Entrega sustentável: 5 práticas eco-friendly

Cadeia de delivery se adapta às metas de responsabilidade socioambiental das empresas

Cada vez mais, os consumidores têm se interessado pelo índice de responsabilidade ambiental das empresas. Um estudo do IBV (Institute for Business Value) aponta que 84% dos consumidores consideram esse assunto importante na hora de comprar, enquanto que, em 2019, apenas 22% tinham essa preocupação. 

A nova realidade vem obrigando a cadeia do delivery a se adequar para realizar entregas sustentáveis, de forma a atender meio ambiente e consumidores. Uma pesquisa do iFood mostrou que 54% dos consumidores priorizam restaurantes que tenham opções de embalagens sustentáveis, enquanto outros 28% já deixaram de ser clientes de restaurantes que utilizam embalagens prejudiciais ao meio ambiente. 

A mudança passa pela logística de alimentos, que desempenha um papel crucial na cadeia de suprimentos. Ao adotar práticas ambientalmente amigáveis, as empresas conseguem reduzir sua pegada de carbono, contribuindo para um futuro mais sustentável.

O primeiro grande passo para promover a entrega sustentável é a conscientização. Por isso, reunimos algumas práticas que você pode incentivar na sua empresa e explicamos como elas ajudam sua marca a promover a preservação ambiental. 

1. Uso de veículos elétricos ou híbridos

As entregas com bikes elétricas, ciclomotores elétricos e motos elétricas são uma tendência. Tanto a produção como a venda desse tipo de veículo aumentaram em 2022. E a estimativa é que esse mercado cresça 50% em todo o mundo até 2028, movimentando 77 bilhões de dólares. 


Além de tornar as entregas mais eficientes, as bikes elétricas ainda contribuem para diminuir a poluição. O iFood é pioneiro no incentivo desse tipo de veículo nas entregas. O projeto iFood Pedal está presente em seis cidades do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília.

2. Otimização de rotas e carga

A otimização das rotas e modos de transporte pode reduzir a distância percorrida e melhorar a eficiência energética, o que contribui para entregas sustentáveis. Ao planejar rotas mais curtas e eficientes, menos combustível é consumido e isso reduz as emissões de dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e partículas finas.

Outros pontos importantes das rotas otimizadas são a redução do tempo de viagem e a possibilidade de entregar mais mercadorias no mesmo período, diminuindo o número de viagens. Para alcançar essa eficiência, os Sistemas de Gerenciamento de Transporte e Dispositivos de Rastreamento são grandes aliados. 

3. Embalagens sustentáveis

O excesso de embalagens no delivery é uma fonte significativa de resíduos e de impacto ambiental, principalmente quando envolve plásticos. Atualmente, das 11,3 milhões de toneladas de lixo plástico produzidas no Brasil, apenas 1,3% tem como destino a reciclagem

Já existem alternativas para resolver esse problema, com materiais recicláveis, biodegradáveis, reutilizáveis e até comestíveis. Algumas tecnologias de embalagens envolvem fabricação de recipientes a partir de fécula de mandioca, bambu, arroz e palha de milho.

4. Colaboração com fornecedores locais

Priorizar fornecedores locais traz benefícios para uma logística de alimentos mais sustentável. Além da menor distância percorrida para obtenção dos insumos e, portanto, menor gasto com combustível, o fornecedor garante a qualidade e frescor dos alimentos. 

Com alimentos frescos chegando mais rapidamente aos consumidores, é possível minimizar o desperdício e incentivar a agricultura sustentável e orgânica. O impacto socioeconômico também acaba sendo um diferencial, já que o incentivo à economia local fortalece os pequenos produtores e promove o crescimento econômico da comunidade.

5. Estratégias de redução de desperdício

Apoiar produtores locais pode ser uma estratégia para reduzir o desperdício de alimentos – frescos, eles têm maior durabilidade. Nesse sentido, as práticas de gerenciamento de estoques e a previsão da demanda precisam ser eficientes para que os restaurantes não produzam em excesso e não precisem jogar alimentos fora.

Técnicas de rotação adequadas, monitoramento de datas de validade e armazenamento correto são essenciais para evitar o desperdício. Muitas vezes, tecnologias de monitoramento de temperaturas e de gestão de estoque podem otimizar tais práticas no dia a dia.

Bom para quem compra, bom para quem vende

A entrega sustentável na logística de alimentos é um desafio que passa por diversas etapas da cadeia de produção, desde o contato com fornecedores até a chegada ao consumidor final. Por isso, representa diversas oportunidades para que uma empresa melhore sua eficiência operacional e se destaque como eco-friendly, fortalecer sua marca perante os maiores interessados nessa mudança: os consumidores. 

O iFood tem um compromisso com a preservação do meio ambiente e redireciona recursos para cumprir metas ambientais até 2025. Se você tem uma ideia inovadora para promover a entrega sustentável, conheça o iFood Labs! Faça parte desse ecossistema de inovação para promover as mudanças necessárias.

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