Conheça a política do iFood de combate à discriminação e violência

Empresa não aceita discriminação, preconceito ou violência contra entregadores, clientes, lojas, OLs e franqueados

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Acesse aqui a íntegra da Política de Combate à Discriminação e à Violência

Com essa iniciativa, além do combate à discriminação, o iFood busca promover um ambiente digno, íntegro, inclusivo e de respeito e deixa claro que não admite condutas violentas de quem utiliza sua plataforma.

Essa nova política se baseia em três pilares:

      • Cumprir as leis é algo esperado de todos

      • Valorizar a diversidade em um ambiente inclusivo e de respeito a diferenças

      • Promover a equidade com tratamento justo a todos

    Quais atitudes não são toleradas no iFood?

    Algumas das atitudes que vão contra a Política de Combate à Discriminação e à Violência do iFood são:

        • Agressão verbal ou física

        • Ameaças

        • Assédio ou importunação sexual

        • Discriminação

        • LGBTfobia ou transfobia

        • Gordofobia

        • Capacitismo

        • Classismo

        • Direção perigosa

        • Etarismo

        • Porte de armas

        • Roubo

      Como eu posso denunciar esse tipo de atitude?

      Pessoas Entregadoras

      Se estiver em rota: no App iFood para Entregadores, clique no botão de emergência.

      Se não estiver em rota: no App iFood para Entregadores, use o tópico “Alerta de casos graves” disponível no menu. Na sequência, clique em “Sofri um Incidente” e relate detalhadamente o que aconteceu, anexando o máximo de evidências.

      Lojas

      Se o pedido estiver em andamento, use o Gestor de Pedidos ou o Portal do Parceiro, no tópico ‘’Pedido em andamento’’ > Pedido > ‘’Problemas com este pedido?’’ > Fale com iFood > Preencha as informações e anexe as Evidências. 

      Se preferir usar o Aplicativo do Parceiro, clique em Ajuda> Por que abrir chamados > Pedido em andamento.

      Se o pedido for cancelado ou concluído: vá ao Portal do Parceiro, na aba “chamados e ajuda’’  > atendimento > abrir um chamado > Pedidos > Reportar ocorrência com entregador ou verificar pedido suspeito (para casos que envolvem Clientes Finais).

      Clientes

      No app do iFood, após realizar o pedido, vá em Pedido > Ajuda > Casos Críticos > Reportar um incidente grave.

      Operadores Logísticos e Franqueados EntreGô

      Vá ao JIRA, insira seu email > continue com a conta >  clique na aba Franqueado ou Operador Logístico, dependendo da sua categoria e relate o que aconteceu.

      E o que acontece após a denúncia?

      O iFood tem regras para investigar e aplicar sanções a quem cometa atos que vão contra seu Código de Ética e sua Política de Combate à Discriminação e à Violência.

      Essas sanções podem ir desde advertências e treinamentos até a desativação da conta, dependendo da seriedade do caso, dos danos causados e das pessoas envolvidas.

      A nova política pretende garantir que qualquer conduta que viole a segurança e a integridade das pessoas seja direcionada para os canais necessários e que sejam garantidas as penalidades dentro e fora da plataforma.

      Além disso, o iFood oferece aos entregadores e às entregadoras que atuam em sua plataforma a Central de Apoio Psicológico e Jurídico. Em parceria com a Black Sisters in Law, a empresa dá assistência gratuita a quem sofrer discriminação, agressão física, ameaça ou violência sexual durante o trabalho.

      O iFood tem uma nova política de combate à discriminação e à violência para oferecer a todos um ambiente ético, seguro e livre de qualquer forma de violação de direitos. 

      Afinal, nosso compromisso é alimentar um futuro mais justo e respeitoso, impactando socialmente nosso ecossistema.

      A empresa não aceita qualquer tipo de discriminação, preconceito ou violência contra qualquer pessoa que faça parte do nosso ecossistema, como entregadores, clientes, lojas, operadores logísticos e franqueados.

      Esses princípios para o combate à discriminação já estão expressos no Código de Ética e Conduta de Terceiros e na Cartilha de Respeito e Igualdade. Agora, a empresa está implementando sua nova Política de Combate à Discriminação e Violência.

      Essa política reforça seu compromisso para promover um ambiente onde cada interação seja um ingrediente especial para um mundo mais justo e acolhedor. 

      Acesse aqui a íntegra da Política de Combate à Discriminação e à Violência

      Com essa iniciativa, além do combate à discriminação, o iFood busca promover um ambiente digno, íntegro, inclusivo e de respeito e deixa claro que não admite condutas violentas de quem utiliza sua plataforma.

      Essa nova política se baseia em três pilares:

      • Cumprir as leis é algo esperado de todos
      • Valorizar a diversidade em um ambiente inclusivo e de respeito a diferenças
      • Promover a equidade com tratamento justo a todos

      Quais atitudes não são toleradas no iFood?

      Algumas das atitudes que vão contra a Política de Combate à Discriminação e à Violência do iFood são:

      • Agressão verbal ou física
      • Ameaças
      • Assédio ou importunação sexual
      • Discriminação
      • Racismo
      • LGBTfobia ou transfobia
      • Gordofobia
      • Capacitismo
      • Classismo
      • Direção perigosa
      • Etarismo
      • Porte de armas
      • Roubo

      Como eu posso denunciar esse tipo de atitude?

      Pessoas Entregadoras

      Se estiver em rota: no App iFood para Entregadores, clique no botão de emergência.

      Se não estiver em rota: no App iFood para Entregadores, use o tópico “Alerta de casos graves” disponível no menu. Na sequência, clique em “Sofri um Incidente” e relate detalhadamente o que aconteceu, anexando o máximo de evidências.

      Lojas

      Se o pedido estiver em andamento, use o Gestor de Pedidos ou o Portal do Parceiro, no tópico ‘’Pedido em andamento’’ > Pedido > ‘’Problemas com este pedido?’’ > Fale com iFood > Preencha as informações e anexe as Evidências. 

      Se preferir usar o Aplicativo do Parceiro, clique em Ajuda> Por que abrir chamados > Pedido em andamento.

      Se o pedido for cancelado ou concluído: vá ao Portal do Parceiro, na aba “chamados e ajuda’’  > atendimento > abrir um chamado > Pedidos > Reportar ocorrência com entregador ou verificar pedido suspeito (para casos que envolvem Clientes Finais).

      Clientes

      No app do iFood, após realizar o pedido, vá em Pedido > Ajuda > Casos Críticos > Reportar um incidente grave.

      Operadores Logísticos e Franqueados EntreGô

      Vá ao JIRA, insira seu email > continue com a conta >  clique na aba Franqueado ou Operador Logístico, dependendo da sua categoria e relate o que aconteceu.

      E o que acontece após a denúncia?

      O iFood tem regras para investigar e aplicar sanções a quem cometa atos que vão contra seu Código de Ética e sua Política de Combate à Discriminação e à Violência.

      Essas sanções podem ir desde advertências e treinamentos até a desativação da conta, dependendo da seriedade do caso, dos danos causados e das pessoas envolvidas.

      A nova política pretende garantir que qualquer conduta que viole a segurança e a integridade das pessoas seja direcionada para os canais necessários e que sejam garantidas as penalidades dentro e fora da plataforma.

      Além disso, o iFood oferece aos entregadores e às entregadoras que atuam em sua plataforma a Central de Apoio Psicológico e Jurídico. Em parceria com a Black Sisters in Law, a empresa dá assistência gratuita a quem sofrer discriminação, agressão física, ameaça ou violência sexual durante o trabalho.

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