paulista, focado em Heliópolis e Paraisópolis.
Em São Paulo, a iniciativa pretende beneficiar 100 empreendedores negros oferecendo cursos de capacitação, consultoria e linhas de crédito especiais.
“O iFood é parceiro da CUFA há muitos anos, estamos sempre juntos em diversas ações. Essa nova parceria é um exemplo de como a união de esforços pode gerar impacto positivo e duradouro nas favelas”, diz Marcivan Barreto, presidente da CUFA São Paulo. “Estamos construindo um futuro mais justo e próspero para esses empreendedores.”
O iFood Acredita foi criado em junho de 2023 para apoiar empreendedores negros. O piloto do programa foi realizado em Salvador (Bahia), onde 70% dos participantes eram mulheres e 78% trabalhavam sozinhos, sem funcionários.
Os primeiros resultados do programa, em Salvador, foram o aumento de 23,4%, em média, nas vendas dos restaurantes e a emissão de 300 certificados de cursos do iFood Decola.
O que o Acredita oferece aos empreendedores negros?
Em Salvador e em São Paulo, os empreendedores têm acesso a:
- Consultoria personalizada para melhorar o desempenho dos restaurantes e lojas no aplicativo
- Cursos da plataforma de capacitação online iFood Decola
- Programa Meu Diploma do Ensino Médio, que prepara os alunos para a prova que dá o certificado de conclusão dessa etapa do ensino
- Linha de crédito especial para investimentos na expansão dos negócios (como em insumos, infraestrutura, equipe ou marketing)
- Mais visibilidade no aplicativo do iFood
O que vai ter de diferente no iFood Acredita em São Paulo?
Os empreendedores de Heliópolis e Paraisópolis poderão contar com o Espaço iFood Acredita, equipado com 25 computadores e que vai sediar oficinas presenciais para ajudar os empreendedores a operar no app.
No espaço, os participantes vão fazer cursos voltados para as necessidades dos empreendedores da favela, participar de rodas de conversa para compartilhar suas dores e pensar coletivamente em melhorias.
Além disso, os restaurantes que ainda não tiverem cadastro no aplicativo do iFood vão receber suporte para digitalizar seus negócios e entrar para a plataforma. “Assim, poderão aumentar a base de clientes e ter uma renda maior no fim do mês”, afirma Angel Vasconcelos, diretora de equidade do iFood.
“Estamos reforçando nossas ações de letramento digital de empreendedores negros, acelerando a mobilidade social dessas pessoas”, completa.
Nos Espaços iFood Acredita, os empreendedores vão poder se capacitar para aproveitar melhor o app fazendo oficina de letramento digital e curso de informática básico, além de ter acesso a fotos profissionais subsidiadas para montar cardápios mais atraentes.