iFood lança plataforma de capacitação e empregabilidade em tecnologia para pessoas em vulnerabilidade social

Potência Tech tem objetivo de oferecer acesso a capacitação, profissionalização e inserção de pessoas que mais precisam no mercado de trabalho de tecnologia

Potência Tech tem objetivo de oferecer acesso a capacitação, profissionalização e inserção de pessoas que mais precisam no mercado de trabalho de tecnologia
Além dos cursos gratuitos, o Potência Tech nasce com mais de duas mil bolsas financiadas pelo projeto, que serão abertas dentro dos próximos meses

São Paulo, 21 de outubro de 2021 – Atualmente, o Brasil conta com mais de 14 milhões de pessoas desempregadas, enquanto do outro lado, soma-se mais de 70 mil vagas de tecnologia abertas e não preenchidas por ano, por falta de experiência ou especialização na área. Com o objetivo de aumentar a diversidade e inclusão dentro do mercado de tecnologia, o iFood desenvolveu, junto a parceiros, o Potência Tech, uma plataforma digital que oferece acesso a diferentes cursos e vagas de emprego em tecnologia voltado para perfis sub-representados ou em situação de vulnerabilidade social.

Os cursos e parceiros foram selecionados com foco na demanda do mercado e em conteúdos que possuam alta taxa de empregabilidade, englobando formações nas áreas de back-end, front-end, web full stack e data science. Até o momento, a iniciativa conta com a parceria de sete empresas, sendo elas, a Ser+ e Bettha como parceiros de plataforma e acompanhamento, e na parte de formação em tech estão a Kenzie, Let’s Code, Resilia, Rocketseat e WoMarkersCode.

Além de funcionar 100% online, variando entre modelo ao vivo e gravado, dando oportunidade para que pessoas de todo o Brasil se inscrevam, a plataforma já disponibiliza mais de duas mil bolsas para cursos de aprofundamento, que geram empregabilidade, e acesso a vagas de emprego para pessoas com o desejo de crescimento e desenvolvimento profissional na área de tecnologia. O público alvo do projeto são pessoas de perfis sub-representados, considerando baixa renda e perfis minorizados. Outros critérios são: ser residente no Brasil e ser maior de 18 anos. As inscrições para participar do projeto podem ser realizadas a partir do dia 21 de outubro, pelo site www.potenciatech.com.br

“Nosso sonho grande é alimentar o futuro do mundo, para isso, estudamos e entendemos que precisávamos investir naquela parcela da sociedade que nunca teve oportunidade, mas que sempre teve talento. Queremos que o Potência Tech conecte sonhos, tecnologia e leve oportunidades para aqueles que mais precisam de capacitação e uma chance no mercado de trabalho. Acreditamos que juntos podemos viabilizar vidas e sonhos, além de potencializar e transformar diferentes realidades”, afirma Gustavo Vitti, vice-presidente de pessoas e soluções sustentáveis do iFood.

No início de 2020, a companhia anunciou um compromisso de formar e empregar 25 mil pessoas de perfis sub representados em tecnologia, reduzindo o apagão tecnológico no Brasil com objetivo de enfrentar três grandes problemas sociais: (I) a desigualdade social e o difícil acesso à educação de qualidade para todos, (II) a falta de profissionais para a área de tecnologia e (III) a baixa representatividade de mulheres e pessoas negras em tech.

“O curso teve muito conteúdo, então tive que estudar bastante. Eu estava desempregado, sem renda, então estava tudo bem difícil, mas consegui essa ótima oportunidade”, comemora Ramon Brito, ex-aluno da turma VAMO AI, projeto piloto do iFood, para o Potência Tech. “Quero seguir carreira na área de dados. O projeto mudou minha vida”, acrescenta.

“A Kenzie Academy tem o objetivo de oferecer um ensino de qualidade para quem deseja trabalhar na área da tecnologia e fazer parte deste projeto nos deixa muito orgulhosos e felizes. Podemos contribuir para uma causa muito importante com algo que sabemos fazer de melhor”, explica Daniel Kringer, CEO da edtech.

“A Let’s Code está muito contente em participar deste projeto tão relevante com o iFood. São iniciativas como essa que geram impacto social para milhares de pessoas de grupos sub-representados.” Felipe Paiva, Fundador da Let’s Code.

Novos Parceiros

Para expandir o projeto e alcançar ainda mais pessoas em situação de vulnerabilidade, o iFood acredita que forças precisam nos unir. Por isso, o Potência Tech é uma plataforma aberta a novos investidores que tenham objetivos iguais aos da companhia de promover transformação social aliada à transformação do Brasil em uma potência tecnológica. As empresas interessadas podem contribuir entrando como co-financiadoras para expansão dos investimentos e impacto desse projeto.

Para se inscrever nos cursos e/ou para entender como a sua empresa pode contribuir para essa iniciativa, acesse o site www.potenciatech.com.br.

Informações dos cursos

Kenzie – Front end

A Formação de Front-End da Kenzie irá preparar um profissional capaz de desenvolver interfaces gráficas para Web, ou seja, tudo que o usuário enxerga. Com uma metodologia 100% baseada em aprendizado na prática, suporte em tempo real e metodologias ágeis, aprenderá as tecnologias essenciais como: HTML, CSS, Git, JavaScript e React.

Duração: 6 Meses
Inscrições: 21 de outubro até 07 de novembro

https://turmaifood.kenzie.com.br/

Let’s Code – Web full-stack
O curso de web fullstack habilita a pessoa a trabalhar com desenvolvimento de sistemas baseados em web, trafegando dados por meio de APIs REST, usando arquiteturas modernas, de acordo com os padrões de qualidade de software mais usados como arquitetura Clean, automação de testes e estratégias para microsserviços. Também a pessoa a trabalhar com desenvolvimento de software de lado cliente, utilizando as tecnologias HTML, CSS, Javascript e React. Git e Docker são conteúdos transversais utilizados cotidianamente pelas(os) alunas(os).

Duração: 6 Meses
Inscrições: 21 de outubro até 10 de novembro

https://bit.ly/3pjhZF1

Resilia – WebDev

Após a nossa formação, você estará dominando as skills necessárias para construir seu próprio site do ZERO (tanto em front como back-end), conectar com banco de dados e API’s, além de estar mandando super bem nas competências comportamentais. Como Full Stack, você pode fazer um pouco de tudo! Você terá aulas de: JavaScript, Node, SQL, HTML/CSS, Rest API, React e muito mais!

Duração: 6 Meses
Inscrições: Abertas até 05 de novembro

https://bit.ly/Resilia_iFood

WoMakerscode – Data Science

Programa de capacitação para mulheres na área de análise de dados. Realizado pela WoMakersCode, em parceria com Itaú, iFood e Gol, irá capacitar 35 mulheres para trabalhar na área de ciência de dados; serão abordados temas como planejamento de carreira e soft skills, além de módulos técnicos sobre Python, Metodologias Ágeis, Banco de Dados, Business Intelligence e Computação em Nuvem.

Duração: 4 Meses
Inscrições: 25 de outubro até 10 de novembro

https://bit.ly/3C0iKX1

Rocketseat – Web full-stack

Evolua através de um método eficiente, uma grade curricular alinhada com o mercado e as atitudes que vão te destacar como profissional. Aprenda Node.js, React, React Native, Flutter e Elixir, com professores especialistas, em trilhas totalmente separadas e avançadas.

Duração: 4 Meses
Inscrições: Ainda não abertas

Sobre o iFood

O iFood, referência em delivery online de comida na América Latina, tem 60 milhões de pedidos mensais. Há dez anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também na Colômbia. Atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para os cerca de 270 mil restaurantes cadastrados em mais de mil cidades em todo o Brasil. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile, líder global em marketplaces móveis, e a Just Eat, uma das maiores empresas de pedidos online do mundo. Recentemente foi lançado o iFood News, portal de notícias do iFood que promove temas da atualidade como Nova Economia e conteúdos sobre as curiosidades do negócio, cases de sucesso dos parceiros além da abordagem de tendências e inovação do segmento.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas