O iFood lança a campanha “Fechado com o Respeito”, que tem o objetivo de gerar conscientização e incentivar o respeito aos entregadores pelos clientes e pela sociedade em geral.
Ao longo do mês de agosto, a campanha será veiculada nas redes sociais do iFood e em mídia digital, televisão e rádio.
O que é ser Fechado com o Respeito?
Para o iFood, ter respeito pelos entregadores é:
- Descer para pegar o pedido (e agilizar o trabalho dos entregadores)
- Não deixar o entregador ou a entregadora esperando
- Informar sempre o seu código de entrega
- Dar bom dia, boa tarde e boa noite – e dizer “obrigado/a”
- Valorizar um bom trabalho com gorjeta e um joinha no app
Iniciativas do iFood para valorização e respeito de entregadores
Central de Apoio
O iFood criou em 2023 uma Central de Apoio Psicológico e Jurídico para atender entregadores que sofrem discriminação, incluindo casos de ameaças, agressão física e violência sexual.
A assistência jurídica é gratuita e oferecida em parceria com a Black Sisters in Law, uma associação de advogadas negras, reforçando a política de tolerância zero do iFood contra ofensas, preconceito, assédio e violência.
“Se o entregador sofrer alguma agressão, ele terá o apoio do iFood. Já o cliente, além de ser banido da plataforma, pode responder judicialmente.”
Johnny Borges, líder de diálogo com entregadores no iFood
Meu Diploma do Ensino Médio
Em 2024, o iFood expandiu o programa Meu Diploma do Ensino Médio, que oferece bolsas para entregadores e entregadoras se prepararem para fazer o Encceja – a prova que dá o certificado de conclusão do ensino fundamental e médio.
Em 2023, 5.264 entregadores e entregadoras passaram no Encceja e terminaram seus estudos – um aumento de 500% em relação à primeira edição do programa, realizada em 2022.
“A educação tem o poder de mudar a sociedade, criar oportunidades e construir um futuro mais igual para todos. O Meu Diploma existe para apoiar os parceiros nessa jornada de estudos e contribuir para que ampliem suas perspectivas. Queremos que todos os entregadores que não têm o ensino médio vejam que ainda há chance de recomeço.”
Luana Ozemela, vice-presidente de Impacto Social e Sustentabilidade do iFood
Política de combate à discriminação e violência
O iFood tem uma política de combate à discriminação e à violência para oferecer aos entregadores um ambiente ético e seguro de trabalho. A empresa não aceita nenhum tipo de discriminação, preconceito ou violência contra qualquer pessoa que faça parte de seu ecossistema – como entregadores, clientes, lojas, operadores logísticos e franqueados.
Essa política assegura que as condutas que violem a segurança e a integridade das pessoas possam ser denunciadas nos canais da empresa e investigadas, aplicando sanções que vão desde advertências e treinamentos até a desativação da conta, dependendo da seriedade do caso, dos danos causados e das pessoas envolvidas.