iFood aposta em programa de saúde para os seus colaboradores e fecha parceria com a Vik

O objetivo da ação tem como intuito incentivar atividade física entre os colaboradores de uma forma inovadora, promovendo saúde dentro das empresas e extraindo ao máximo o potencial dos colaboradores

O programa de saúde iFood surgiu com a intenção de promover a prática de atividades esportivas por parte de nossos entregadores parceiros. 

Em parceria com a startup VIK, a plataforma desenvolveu uma série de ações para os nossos colaboradores. 

Confira algumas ações do programa de saúde iFood:  

O que é o programa de saúde iFood para entregadores?

O programa de saúde iFood é fruto de uma parceria da empresa com a VIK. 

Assim, toda a metodologia foi desenhada para transformar a vida das pessoas, combinando gamificação nas empresas com técnicas de alto rendimento do esporte, com um agente chave: o fator social da corporação. 

“Por meio da tecnologia, criamos um ambiente que tem abrangência global para estimular as pessoas a mudarem de comportamento”, comenta Pedro Reis, sócio-fundador da VIK.

A startup nasceu com o objetivo de promover saúde dentro das empresas. Dessa forma, eles resolveram adaptar a sua plataforma durante a pandemia. O objetivo é incentivar as empresas a entenderem a importância de prezar pelo bem-estar de seus funcionários. 

“O VIK em Casa despertou interesse em empresas como o iFood, com o intuito de cuidar da saúde dos colaboradores e realizar integração e engajamento de pessoas. A VIK já era preparada para a pandemia antes mesmo de seu início, por ser uma plataforma totalmente digital”, completa Pedro.

Como surgiu o programa de saúde iFood para entregadores?

O programa de saúde iFood surgiu em parceria com a VIK no contexto da pandemia do covid-19, quando o estresse e a ansiedade tomou parte da vida de muitas pessoas.

Estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e publicado pela The Lancet. Ela mostrou que os casos de ansiedade e estresse passam do dobro e a depressão aumentou em 90%. 

Neste cenário, muitas empresas começaram a se preocupar com o bem-estar de seus colaboradores. Assim, uma das formas de ajudar as pessoas a não entrarem em uma frequência de sentimentos e pensamentos negativos nesse momento difícil é o incentivo à atividade física.

Quais os benefícios do programa de saúde iFood para entregadores?

O programa de saúde iFood promove uma experiência por meio da gamificação. Dessa forma, leva mais do que entusiasmo e melhoria da saúde aos colaboradores, mas proporcionando felicidade, mais integração e engajamento das pessoas com a empresa. 

Assim, é  possível mensurar o impacto dos programas entre os colaboradores. Dessa forma, alguns ficam mais bem dispostos, se sentindo mais valorizados e passam a trabalhar de uma forma leve.

“O cuidado com nossos colaboradores é prioridade no iFood. Nesses últimos meses, desenvolvemos uma série de iniciativas focadas no bem-estar e na saúde mental. Eles oferecem desde apoio psicológico e atividades semanais online para gerar autoconhecimento, equilíbrio e troca de experiências. Chegando até o incentivo a atividades físicas por meio de parcerias com plataformas. Foi aí que enxergamos essa oportunidade na VIK”, complementa André Borges, gerente de facilities do IFood.

Como o programa de saúde VIK foi realizado no iFood?

A empresa que já tem a parceria com a VIK há mais de 6 meses, apresentou um número de adesões bem significativo, com cerca de 730 participantes no programa. 

“Por meio do aplicativo os colaboradores puderam contar com a ajuda de vídeos de especialistas, que vão orientar sobre os exercícios realizados em casa. Além disso, disponibilizamos vídeos de nutricionistas para ajudá-los com a parte da alimentação saudável”, conta André.

Tomás Camargos, também sócio-fundador da VIK, explica que a empresa  também personaliza a plataforma para cada parceiro. Isso é feito a partir de um plano de comunicação, realizada a divulgação para os colaboradores. 

“Durante as inscrições, os funcionários topam a competição em que acessam a plataforma da VIK e preenchem o Health Score – um índice desenvolvido pela startup que mede a saúde das pessoas de forma gráfica e divertida. A partir daí todos baixam um aplicativo no celular em que se torna possível mensurar a prática de atividade física e, nessa hora, começar”, conta.

Ação de engajamento via Desafio iFood

Para incentivar ainda mais os colaboradores ao programa de saúde iFood, a empresa promoveu uma ação de engajamento via Workplace. 

Essa ação contou com a participação especial da Hortência Marcari, Rainha do Basquete, e de Nalbert Bitencourt, ex-atleta do voleibol e comentarista da Globo, convidando os Foodlovers a participar do Desafio iFood.

Cada atividade física realizada e registrada pelos colaboradores durante o programa são convertidas em valores de doações para o projeto Vencendo Juntos, no qual Hortência é uma das embaixadoras. 

“No total, já fizemos 6 mil e 200 pontos apoiando o projeto, isso reverteu em um valor de R$ 13.000,00 para eles. Nos próximos meses, vamos apoiar outros projetos mais próximos na comunidade”, explica a rainha do basquete.

Além disso, ajuda as instituições por meio da parceria com a VIK, o iFood também premiou as equipes dos colaboradores que conseguiram alcançar o maior número de pontos. 

“Para todos os grupos que pontuaram, nos presenteamos com uma medalha e o grupo ganhador recebeu o troféu iFood. Para o próximo Desafio que começa em dezembro, teremos premiação para os integrantes dos times vencedores, voucher de R$ 500 reais em lojas especializadas para os primeiros colocados, R$ 300 para segundo e R$ 200 para o terceiro”, finaliza o gerente do iFood.

Sobre a VIK

Criado pelos sócios Pedro Reis e Tomás Camargos em 2016, a VIK é uma startup que nasceu para ajudar as empresas a prezarem pela saúde de seus colaboradores, implementando um programa que transforma a vida das pessoas e das corporações, combinando gamificação com técnicas de alto rendimento do esporte, além do fator social da empresa. A experiência por meio da gamificação leva entusiasmo e qualidade de vida para os colaboradores. além de proporcionar felicidade, integração e engajamento das pessoas da empresa.

Conheça outras ações do iFood para valorizar nossos entregadores

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas