Destaques
últimas notícias sobre tecnologia no iFood
Inovação e Tecnologia no iFood
Linha do tempo
2011
Cardápio migra para a internet
Fundação do iFood, que no mesmo ano digitalizou o modelo do Disk Cook – guia impresso de cardápios criado em 1997 – para receber pedidos via site. A maioria dos pedidos era feita por telefone e fax, integrados a um call center em Jundiaí (SP).
2012
Surge o app do iFood
Nos primeiros 6 meses, o aplicativo tinha 600 restaurantes e recebia cerca de 16 mil pedidos, em muitos recebiam e processavam pedidos de modo manual. No ano seguinte, o iFood recebe o primeiro investimento da Movile, que aposta na transformação em uma empresa de tecnologia.
2014
Uma empresa 100% digital
A Movile se torna controladora do iFood, que acelera para se tornar uma empresa totalmente digital, o que acontece em 2 anos. A transição para a nuvem e as integrações com restaurantes automatizam os pedidos, enviados pelo app. Com algoritmos básicos, já é possível estimar o tempo de entrega.
2018
A IA dá seus primeiros passos
O iFood cria um time de dados e migra de um Data Warehouse para um Data Lake para armazenar e processar essas informações e trabalhar melhor com diferentes tipos de dados. Começa o uso de IA para personalização. No mesmo ano, o iFood passa a oferecer logística para restaurantes.
2019
Algoritmos ficam mais inteligentes
A empresa implementa sistemas avançados de machine learning para melhorar decisões em tempo real – como alocação de entregadores e recomendação de restaurantes. Em 2020, fortalece o algoritmo e avança na logística de última milha.
2020
O drone decola
O iFood e a Speedbird Aero realizam o primeiro voo do drone para entregas no Shopping Iguatemi Campinas (SP). Em 2022, o iFood se torna a primeira empresa das Américas a ter permissão para usar drones no delivery e começa a testar rotas para viabilizar a entrega em locais pouco acessíveis. O time de tecnologia cresce e passa a representar 50% dos funcionários da empresa.
2021
Estreia da robô ADA
A ADA, robô desenvolvida em parceria entre o iFood e a Synkar (primeira startup de entrega autônoma do Brasil), faz a sua primeira entrega, no shopping Iguatemi de Ribeirão Preto (SP). Ela pega pedidos nos restaurantes e leva para o hub em que os entregadores retiram o pedido para levar até os clientes.
2022
A IA generativa entra em cena
O iFood investe no Anota AI, solução de chatbot que usa inteligência artificial para atendimento via WhatsApp. IA passa a ser fundamental nas principais áreas da empresa e no atendimento a consumidores. No ano seguinte, começa a usar inteligência artificial generativa para melhorar o atendimento ao cliente e criar conteúdos no app (como descrições automáticas de pratos).
2024
Maquinona e Salão levam inteligência ao restaurante
Lançamento da Maquinona (um dispositivo que recebe pagamentos de maneira integrada com o delivery do iFood) e do iFood Salão, frente para ajudar a integrar o mundo online e o espaço físico dos restaurantes e aumentar os pedidos.
2025
A IA avança para o futuro
Com mais de 4.000 engenheiros e cientistas de dados, o iFood roda mais de mais de 170 modelos próprios de IA e 130 de IA generativa para identificar padrões que ultrapassam os limites do pensamento humano e trazer conveniência para os consumidores, mais pedidos para os parceiros e mais renda para os entregadores.
Vem mais por ai
Modelos proprietários de inteligência artificial generativa (Large Commerce Models), treinados com dados exclusivos do nosso ecossistema;
Parceria com OpenAI e testes para testar produtos em primeira mão;
AGI Club: primeira comunidade brasileira focada em IA exclusiva para profissionais conectados ao tema;
Processamento de cerca de 14 bilhões de predições (ou previsões) por mês, usando dados e IA para oferecer serviços mais eficazes e personalizados.
Tecnologia
o iFood é sinônimo de inovação


