Em quais hipóteses acontecem as desativações de entregadores?

O iFood tem um grande compromisso com uma comunicação clara e empática em relação ao uso da plataforma.

Sendo assim, a desativação só ocorre em casos de fraude, mau uso da plataforma, ou descumprimento dos Termos de Condições de Uso.

As desativações mais frequentes normalmente acontecem por 3 motivos:

  1. Empréstimo ou aluguel da conta. O cadastro do entregador é pessoal e intransferível, e assim como ele não pode emprestar sua conta para outra pessoa fazer entregas, ele também não pode fazer entregas na conta de outro entregador.
  2. Extravio de pedidos que é quando o entregador diz ter entregue o pedido, mas o cliente informa não ter recebido.
  3. E a fraude no momento de pagamento, como a fraude da maquininha, por exemplo.

No iFood, os entregadores NÃO são desativados por não estarem logados no app ou por uma recusa de rota. O entregador tem total autonomia para aceitar os pedidos que quiser, mas se rejeitar 3 vezes consecutivas, o sistema do iFood entende que ele não está disponível, e deixa de acioná-lo para as entregas por 15 minutos.

Outros fatores também podem gerar inativação temporária, porque tecnicamente podem inviabilizar a realização da entrega, como: bateria baixa (imagem: abaixo de 12%), GPS desligado e relógio com diferença maior que 2 minutos.

Também NÃO são desativados os entregadores que participam de manifestações. Afinal, a liberdade de se expressar e se manifestar é um direito de todos.

E o que um entregador pode fazer caso seja desativado?

Se este for o caso, o entregador será notificado pelo app, e receberá instruções de como entrar em contato e, caso queira, nos contar o que aconteceu.

Todos os casos enviados são analisados individualmente. Caso algum repasse esteja pendente, ele será depositado em até 15 dias corridos.

As informações de cliente, entregador ou restaurante são totalmente preservadas para assegurar o sigilo na plataforma. Essa é uma regra de segurança que protege todo o ecossistema.

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