“E se eu estiver indo embora para casa e tomar uma queda?”, pergunta o entregador Adriano no início do segundo vídeo da campanha Muito Mais Que Um Pedido, que traz depoimentos e histórias reais desses parceiros do iFood (os vídeos podem ser vistos no canal da empresa no YouTube e em suas plataformas digitais).
A resposta é simples: o iFood é a única empresa de food delivery que oferece a todos os entregadores, desde 2019, um seguro gratuito em caso de acidentes pessoais, que cobre despesas médicas, hospitalares e reembolsa gastos odontológicos de emergência até o valor de R$ 15 mil.
A adesão a esse e todos os outros seguros disponíveis é automática e realizada assim que o cadastro dos entregadores é ativado na plataforma. Isso significa que os 200 mil profissionais ativos no app do iFood já estão cobertos.
De forma pioneira no setor de delivery, o iFood cobre também casos de lesão temporária com uma indenização de até 70% da média dos ganhos dos 30 dias anteriores, com limite de R$ 700 por mês. “Tive acidente, mas não sabia que era tão preciso assim, não, tão ágil e fácil”, afirma o entregador Bruno no vídeo. David concorda: “Na minha mente, era burocracia”.
De burocracia não tem nada: para acionar o seguro em caso de sinistro, basta usar o Portal do Entregador ou o aplicativo, seguindo estes passos: Menu Lateral > Delivery de Vantagens > Seguro Pessoal > Acionar Seguro.
Quem tiver dúvidas pode esclarecer via WhatsApp (11) 93488-0672. Para acionar coberturas de seguro, é preciso acessar o site http://sinistrosifood.parceiroseguro.com.br.
O canal de atendimento para acionamento, dúvidas, status da solicitação e mais informações é o telefone 0800 725 2144, que funciona todos os dias, 24h por dia. Quem preferir o e-mail pode escrever para seguros.ifood@marsh.com.
Outra cobertura dos seguros do iFood é a de invalidez permanente ou morte acidental, uma compensação que pode chegar a R$ 100 mil. “Do seguro de vida eu não sabia, não”, comenta a entregadora Elaine.
Mais proteção para mulheres e famílias
Os seguros do iFood cobrem não somente os acidentes que acontecem durante as entregas, mas também os que ocorrem quando os entregadores estão indo até o estabelecimento ou voltando para casa (em até duas horas e/ou 30 km a partir do momento da última entrega).
Em qualquer uma dessas ocasiões, o seguro pode ser acionado por qualquer membro da família do entregador. “É bom deixar todo mundo avisado, passar para a família. Estou me sentindo protegido”, conta Agnaldo.
Em 2022, a cobertura foi ampliada, em parceria com a MetLife, para trazer mais proteção às mulheres entregadoras e suas famílias, com o oferecimento de licença-maternidade de R$ 500, indenização de até R$ 10 mil em casos de câncer de mama e de colo do útero e auxílio financeiro de até R$ 100 se a entregadora precisar se ausentar da atividade para cuidar dos filhos em caso de doença ou acidente.
Também houve aumento do valor do auxílio-funeral e a inclusão de uma indenização para apoiar os estudos dos filhos de entregadores, em caso de morte dos profissionais.
Os entregadores e as entregadoras podem acessar a lista completa dos seguros oferecidos pelo iFood no site dedicado ao tema ou no Delivery de Vantagens. “Não quer dizer que a gente pode sair batendo pra tudo que é lado”, diverte-se Adriano. “Mas a gente se sente seguro na rua, sabe que tem o amparo de alguém. Foi top saber que se eu sofrer um acidente eu vou ter uma atenção. Minha família não vai passar tanta necessidade.”