Procurando receitas vegetarianas? Aqui vão algumas inspirações

Confira alguns pratos com legumes, grãos e temperos diferentes de diversas culinárias do mundo todo

Investir nas receitas vegetarianas é uma maneira de incluir mais vegetais e legumes na alimentação e, assim, ter uma alimentação mais equilibrada, saudável e rica em nutrientes. 

Além de fazer bem pra saúde, a alimentação vegetariana (ou seja, aquela sem carne) é benéfica também para o planeta, pois ajuda a mitigar os efeitos do aquecimento global. 

Quer saber como encontrar receitas vegetarianas e quais são os pratos sem carne mais clássicos que existem? Vem com a gente!

Onde encontrar receitas vegetarianas?

Uma boa receita vegetariana é tudo, menos sem graça. Afinal, as diversas combinações que podem ser feitas com vegetais, leguminosas e oleaginosas garantem pratos deliciosos e nutritivos.  

Para encontrar receitas vegetarianas, sejam elas clássicas, inusitadas, sofisticadas ou simples, para o dia a dia, existe hoje uma infinidade de sites, blogs, livros e vídeos disponíveis na internet. 

Em português, alguns sites e blogs que focam nos pratos sem carne são os brasileiros Presunto Vegetariano, Veg com CarinhoLarica Vegana, além dos portugueses Made by Choice e Alho Francês.

Procurar receitas vegetarianas pode ser uma maneira deliciosa de folhear livros recheados de pratos, como Vegetariando,  Receitas Vegetarianas para Crianças, Coma mais Vegetais, Meu Primeiro Jantar Vegetariano e Enciclopédia da Gastronomia Vegetariana

Pratos vegetarianos

Existem pratos vegetarianos clássicos que muitas vezes são consumidos sem que a gente perceba que ali não tem carne nem ingredientes de origem animal. 

É o caso de pratos vegetarianos clássicos brasileiros, como arroz e feijão (sem as carnes, claro) e o cuscuz de milho, ou internacionais, como o francês ratatouille, o mexicano guacamole,  o árabe homus e o indiano dahl

Também existem aqueles pratos clássicos em versões vegetarianas, como hambúrguer, strogonoff, coxinha, escondidinho, moqueca e esfiha, entre outros. 

Confira a seguir alguns pratos vegetarianos clássicos:

Arroz e feijão 

O básico do dia a dia brasileiro é naturalmente vegetariano e vegano pois, além de não precisar ter carne, não tem qualquer outro ingrediente de origem animal. 

O arroz pode ser branco ou integral, cateto, agulhinha ou parboilizado. O feijão mais comum, dependendo de onde você mora, é o marrom (carioca) ou o preto.  

Já a feijoada vegetariana leva, em vez de carnes, legumes, tofu defumado e/ou cogumelos. 

Falafel e homus 

Esses pratos da culinária árabe são dois clássicos vegetarianos feitos à base de grão de bico e muito consumidos no mundo todo. 

O falafel é um bolinho frito com massa de grão de bico cozido, com temperos frescos como salsinha e coentro, o que dá a cor verde no interior, azeite, cominho e alho. 

O homus consiste em uma pasta de grão de bico cozido e processado com tahine (pasta de gergelim), azeite, suco de limão e alho. Pode levar outros ingredientes, como beterraba, para dar uma cor e um sabor especiais. 

Guacamole 

Muito apreciada em diversos lugares, a pasta de abacate típica da culinária do México é um ótimo acompanhamento para diversos pratos ou uma entrada super versátil. 

Ela é feita com purê de abacate, cebola, folhas de coentro picadas, tomates picados e pimenta tipo chili ou jalapeño e temperada com azeite, limão e sal. 

Ratatouille 

O clássico prato da culinária francesa é feito com fatias de berinjela, abobrinha, tomate e cebola, que são assadas. Ele é servido sozinho ou como acompanhamento. 

O prato rústico surgiu no século 18 pelas mãos de camponeses da região de Provença, que precisavam usar os legumes colhidos no verão antes que eles estragassem. 

Dahl 

O prato clássico indiano é um ensopado cremoso que leva lentilha e especiarias, como gengibre, cominho, coentro, canela e massala, além de tomate, alho e cebola. 

Para acompanhar, são servidos pães chatos indianos, conhecidos como chapati. 

Ovolactovegetarianismo: receitas para fazer na sua casa

O ovolactovegetarianismo consiste no consumo de vegetais, de ovos e alimentos com ovos e de leite e seus derivados, como queijo, iogurte e coalhada. 

Existem diversas possibilidades de combinações e receitas com esses ingredientes. Uma pedida para os dias mais frios são as sopas e cremes, como a sopa clássica italiana minestrone, que leva diversos legumes, macarrão ou arroz e feijão branco. 

A sopa francesa com queijo derretido é outro clássico para aquecer nos dias mais frios. O fondue de queijos é outro prato francês perfeito para o inverno. 

Fritadas e omeletes com recheio de legumes e queijo são receitas práticas para um jantar ou almoço rápidos. A tortilla espanhola (omelete com batatas) também é uma boa opção. 

Para os dias quentes, vale investir em saladas com folhas variadas, lascas de parmesão, ovos cozidos, legumes grelhados e frutas da estação. É uma combinação refrescante e saudável. 

Jantar vegetariano especial

Para preparar um jantar vegetariano especial, invista em bons ingredientes, dê preferência aos legumes e hortaliças da estação e use a técnica certa para cada tipo de preparo. 

Como entrada, escolha uma salada bem caprichada com verduras, legumes, frutas e/ou oleaginosas. Invista em um molho à base de azeite, vinagres, mel, suco de fruta e ervas. 

Pastas e molhos —como babaganuche (de berinjela defumada), homus, coalhada, tapenade e caponata— servidos com torradas e pães também são uma boa opção de entrada.

De prato principal, há as massas, como talharim ao molho branco e ragú de cogumelos (com 3 tipos de cogumelos) ou ravióli recheado de abóbora com manteiga de sálvia. 

Os risotos também são uma ótima escolha por serem versáteis, garantindo um prato mais sofisticado. Pode ser de confit de tomate e pesto, alho poró, funghi e/ou queijos variados. 

Se a ideia for um jantar temático, escolha uma culinária regional ou nacional (por exemplo, nordestina, mineira, paraense ou árabe, indiana, mexicana), selecione receitas descomplicadas, busque os melhores ingredientes e arrase nos preparos! 

Como encontrar comida vegetariana no iFood

Se bateu a preguiça de ir para a cozinha, existem muitas opções de comida vegetariana no aplicativo do iFood —de hambúrguer, cachorro-quente, esfiha, sushi e marmita fit a pratos feitos, passando por bolos, doces e tortas veganas. 

Para encontrar comida vegetariana no iFood, abra o app, clique em “Busca” na parte inferior esquerda da ela e digite no campo de busca “vegetariano” ou “sanduíche vegetariano”, por exemplo. 

Você pode filtrar a busca por avaliação, preço, entrega grátis, menor distância, preço, taxa de entrega, forma de pagamento, restaurante parceiro, etc.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas