Como evitar novo golpe no app do iFood

Perfis falsos do iFood nas redes sociais pedem dados de clientes para acessar suas contas no aplicativo. Saiba como se proteger

Fraudadores estão aplicando um novo golpe para invadir as contas de clientes do iFood. A isca é o envio de uma mensagem privada por meio de redes sociais, anunciando uma promoção ou brinde “imperdível” — por exemplo, um cupom de R$ 100 para gastar no app — ou oferecendo suporte a quem reportou um problema nos perfis do iFood. O problema é que quem envia essa mensagem é um perfil falso, que se passa pelo da foodtech.

Na sequência, os fraudadores pedem o e-mail ou o telefone do cliente e também o código de confirmação que o iFood envia por SMS, WhatsApp ou e-mail (esse procedimento é feito para confirmar que quem está tentando acessar a conta é o/a dono/a dela). O golpista alega que o objetivo é “validar” a suposta promoção ou completar o suporte.

Na realidade, o que acontece é que o fraudador precisa do código de confirmação — que funciona como uma senha, que só pode ser usada uma vez, para fazer login nas contas dos clientes do iFood. Como ele não tem acesso a esse código de uso único para entrar no perfil, pede ao próprio cliente o código de confirmação que o iFood envia.

“É importante ressaltar que o iFood nunca vai pedir esse código de confirmação para os clientes, nem em caso de promoções”, reforça Mariana Mocelin de Brito, gerente de produto e especialista em contas do cliente no iFood. “Por isso, a recomendação é a de nunca passar esse código de confirmação para outras pessoas.”

Quando os fraudadores conseguem entrar nas contas do cliente, eles utilizam os benefícios, como saldo em carteira, iFood Card, iFood Benefícios e cupons, além de utilizar a conta para validar cartões clonados ou realizar compras com cartões de terceiros.

De olho nas notificações

Para proteger os consumidores, diante de atitudes suspeitas, uma notificação é disparada. “Na hora em que alguém acessa a conta de um outro dispositivo, os clientes recebem imediatamente uma notificação push no celular e no e-mail. Quem tem essas notificações ativas no aplicativo, recebe um aviso instantâneo do golpe”, completa Mariana — veja no infográfico abaixo como ativá-las.

Caiu no golpe? Saiba o que fazer

Ao receber essa notificação ou perceber o uso indevido do seu dinheiro ou uma compra estranha no app, entre em contato com a equipe de atendimento do iFood por meio do chat no aplicativo e desconecte, no próprio app, os dispositivos que você não conhece.

Para isso, entre em “Perfil” no app, depois em “Segurança” e em “Dispositivos conectados” e clique em “Desconectar” para desabilitar o dispositivo desconhecido. Este será desconectado imediatamente.

Confira, a seguir, como reconhecer o golpe, como se proteger dele e o que fazer se perceber que alguém teve acesso à sua conta indevidamente.

Como detectar (e evitar) o golpe nas redes sociais

Como é o golpe

1. O cliente recebe uma mensagem privada, em suas redes sociais, de um perfil falso que se passa pelo do iFood.
2. O fraudador oferece suporte para resolver um problema no app ou diz que o cliente ganhou uma promoção ou brinde “imperdível” (como por exemplo um cupom de valor alto) e pede seu telefone ou e-mail.
3. Na sequência, o fraudador pede o código de confirmação de acesso que foi enviado pelo iFood oficial por SMS,WhatsApp ou E-mail para “validar” a falsa promoção.
4 . O fraudador usa esse código para entrar na conta do cliente e utilizar benefícios como saldo em carteira, iFood card, iFood Benefícios e cupons ou realizar fraudes como validar cartões clonados ou realizar compras com cartões de terceiros

Como evitar?

Nunca compartilhe o código de confirmação
O iFood jamais pede o código de confirmação de acesso aos clientes. Esse código (OTP) funciona como uma senha de uso único e só é solicitado quando o cliente faz o login.

Ative (e leia) as notificações
Quando alguém acessa sua conta usando um dispositivo diferente do cadastrado, o iFood avisa por meio de notificação push no celular e mensagem por e-mail. Portanto, se tiver desabilitado as notificações do aplicativo, reative-as para manter a segurança.

Passo a passo para ativar as notificações
1. No celular: entre em “Configurações”
2. Depois, clique em “Notificações” para libere as notificações vindas do app do iFood
3. No app: entre em “Perfil”, depois em “Configurações” e “Gerenciar notificações” e libere as notificações

E se cair no golpe?

Procure o atendimento do iFood
Ao perceber que alguém pode estar movimentando sua conta indevidamente, entre em contato com o iFood. Confira o passo a passo:
1. No botão “Perfil”, clique em “Ajuda”.
2. Em “Categorias”, clique na opção “Conta”
3. Na sequência, clique em “Minha conta foi invadida” para que o time de atendimento tome as devidas providências.

Descadastre o telefone do fraudador
Se você já tiver passado o código a alguém ou desconfiar de uma compra que não fez, siga este caminho:
1. Entre em “Perfil” no app
2. Clique em “Segurança”
3. Selecione “Dispositivos conectados”. Se não reconhecer algum deles, clique em “Desconectar” e o dispositivo será desconectado imediatamente.

Fonte: Mariana Mocelin de Brito, product manager especialista em contas do cliente do iFood

Saiba mais sobre o golpe da maquininha.

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