iFood Tech Day ensina técnicas para programar usando Rust

Em evento gratuito, especialistas compartilham experiências e dicas para dominar a linguagem usada em grandes empresas de tecnologia

Já ouviu falar em Rust? Essa é uma linguagem de programação relativamente nova, mas bastante usada em grandes empresas —como Amazon, Google, Microsoft e iFood—, e que está em alta por ter um alto desempenho e por ser de fácil integração com outras linguagens.

O futuro de Rust no Brasil será o tema do iFood Tech Day, um evento técnico que será realizado no dia 10 de setembro na sede do iFood em Osasco (SP). Durante um dia inteiro, especialistas do iFood e de outras instituições vão compartilhar suas experiências, casos de uso, sucessos, fracassos —além de muito código.

Além disso, haverá uma palestra com Niko Matsakis, engenheiro sênior da AWS e co-lead do time de design dessa linguagem open source. Ele trabalha com Rust desde 2011 e liderou a criação de um dos principais diferenciais da linguagem: o borrow checker

Niko já foi membro do core team do Rust, líder da equipe do compilador Rust e ajudou a lançar a Rust Foundation. Antes de trabalhar em Rust, completou um doutorado na ETH Zurich e fez sua graduação no MIT (Massachussets Institute of Technology).

O evento, gratuito, será realizado em parceria com comunidades de tecnologia e é aberto a todas as pessoas que querem saber mais sobre Rust, tanto as que já estão familiarizadas com a linguagem como as que buscam aprender novos caminhos ou querem compartilhar suas experiências.

“A ideia de que Rust é difícil de aprender, ou que tem uma curva de aprendizado íngreme, é menos verdadeira hoje. Sim, ela usa um modelo mental diferente da maioria das linguagens modernas, mas, se você pensar em como as linguagens de programação funcionam e como os computadores funcionam, Rust fará sentido”, escreve Dotan Nahum, CEO da Spectrum, em um artigo para a Rust Foundation. “Se você tentou programar em C, C++ ou Assembly durante a escola, ou até mesmo apenas brincou com eles, vai entender Rust.”

Como participar

O iFood Tech Day vai acontecer de forma presencial e também online, pois será transmitido no canal iFood Universo no YouTube. O espaço será limitado a 120 participantes (capacidade máxima permitida no local), mas não há limitação ao número de participações remotas.

Pela manhã, além da sessão especial com Niko Matsakis, haverá uma palestra sobre os desafios de criar um projeto de escala nacional feito com Rust Lang e um painel sobre “Mulheres de Rust”, no qual quatro desenvolvedoras falarão de projetos, desafios e oportunidades. À tarde, palestrantes vão debater temas como biblioteca para tratamento de erros, como desenvolver aplicações Rust na AWS e o futuro de Rust no Brasil.

Serviço

iFood Tech Day

Quando: sábado, 10 de setembro de 2022

Horário: das 10h às 19h

Onde: Sede do iFood – Av. dos Autonomistas, 1496 – Vila Yara, Osasco ou no canal do iFood Universo no YouTube.

Inscrições: na página do evento

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas