iFood fala sobre segurança alimentar no Cidade do Futuro

André Borges, head de sustentabilidade da empresa, apresentou no festival as ações do iFood no combate à fome

Os projetos para uma cidade futuro vão muito além dos espaços urbanos. Afinal, também é prioridade assegurar condições dignas de vida para quem vai habitá-la. Nesse sentido, um dos grandes desafios é o da segurança alimentar.

Para falar sobre isso, o head de sustentabilidade do iFood, André Borges, participou do “Festival Cidade do Futuro”. O evento focou em inovação, cultura e tecnologia e foi realizado em 25 de janeiro em São Paulo (SP), com a participação de startups paulistanas e apoio da prefeitura da cidade e do ProCentro.

André foi um dos palestrantes da arena de debate Startups For Good, onde a conversa foi sobre negócios de impacto social. Segundo a organização do evento, os empreendedores do futuro têm o papel de resolver os grandes problemas da sociedade

Ao lado de startupeiros e profissionais da área de inovação, André participou da apresentação de soluções de empresas de tecnologia do ramo alimentício com foco no combate à fome —ao lado de Pedro Martins, gestor de inovação e sustentabilidade da Liv Up, e Luis Borba, CEO da SuperOpa. O debate teve a moderação de Alcione Pereira, fundadora e CEO da Connecting Food Brasil, parceira do iFood no Todos à Mesa.

Doações no app do iFood

Em sua fala, André destacou as doações realizadas pelo aplicativo do iFood. Desde que elas foram implementadas, em 2020, mais de R$ 25 milhões já foram arrecadados e repassados para as ONGs parceiras da empresa.

“Dessa forma, colocamos nosso principal ativo, o aplicativo, a serviço da sociedade”, afirma. “É uma forma rápida e segura de fazer uma doação, sem burocracia. Com um clique, os clientes conseguem apoiar causas alinhadas com as bandeiras do iFood, que são educação, meio ambiente e combate à fome.”

André também falou aos presentes no evento sobre o projeto Todos à Mesa, primeira coalizão brasileira de empresas e organizações para combater a fome e o desperdício de alimentos. 

O movimento já conta com 17 empresas, entre elas o iFood e a Connecting Food Brasil. E em 2022 beneficiou 2,4 milhões de pessoas.

Em pouco mais de um ano, o Todos à Mesa redistribuiu 6 mil toneladas de alimentos que seriam desperdiçados na indústria e no varejo. “É um bom exemplo de como a gente precisa unir forças entre atores da sociedade e da iniciativa privada para conseguir potencializar o impacto”, explica ele. “O problema é muito grande, e sozinho a alavanca é curta.”

As ações do iFood no combate à fome

Em 2022, o iFood também aderiu ao Pacto 15 por 15 da Ação da Cidadania para ajudar os 15% da população que estão em insegurança alimentar grave. Por meio do Todos à Mesa, as empresas aumentaram as doações, durante três meses, para as ONGs participantes do Pacto —e mais de 320 toneladas de alimentos foram doadas. 

Outra ação importante são as hortas escolares. O projeto começou em 2021, com três hortas em São Paulo e Ferraz de Vasconcelos, implementadas em parceria com a Gerando Falcões. 

No final de 2022, as cinco hortas em operação em escolas públicas de São Paulo estavam produzindo 15 toneladas de alimentos, que foram doadas. A ação teve impacto positivo na vida de 3.000 crianças.

Além disso, a empresa contribui para levantar doações em campanhas pontuais, como o Natal Sem Fome, promovido pela Ação da Cidadania e a Coca-Cola, e a ação emergencial e humanitária da CUFA (Central Única das Favelas) da Ação da Cidadania para arrecadar doações para os yanomami em 2023.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas