O que acontece com a bateria da moto elétrica quando sua vida útil chega ao fim? Como ela deve ser descartada sem poluir o meio ambiente? O iFood News conversou com Lucas Vitale, gerente de contas estratégicas da fabricante Voltz —parceira no projeto da moto elétrica para os entregadores parceiros—, para tirar quatro dúvidas e entender por que o descarte desse tipo de bateria tem uma pegada sustentável.
Quanto tempo dura a bateria da moto elétrica?
A vida útil da bateria usada na moto elétrica da Voltz é de 3.000 ciclos de carga completa (ou seja, quando se carrega a bateria totalmente, do zero a 100%). Depois desse período, a bateria não precisa ser descartada, mas também não vai ter 100% de rendimento. Dependendo de como a pessoa usa a moto (se é para passeio ou para fazer delivery), cada ciclo de recarga permite que os motociclistas rodem de 50 km a 120 km até precisar carregar de novo.
A bateria pode ser reutilizada?
Sim. Quando a vida útil na moto acaba, quem quiser pode usar a bateria como fonte de energia para fornecer iluminação em casa ou no sítio, conta Lucas. “A bateria dura muito tempo e pode ser usada com outras finalidades além da moto. O melhor dos mundos seria ter um painel solar para reabastecer essa bateria com energia totalmente limpa”, comenta ele.
Os componentes da bateria são reciclados?
Quem não for reutilizar a bateria pode encaminhá-la para a reciclagem de seus componentes. “A gente pode reciclar os insumos para eles voltarem como matéria-prima de outros produtos”, afirma Lucas. “Conseguimos extrair o máximo da bateria e temos a meta de reciclar todos os componentes e seguir o caminho da Tesla, que usa as células em outras iniciativas sustentáveis.”
Como não poluir o ambiente no descarte?
As baterias da moto elétrica não podem ir para o lixo comum. No descarte, encaminhe a bateria para o fabricante indicado, explica Lucas. “O ideal é devolverem para a Voltz, pois nós encaminhamos para o reuso. Procure os fornecedores, pois eles farão o descarte correto.”