O que fazer se houver cobrança indevida no cartão vinda do iFood?

Não reconheceu a cobrança na fatura? O time de CX (experiência dos clientes) ensina, passo a passo, o que fazer em três diferentes situações



Ao checar o extrato, você identificou uma cobrança indevida no seu cartão relacionada ao iFood? Isso pode ter acontecido por diferentes razões, e alguns casos você pode resolver pelo próprio aplicativo

O time de CX (experiência dos clientes) do iFood mostra, passo a passo, como você pode resolver três casos pelo próprio aplicativo —e o que fazer nas outras situações.

Cobrança duplicada

O primeiro passo é checar em sua fatura se esse valor não foi estornado automaticamente. 

Caso isso não tenha acontecido, você deve abrir um chamado no app para que a equipe de atendimento iFood possa te auxiliar.

  • Abra o app do iFood;
  • Na barra inferior, clique em “Pedidos”;
  • Encontre o pedido em questão;
  • Selecione “Ajuda”;
  • Clique em “Tenho um problema com o pagamento”;
  • Encontre a situação “Valor foi cobrado mais de uma vez” e abra um chamado.

  • Selecione “Ajuda”;
  • Clique em “Perguntas Frequentes” ou “Categorias”
  • Busque o motivo “Pagamentos”;
  • Acesse “Tive uma cobrança indevida”;
  • Abra um chamado.


Vale lembrar que, após a resposta dos atendentes do iFood, o chat fica ativo por 24 horas e fecha se não obtiver respostas. Por isso, ative as notificações do app no seu celular e não se esqueça de responder para dar continuidade ao atendimento.

Cancelamento não reembolsado 

Quando um pedido é cancelado, você recebe o reembolso por meio de um estorno e pode acompanhar o processo pelo aplicativo

Se você já checou sua conta no banco e viu que o valor não foi estornado automaticamente, confira no app quando você vai receber o dinheiro de volta.

  • Abra o app do iFood;
  • Na barra inferior, clique em “Pedidos”;
  • Encontre o pedido em questão;
  • Selecione “Ajuda”;
  • Clique em “Não recebi meu reembolso” e acompanhe as datas e prazos para receber seu reembolso.


Cobrança no cartão que não foi feita na sua conta do iFood

Se você identificar, na fatura, uma cobrança indevida no cartão de crédito relacionada a uma compra que não foi feita em sua conta do iFood, será preciso contestar a cobrança com a administradora do cartão, que vai iniciar um processo de investigação.

Nesse processo, a administradora do cartão entrará em contato com o setor de prevenção a fraudes do iFood. Após prestados os devidos esclarecimentos, a administradora do cartão vai entrar em contato com você.

Esse é o processo padrão para qualquer situação em que você não reconheça uma cobrança em seu cartão ou algum débito indevido em sua conta.

Para preservar a segurança dos nossos clientes, nosso sistema não armazena os dados de cartão de débito e crédito. Por isso, no iFood não é possível buscar pelo número do cartão e qual conta o pedido foi utilizado.

Se você está recebendo a cobrança recorrente do Clube iFood na sua conta e não deseja mais o plano de renovação automática, pode pedir cancelamento.

Como cancelar o Clube iFood:

  • Abra o app do iFood;
  • Na barra inferior, clique em “Perfil”;
  • Selecione “Clube iFood”;
  • Clique em “Ajuda” e depois em “Cancelar meu Clube”.

Uma das opções é cancelar o clube e solicitar o reembolso em até sete dias a partir da data da assinatura no primeiro mês de assinatura. 

Se a assinatura já tiver entrado na etapa de renovação automática (a partir do oitavo dia no primeiro mês), você pode cancelar da mesma maneira. Ao fazer isso, essa renovação não será feita no mês seguinte e você poderá usar o serviço até o fim de seu prazo de validade.

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