No início de dezembro, o iFood foi reconhecido como uma das empresas que mais se destacam em inovação aberta ao lado de startups no Brasil. A empresa ficou na quarta colocação do Ranking Melhores Corporações para Startups, promovido pela AB Startups (Associação Brasileira de Startups) e pela The Bakery.
Todo ano, esse ranking elege as 20 empresas que têm as melhores práticas com startups. Seu propósito é reconhecer as organizações que melhor promovem a inovação aberta para fortalecer o ecossistemas de startups no Brasil.
Em 2023, as três primeiras colocadas no ranking foram a Natura (1), a Ambev (2) e o Itaú (3), com o iFood chegando em quarto lugar, sendo a empresa brasileira de tecnologia mais bem colocada.
“A parceria com startups é crucial para a inovação e o desenvolvimento de novas soluções”, comenta Marcos Gurgel, diretor de inovação do iFood. “Fazer negócios com startups não apenas gera vantagens competitivas, mas também contribui para o desenvolvimento do mercado local e global, fortalecendo mais negócios, gerando empregos e impulsionando avanços em tecnologia.”
Reconhecimento do robô ADA
O iFood foi reconhecido pelo case da robô ADA, desenvolvida em parceria com a Synkar para ser um robô autônomo de entrega que auxilia o trabalho dos entregadores na última etapa do delivery (como da portaria de um condomínio horizontal até a casa do cliente). E que, claro, usa inteligência artificial.
“O significado deste prêmio para nós é imensurável. Ele representa não apenas um reconhecimento, mas também a validação do nosso compromisso em trazer soluções inovadoras para o mercado nacional, especialmente no campo dos robôs autônomos”, comenta Matheus Theodoro, CEO da Synkar.
Ele explica que, no cenário brasileiro, onde há muita dependência de produtos importados, esse prêmio chancela o potencial e a qualidade das iniciativas brasileiras. “Essa conquista, em parceria com a equipe do iFood, é um marco significativo em nossa jornada na Synkar, fortalecendo-nos e impulsionando-nos a avançar com ainda mais determinação.”
Em São Paulo, a ADA tem um tempo médio de entrega de apenas seis minutos em distâncias de até 1 km, “evidenciando a rapidez e eficiência”, segundo o relatório da The Bakery.
“O case da robô ADA mostra como a parceria com startups pode levar a melhorias significativas na eficiência e na velocidade de entrega”, afirma Crystian Montandon, especialista em inovação, novos negócios e capital de risco corporativo do iFood.
“A implementação de iniciativas disruptivas muitas vezes requer uma mudança mais abrupta e corajosa, que pode encontrar maior resistência interna – o que não foi o caso do iFood, conhecido por sua ousadia, pioneirismo e cultura de pequenas apostas, idealizadores do famoso método jet ski”, aponta o relatório da ABStartups.