iFood aumenta ganho de entregadores em nível acima da inflação

Empresa eleva, pelo terceiro ano consecutivo, os valores pagos; aumento será de 4,5%

A partir do dia 3 de julho, o iFood aumenta o ganho de entregadores em 4,5%. Este é o terceiro ano consecutivo em que a empresa reajusta os valores pagos aos entregadores, considerando as oscilações nos preços dos combustíveis e também a inflação. 

Essa iniciativa é parte do compromisso do iFood com a valorização, a capacitação e a educação de entregadores e entregadoras. Desde 2019, a empresa investe em programas como o Delivery de Vantagens (com oferta de seguros e assistência à saúde) e em cursos para que os entregadores se formem no ensino médio ou ingressem no mercado de tecnologia

“A agenda de valorização dos entregadores é prioritária para nós. Estamos constantemente dialogando com eles como uma forma de entender melhor as demandas mais importantes e de que forma podemos trabalhar juntos para alcançar melhorias operacionais e na experiência do entregador com a nossa plataforma e para que a categoria de entregadores seja cada vez mais valorizada e respeitada pela sociedade”, afirma Stella Chamarelli, diretora de Experiência dos Entregadores do iFood.

iFood aumenta ganho de entregadores em nível acima da inflação iFood
iFood aumenta ganho de entregadores em nível acima da inflação iFood

Com esse reajuste, o iFood pretende promover um aumento que seja superior ao da inflação do período e que beneficie todos os entregadores que trabalham com a plataforma.

Os entregadores receberão, em média, um reajuste de 4,5%. Esse aumento no ganho de entregadores fica acima da inflação acumulada desde o último reajuste, realizado em abril de 2022. Entre maio de 2022 e maio de 2023, essa inflação foi de 3,74%, de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Além disso, o valor da rota mínima também subirá 8,3% (de R$ 6 para R$ 6,50).

Valorização vai além do ganho de entregadores

Além do valor recebido pelas entregas, os entregadores ficam com 100% das gorjetas dadas pelos clientes e têm descontos e acesso a serviços gratuitos oferecidos pelo iFood e por seus parceiros, como:

Delivery de Vantagens

O programa, lançado em 2019, foi reformulado para atender melhor às demandas que vêm dos entregadores com oferta de gratuidades e descontos em serviços considerados prioritários por eles, como:

  • Assistência à saúde com teleconsultas gratuitas com médicos, consultas presenciais a partir de R$ 19,90, desconto de até 80% em farmácias e abatimento de 20% no plano odontológico. Em 2023, os entregadores já economizaram mais de R$ 4 milhões em compras em farmácias;
  • Seguro de vida em caso de morte acidental (até R$ 100 mil) e auxílio funeral (R$ 5.000) e seguro em caso de lesão temporária (até R$ 1.500 de indenização com o  afastamento igual ou superior a sete dias) ou invalidez permanente (até R$ 100 mil); 
  • Cobertura de despesas médicas, hospitalares e odontológicas provenientes do acidente (até R$ 15 mil), via reembolso ou rede credenciada; 
  • Seguro para a moto com desconto de 12% (Suhai/Tô Garantido) e cobertura de 100% da Tabela Fipe em caso de roubo, furto ou perda total da moto em colisão;
  • Acesso aos cursos gratuitos de desenvolvimento pessoal e profissional do iFood Decola, à capacitação em tecnologia no Potência Tech e ao Meu Diploma do Ensino Médio;
  • iFood Pedal: aluguel de bicicletas tradicionais ou elétricas por valores que variam de R$ 7,90 a R$ 32 por semana
  • Pontos de Apoio, que são espaços para o entregador ou a entregadora fazer uma pausa para descansar durante as entregas

Central de Apoio Jurídico e Psicológico

Desde junho de 2023, o iFood disponibiliza aos entregadores, em parceria com a Black Sisters in Law, uma central de assistência jurídica e psicológica gratuita a quem sofrer discriminação no trabalho. Os casos reportados no aplicativo são direcionados para o atendimento por advogadas e psicólogas.

Além disso, em junho, o iFood se tornou a primeira empresa brasileira a apoiar a Carta-Compromisso Ethos sobre Trabalho Decente em Plataformas Digitais. Nesse documento, a empresa se compromete a buscar as melhores práticas, políticas e procedimentos para oferecer condições justas de trabalho.

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