Luana Ozemela integra Conselho Consultivo do UNICEF

Vice-presidente de Impacto Social do iFood se une a outras lideranças em prol dos direitos das crianças brasileiras

Luana Ozemela, vice-presidente de Impacto Social do iFood, foi convidada para participar do Conselho Consultivo do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no Brasil.

Ela assumirá esse papel a convite do UNICEF, uma agência global da ONU cuja missão é garantir direitos para as crianças e adolescentes —especialmente os mais vulneráveis— e que atua no Brasil desde 1950.

Já o Conselho é uma estratégia local e existe no país há quatro anos. Ele reúne líderes de diferentes áreas para criar ações para que mais crianças brasileiras tenham acesso a saúde, educação e proteção. Dessa forma, o Conselho busca criar um diálogo propositivo entre o setor privado e o ecossistema filantrópico.

“Minha motivação para participar do Conselho Consultivo do UNICEF é impulsionada por uma profunda convicção de que, por meio de ações coordenadas e estratégicas, podemos efetivamente promover mudanças significativas para as crianças e adolescentes ao redor do mundo”, afirma Luana.

“O compromisso do UNICEF com os direitos fundamentais, justiça social e abordagem sistêmica alinha-se de maneira integral com minha visão de um futuro mais inclusivo e igualitário.”

Luana Ozemela, vice-presidente de Impacto Social do iFood

“Estou ansiosa para contribuir ativamente, aprendendo e trabalhando coletivamente para desmantelar as desigualdades e criar oportunidades duradouras para as gerações futuras”, completa.

O que faz o Conselho Consultivo do UNICEF?

Entre as contribuições esperadas dos membros do Conselho Consultivo do UNICEF estão o apoio para o UNICEF na expansão e no fortalecimento do relacionamento com as redes locais do setor privado, do mundo da filantropia, e com a mídia —além de aportar uma visão estratégica para aconselhar a organização sobre temas comuns ao panorama brasileiro.

“A missão do UNICEF, centrada em direitos fundamentais e justiça social, é completamente alinhada à minha visão de um futuro mais inclusivo. Mal posso esperar para contribuir ativamente, aprender e unir esforços na construção de um mundo mais igualitário e cheio de oportunidades para as próximas gerações”, diz Luana. 

O Conselho Consultivo do UNICEF costuma ter entre oito e quinze membros, escolhidos entre pessoas que atuam como empresárias, filantropas, influenciadoras e na mídia. A escolha desses conselheiros e conselheiras, segundo o UNICEF, leva em conta sua postura, influência, integridade, conhecimento, reputação, interesse e engajamento com causas sociais. 

“Nós precisamos ser visionários para criar mais, porém pragmáticos para que foquemos no que realmente possa fazer a diferença”, explica Youssouf Abdel-Jelil, representante do UNICEF no Brasil.

Quem são os conselheiros no Brasil?

Atualmente, o Conselho Consultivo do UNICEF é composto por:

  • Renata Afonso – presidente do Conselho UNICEF Brasil
  • Neca Setubal – presidente do Conselho e da Fundação Tide Setubal
  • Luciano Huck – apresentador de TV
  • Deborah Vieitas – presidente do Conselho de Administração do Banco Santander Brasil
  • Fernando Iunes – vice-chairman do Citibank Brasil, presidente do Conselho do Movimento Bem Maior e conselheiro do Instituto Rodrigo Mendes
  • Fernando Yunes – vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil
  • Jeane Tsutsui – presidente do Grupo Fleury
  • Hugo Rodrigues – chairman do McCann Worldgroup para WMcCann, Craft Brasil e Aldeiah
  • Otto von Sothen – CEO do Grupo Tigre
  • Patricia Muratori – diretora do YouTube para a América Latina
  • Roberto Sallouti – CEO e membro do Conselho de Administração do BTG Pactual
  • João Pedro Paro – conselheiro do UNICEF e presidente do Conselho do Pacto Pelo Esporte
  • Nicola Calicchio – chairman do Conselho da Cimed.

Qual é o papel dos membros do conselho?

As principais responsabilidades dos membros do Conselho Consultivo do UNICEF são: 

  • Apoiar o UNICEF na expansão e no fortalecimento de alianças estratégicas com o setor privado e filantrópico para ampliar os resultados para as crianças; 
  • Prestar consultoria ao UNICEF Brasil para aumentar sua visibilidade através de mídias tradicionais e sociais e outros canais de comunicação; 
  • Apoiar o UNICEF Brasil na ampliação e na otimização da sua rede, inclusive com empresas, fundações, plataformas de negócios e filantropos individuais;
  • Ajudar o UNICEF Brasil com o entendimento mercadológico de tendências, regulamentações e outras situações potencialmente impactantes no seu potencial de mobilização de recursos; 
  • Fornecer ao UNICEF Brasil aconselhamento sobre quaisquer outras questões relacionadas ao seu engajamento com o setor privado e parcerias.

Os membros do Conselho Consultivo do UNICEF participam de ao menos três reuniões plenárias por ano, além de realizar consultas e atividades complementares (como a construção de estratégias, a representação em eventos e a participação em atividades de comunicação). 

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