Ter uma biodiversidade rica e ecossistemas saudáveis é uma condição fundamental para o presente e o futuro do planeta. E isso só é possível graças às ações de preservação ambiental.
No Brasil e no mundo, a sociedade, os governos e as empresas estão focando cada vez mais em ações de preservação do meio ambiente e buscando novas maneiras de promover esse benefício ao planeta.
No iFood, não é diferente. A empresa tem o compromisso público de acabar com a poluição plástica do delivery e tornar-se neutra na emissão de carbono até 2025 (com ao menos 50% das entregas sendo feitas em modais não poluentes).
Conheça, a seguir, algumas das iniciativas tanto da empresa como da sociedade para preservar o nosso meio ambiente.
O que é preservação ambiental?
Preservação ambiental é um conjunto de ações de proteção da natureza de forma que ela seja intocável, ou seja, que não se pode mexer, e sem interferência humana.
A preservação ambiental acontece quando há ameaças, como desmatamento e o aquecimento global, à biodiversidade e a espécies, ecossistemas ou biomas.
A lei 9985 define preservação como o conjunto de métodos, procedimentos e políticas que visem à proteção em longo prazo das espécies, habitats e ecossistemas, além da manutenção dos processos ecológicos, prevenindo a simplificação dos sistemas naturais.
Entenda a importância da preservação ambiental
A importância da preservação ambiental é imensurável, uma vez que nem todos os recursos naturais essenciais para a sobrevivência humana são infinitos e renováveis.
A preservação ambiental está no centro de diversas ações do iFood, que tem como meta tornar-se neutro nas emissões de gases do efeito estufa e reduzir o uso de plásticos nas entregas até 2025.
Por meio do iFood Regenera, a empresa promove diversas ações e iniciativas em prol da preservação ambiental, como a campanha #DeLivredePlástico e o direcionamento de doações feitas no app para reflorestar a Mata Atlântica.
5 benefícios da preservação ambiental para a sociedade
Os benefícios da preservação ambiental para a sociedade são inúmeros e contemplam a todos: indivíduos, governos, instituições e sociedade civil.
Um meio ambiente limpo e saudável é direito de todos, de acordo com a resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas de julho de 2022.
Portanto, os benefícios da preservação ambiental para a sociedade são:
- Garantir recursos naturais em qualidade e quantidade para que gerações atuais e futuras tenham uma boa qualidade de vida;
- Promover o desenvolvimento socioeconômico de comunidades locais cuja renda depende de recursos finitos e, em muita casos, não renováveis;
- Manter a diversidade da fauna e da flora de biomas como Amazônia e o Pantanal;
- Prevenir queimadas e desmatamento para conter o aquecimento global;
- Promover o desenvolvimento sustentável de forma plena e efetiva.
Preservação ambiental no Brasil
A preservação ambiental no Brasil é preocupante, alertam especialistas da área.
O país está na 81a posição no índice de Desempenho Ambiental, ranking das universidades Columbia e Yale que mostra como os países estão progredindo na proteção ambiental.
Esse dado corrobora pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que mostra a ocorrência de eventos que tiveram algum impacto ambiental em mais de 66% dos municípios brasileiros entre 2017 e 2020.
Esses eventos são queimadas e condições climáticas extremas, como secas e enxurradas.
Por outro lado, algumas ações de preservação ambiental têm avançado no país, como é o caso dos programas de logística reversa e reciclagem.
Quais são os tipos de preservação ambiental?
Existem diversos tipos de preservação ambiental, desde áreas de proteção ambiental (APAS) até reservas e parques ambientais e unidades de conservação.
De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), existem dois tipos de unidades de conservação aos quais se aplicam garantias de preservação ambiental.
São elas:
- Unidades de proteção integral: têm como finalidade a preservação da natureza, e os recursos naturais podem ser usados apenas indiretamente. Elas incluem estação ecológica, reserva biológica, parque nacional, refúgio de vida silvestre e monumento natural;
- Unidades de uso sustentável: aliam a conservação da natureza ao uso sustentável de parte dos recursos. São as áreas de proteção ambiental, área de relevante interesse ecológico, floresta nacional, reserva extrativista, reserva de fauna, reserva de desenvolvimento sustentável e reserva particular do patrimônio natural.
Qual a diferença entre preservação e conservação ambiental?
Por mais que pareçam sinônimos, os conceitos de preservação e conservação ambiental são diferentes entre si, e cada um tem definições próprias.
A preservação ambiental está ligada às ações que garantem a manutenção das características próprias de um ambiente e as interações entre seus componentes.
Já a conservação ambiental é o sistema de flexível ou o conjunto de diretrizes planejadas para o manejo e a utilização sustentada de recursos naturais.
Ou seja, conservação é manter o meio ambiente de forma sustentável numa relação equilibrada entre seres humanos e natureza.
Como aliar desenvolvimento e preservação ambiental?
Aliar desenvolvimento e preservação ambiental é uma questão complexa que depende de uma força conjunta de governos, empresas e sociedade e cidadãos.
No entanto, há algumas formas para que o desenvolvimento econômico e a preservação caminhem lado a lado.
Instrumentos econômicos, como taxas, subsídios e certificações, podem ajudar a mudar padrões de consumo e produção para serem ambientalmente sustentáveis.
Usar menos recursos em atividades produtivas e reduzir os impactos econômicos desses recursos é outra maneira de conciliar desenvolvimento e preservação ambiental.
Como desenvolver a preservação ambiental na sociedade?
Para desenvolver a preservação ambiental na sociedade, deve haver um esforço coletivo nas esferas pública e privada, como o compromisso de todos pelo meio ambiente saudável.
Iniciativas, projetos e ações educativas são atividades de promoção da preservação ambiental na sociedade que podem impactar individualmente e coletivamente as pessoas.
Mas cada um pode fazer a sua parte, seja separando e descartando o lixo corretamente, promovendo a reciclagem, economizando água potável ou utilizando transporte alternativo.
As ações do iFood em meio ambiente
Preservar o meio ambiente é um tema crucial para o iFood, que tem investido em projetos e ações na área com o objetivo de deixar um impacto socioambiental positivo na sociedade.
E os resultados já aparecem: em 2022, 21% das entregas foram feitas por modais não poluentes, 290 milhões de pedidos foram enviados sem itens plásticos e 900 mil embalagens sustentáveis entraram em circulação.
Primeira empresa de delivery brasileira a ter 100% das suas entregas neutras em CO2, o iFood investe em projetos de reflorestamento, reciclagem, entregas neutras, entre outros.
Conheça 7 ações de preservação ambiental do iFood
- Moto elétrica: lançada em 2022, a moto elétrica do iFood para entregadores parceiros é uma alternativa sustentável às motos tradicionais.
- iFood Pedal: primeiro serviço de aluguel de bikes elétricas para entregadores parceiros.
- Redução do uso de plástico: desde junho de 2021, quem pede no app do iFood tem a opção de dispensar o envio de garfos, colheres, facas, canudos e outros itens plásticos na entrega.
- Embalagens sustentáveis: 100% livre de plásticos, as Embalagens do Futuro feitas em parceria com a Suzano foram destaque no Rock in Rio 2022, que teve o iFood como delivery oficial.
- Reflorestamento: em parceria com a Heineken, o iFood está engajado na campanha Plante uma Árvore, que promove o plantio de uma árvore nativa pela ONG SOS Mata Atlântica.
- Pontos de entrega voluntária: o iFood instalou 80 PEVs, que são pontos de coleta de material reciclável, em capitais brasileiras para incentivar a reciclagem.
- Já Fui Bag: a ação de logística reversa tem como objetivo dar destino correto às mochilas de entrega que não estão mais aptas para uso em parceria com a Greening e a Retalhar; mais de 157.058 bags já foram recuperadas.