Dia do Ciclista: quantos entregadores levam seu pedido de bike?

A bicicleta é o meio de transporte de 27% das pessoas cadastradas para fazer delivery na plataforma do iFood —e fundamental para sua operação

Neste sábado, 19 de agosto, celebramos o Dia do Ciclista, uma data criada em 2018 para incentivar o respeito aos ciclistas e o uso da bicicleta nos deslocamentos diários.

“A bicicleta é central na estratégia de sustentabilidade do iFood. É o meio de transporte mais sustentável do mundo e endereça bem as demandas de entregas em raios mais curtos”, afirma André Borges, diretor de sustentabilidade do iFood.

No iFood, mais de um quarto dos entregadores e entregadoras cadastrados na plataforma fazem entregas usando a bicicleta. Isso corresponde a cerca de 54 mil pessoas usando a bike no delivery.

As entregas limpas do iFood

“As entregas de bicicleta são um ponto chave da nossa operação e na estratégia de sustentabilidade”, afirma Fabiane Carrijo, gerente de Experiência dos Entregadores.

“Ficamos muito felizes vendo cada vez mais entregadores e entregadoras utilizando modais sustentáveis e estamos trabalhando para oferecer uma experiência cada vez melhor”, completa.

iFood Pedal avança

Entre os entregadores e as entregadoras que usam a bike, 5.000 estão ativos no iFood Pedal, o primeiro serviço do mundo de aluguel de bicicletas exclusivamente para entregadores.

“O iFood vem avançando muito nessa agenda de bicicletas e bicicletas elétricas em parceria com a Tembici. Recentemente, ampliamos o iFood Pedal e estamos em 6 cidades brasileiras”, comenta André

Quem faz parte do iFood Pedal, aliás, faz um curso com vídeo-aulas rápidas, o Pedal Responsa, sobre como usar a bicicleta elétrica com segurança e cuidados com a saúde. Essa é uma das iniciativas do iFood para a segurança dos entregadores no trânsito.

O iFood Pedal tem bikes elétricas e tradicionais

Dicas de segurança de um entregador parceiro

O entregador Edinaldo Leandro Barbosa, de 45 anos, que atua na cidade paulista de Sorocaba, diz saber bem da importância dos cuidados no trânsito para quem faz entregas usando a bike.

“O ciclista acaba se movimentando muito rápido no trânsito, de forma muito ágil, e muitas vezes o motorista do carro acaba nos perdendo de vista em um segundo de distração”, diz. “De certa maneira, nós somos invisíveis.”

Dessa forma, Leandro foca suas preocupações com a segurança no trânsito na missão de estar sempre no raio de visão dos outros condutores.

Assim, diz preferir pegar as vias na mesma direção dos outros veículos e não na contramão, pelo temor de ser surpreendido por alguém no sentido contrário depois de uma curva, por exemplo.

Também costuma respeitar o sinal que abre e fecha para os veículos motorizados, mesmo não estando sujeito às mesmas multas previstas para eles.

“Se num primeiro momento eu não vejo nenhum carro vindo e avanço no sinal vermelho, corro o risco de um carro que estava mais distante acelerar pra passar no amarelo pra ele, por exemplo, e me pegar antes de eu conseguir atravessar, porque a velocidade dele é muito maior que a minha”, alerta.

Leandro avisa ainda que é importante marcar presença também no visual, adotando luzes sinalizadoras ou mesmo adesivos fosforescentes na bike, principalmente à noite. 

“Uso um capacete com um ponto luminoso e a nova bag do iFood, que tem uma faixa que brilha quando iluminada pelos faróis dos carros e ajuda que eles me enxerguem”, conta.

Na hora de fazer conversões, o entregador diz usar as mãos para sinalizar que vai virar. E, pra se notar, na falta de uma buzina, vale também berrar e gritar para evitar colisões iminentes.

Outro aspecto que destaca é a necessidade de a manutenção da bike estar sempre em dia, “principalmente as partes de freio e pneu”.

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