Existem mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados para vender no iFood, que está sempre investindo em melhorar a experiência dos restaurantes no app. E é uma opção disponível para restaurantes de todos os portes —tanto que os pequenos e médios são maioria na plataforma.
Ao entrar no app, o restaurante pode tanto realizar as entregas e definir a taxa —modelo adotado pela maioria (61%) dos parceiros— como optar pela entrega parceira (na qual o iFood se encarrega da inteligência logística e aloca entregadores).
Neste FAQ, respondemos às principais dúvidas sobre como funciona o iFood para restaurantes e mercados, quais são os benefícios oferecidos e como um restaurante pode começar a vender pela plataforma.
iFood para restaurantes
Atualmente o iFood conta com mais de 300 mil restaurantes em mais de 1.700 municípios brasileiros. A maioria (82%) dos estabelecimentos cadastrados na plataforma são pequenos e médios empreendedores e 20% da base têm o selo de Super.
Buscando ter uma relação próxima com esses parceiros, o iFood realiza o Fórum de Restaurantes, que busca estabelecer uma jornada de escuta ativa. O objetivo é priorizar e promover melhorias contínuas para os restaurantes parceiros, atuando principalmente nas dores existentes.
Confira outros benefícios para os restaurantes que atuam no iFood:
iFood para mercados
O app do iFood também oferece, desde 2019, a opção de comprar itens de mercado, farmácia, bebidas e produtos para pets na modalidade de conveniência e de ultraconveniência —incluindo a entrega em 15 minutos.
Para atender a essa demanda, em 2023, o iFood contava com mais de 60 mil estabelecimentos parceiros em mais de mil cidades brasileiras.
No app do iFood, os consumidores podem acessar o ambiente Mercado, onde estão reunidas todas as informações sobre os mercados cadastrados na plataforma.
Em parceria com o SiteMercado, o iFood oferece aos mercados vendas online e gerenciamento de pedidos, desconto em produtos e serviços e maior visibilidade à marca.
Como vender no iFood
Confira, a seguir, os links rápidos para começar a vender no iFood:
- Link para cadastro de restaurantes
- Link para cadastro de mercado (mercados, farmácias ou pet shops)
Para se cadastrar no iFood é preciso ter em mãos os documentos pessoais e documentos da empresa. Veja o passo a passo:
- Acessar o site Parceiros iFood;
- Escolher o plano para o seu estabelecimento;
- Ter em mão documentos como CNAE alimentício e CNPJ;
- Ter uma conta bancária jurídica com o mesmo CNPJ que será cadastrado (em caso de MEI, conta bancária física é aceita, desde que o CPF da conta seja o mesmo daquele vinculado ao cadastro do iFood);
- Após preencher os dados, o estabelecimento será direcionado para assinar o contrato com o iFood;
- Por fim, os novos parceiros vão conhecer as ferramentas de trabalho e construir o cardápio ou portfólio de produtos que será apresentado ao público.
Já o Portal do Parceiro é uma ferramenta disponível para os estabelecimentos monitorarem seus desempenhos na plataforma. Além disso, nesse ambiente virtual é possível fazer a configuração da loja e do cardápio e utilizar ferramentas de impulsionamento de vendas.
Os pré-requisitos para vender pelo iFood são:
- Ter entregadores próprios (se escolher o plano básico de operação);
- Atender bem os clientes;
- Ter internet estável e acesso a um computador com sistema Windows;
- Possuir potencial ou volume claro de vendas e entregar refeições ou itens prontos para o consumo.
Suporte iFood
O Suporte iFood é um serviço que auxilia restaurantes, mercados, entregadores e clientes para tirar dúvidas diversas. O suporte iFood é uma das funcionalidades da plataforma e pode ser acessado pelo aplicativo.
Como entrar em contato com iFood
Para entrar em contato com o iFood, restaurantes e estabelecimentos devem fazer o contato via aplicativo.
No caso de estabelecimentos parceiros, existem os canais de atendimento:
- via telefone: para assuntos menos urgentes;
- via chat: para assuntos mais urgentes, que impedem a operação do estabelecimento operações.
O sistema do iFood conta com uma inteligência que direciona sua solicitação ao canal ideal para resolver o problema.