iFood leva para o nordeste tecnologia para apoiar entregadores e contribuir com segurança pública 

Empresa assina acordo de cooperação com o estado do Ceará para o desenvolvimento e implementação de uma API que identifica os entregadores que trabalham com a plataforma

São Paulo, 28 de setembro de 2022 – Para combater ação de falsos entregadores, o iFood se uniu à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) para o desenvolvimento e implementação de uma API – solução tecnológica capaz de integrar com o sistema público e promover confirmações sobre os entregadores que estão cadastrados e atuam junto com o iFood. Com isso, nas operações policiais que eventualmente os parceiros da plataforma possam ser abordados, o objetivo é garantir a segurança de todos, distinguindo rapidamente o trabalhador do criminoso e permitindo que nossos entregadores sejam logo liberados para voltar ao trabalho.

Com essa solução, não há nenhum compartilhamento de dados, mas é possível de forma totalmente automatizada e atualizada, confirmar por exemplo o cadastro de quem segue ativo no app e se está em rota de entrega. 

“O iFood está comprometido com os entregadores reais, com a sociedade e com as autoridades para construir um ambiente cada vez mais seguro para todos. O iFood é favorável ao uso da tecnologia no cenário da segurança pública, pois desburocratiza o processo e traz uma solução viável e completamente atualizada para confirmar parceiros e/ou afastar qualquer pessoa que tenha má intenção em se passar por um trabalhador sério. Precisamos garantir a flexibilidade, autonomia e segurança de todos que atuam em plataformas” explica João Sabino, diretor de políticas públicas do iFood.

O iFood tem atuado em diferentes frentes com o intuito de aprimorar a experiência e trazer novas soluções aos entregadores, seja em segurança, como também com seguros, projetos de educação, pontos de apoio, melhorias operacionais no app, além de um amplo projeto de escuta e transparência para ouvir e entender diariamente suas necessidades e desejos com a plataforma. Sabemos que há muito a ser feito, e ouvindo e conversando queremos transformar nossa relação. Estamos empenhados e buscando isso proativamente.

Mais tecnologia e segurança para entregadores reais

Para garantir a legitimidade dos dados fornecidos pelos entregadores durante a etapa de cadastro na plataforma, o iFood mantém o processo verificação OCR (tecnologia que permite verificar se a pessoa da foto é a mesma pessoa do documento apresentado) e a validação de todas as informações pessoais cedidas pelo parceiro através de uma consulta em base de dados pública. 

Hoje, o iFood realiza três análises para a liberação na plataforma para que não haja o uso indevido de contas. Periodicamente, ainda é ativado o reconhecimento facial, ferramenta que age como medida de segurança adicional para coibir o aluguel e o empréstimo da conta, além de proteger o entregador honesto na plataforma.

Entregadores como Aliandro Alves, de Ribeirão Preto, estão juntos com a sociedade por mais segurança e, no evento Voz do Entregador realizado na cidade, o parceiro reforçou a importância de tecnologias, como a verificação de identidade por reconhecimento facial. 

– O reconhecimento facial tem que continuar, porque tira de circulação pessoas erradas que estão tentando se passar por trabalhadores no aplicativo – esclarece o parceiro que está há 4 anos na plataforma do iFood.

Voz do Entregador

Se por um lado, por mais segurança, o iFood ouviu a sociedade, por outro, os entregadores parceiros da plataforma também vêm ganhando ainda mais espaço nessa relação e é a voz deles que o iFood vem ouvindo com total atenção nos últimos meses, por meio de um encontro regular com esse público, chamado Voz do Entregador.

Dando continuidade a um trabalho de escuta ativa que veio crescendo nos últimos anos, o iFood este ano está percorrendo diferentes cidades do país com o intuito de ouvir da boca dos próprios entregadores o que pode ficar ainda melhor nesta relação. Após realizar reajustes de tarifa mínima que impactaram positivamente nos ganhos dos entregadores, criar novas coberturas e seguros, e desenvolver opções de modais econômicos como as motos elétricas e o iFood Pedal, a empresa promove encontros com entregadores mostrando que continua empenhada em ser a melhor parceira possível dos entregadores. Até julho, mais de 10 encontros foram realizados com mais de 250 entregadores participantes, e outros 10 serão realizados até o final do ano.

Em Recife, primeira cidade a receber o Voz dos Entregadores, em março deste ano, Ingrid da Silva, de 24 anos, avaliou o evento:

– Todos nós fomos ouvidos e todo mundo teve a oportunidade de falar. Não só o iFood nos ouviu, como nós também ouvimos o iFood. A gente teve um dia de troca diretamente com o iFood, olho no olho. E estamos aqui para isso, para crescermos juntos.  – disse a entregadora que trabalhava com telemarketing e tinha o sonho, agora realizado, de trabalhar com sua moto apelidada carinhosamente de “popzinha”.

E Ingrid conclui: 

– Esse evento é muito importante para nós entregadores, para o iFood escutar a nossa voz e entender o que pode melhorar.

Até hoje, foram realizados encontros em cidades do sul, sudeste e nordeste do Brasil. A expectativa é de que aconteçam mais de 20 encontros, cobrindo também a região norte e centro-oeste do país, e totalizando um número de mais de 600 entregadores ouvidos presencialmente.

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