O iFood acredita que pode entregar muito mais do que pedidos, por isso investe também em iniciativas de impacto social.
Sendo uma empresa brasileira de tecnologia, o iFood tem ações para causar um impacto social positivo para o país em diversas frentes, como educação, valorização dos entregadores e incentivo ao empreendedorismo na área de alimentação.
Você conhece essas iniciativas? O iFood News lista as principais a seguir.
iFood Chega Junto
O fundo vai investir R$ 1 milhão em 25 projetos que causem impacto positivo na vida dos entregadores e entregadoras nas áreas de educação, respeito e bem-estar, saúde e segurança.
iFood Acredita
Para incentivar o crescimento de empreendedores negros no app, esse programa de aceleração oferece cursos, consultoria e uma linha de crédito especial.
Meu Diploma do Ensino Médio
Na sua segunda edição, o programa Meu Diploma do Ensino Médio incentivou 14.546 entregadores a prestar o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), que dá direito ao certificado de conclusão do ensino médio.
Central de Apoio Psicológico e Jurídico
Em parceria com as advogadas negras da Black Sisters in Law, a empresa oferece apoio jurídico e psicológico para entregadores que sofram discriminação em seu trabalho —um serviço gratuito.
Potência Tech
Plataforma que oferece cursos de tecnologia para formar e incluir mais profissionais nessa área. Em junho de 2023, o programa formou sua primeira turma composta apenas por entregadores e entregadoras.
Movimento Tech
Projeto em parceria com outras empresas para investir R$ 100 milhões na capacitação e na empregabilidade de jovens na área de tecnologia até 2025.
Maratona Tech
Iniciativa do Movimento Tech e da Associação Cactus, com patrocínio do iFood, é uma competição escolar que busca despertar o interesse dos estudantes por tecnologia.
iFood Decola
A plataforma oferece cursos online gratuitos para entregadores e estabelecimentos parceiros. Os entregadores aprendem sobre temas como educação financeira e empreendedorismo, e os empreendedores sobre a gestão do seu negócio.
Delivery de Vantagens
O programa oferece iniciativas como assistência à saúde, seguros gratuitos para entregadores e suas famílias e pontos de apoio, entre outras vantagens.
Campanhas para doações
O app do iFood também recebe doações para beneficiar diversas ONGs parceiras. Só no primeiro trimestre do ano, mais de R$ 2 milhões foram arrecadados.
Embalagens sustentáveis
Para reduzir a poluição plástica do delivery, o iFood faz parcerias para desenvolver embalagens como a feita a partir da palha de milho, a de papel biodegradável e a sacola de papel feita de plástico reciclável.
Modais não poluentes
Outra meta do iFood é fazer ao menos 50% das entregas usando modais não poluentes com apoio do iFood Pedal (aluguel de bicicletas elétricas compartilhadas) e da moto elétrica.
Redução do uso de plástico
Na campanha Amigos da Natureza, quem pede no app do iFood pode dispensar o envio de garfos, colheres, facas, canudos e outros itens plásticos. Desde 2021, o iFood é signatário do compromisso #DeLivreDePlástico, organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Oceana.
Apoio à reciclagem
Para incentivar as pessoas a reciclar, o iFood vem implantando PEVs (Ponto de Entrega Voluntária) em diversas capitais e tem um programa para transformar recicláveis em crédito. Também fez parceria com a prefeitura de Fortaleza no Re-ciclo, plataforma gratuita de coleta de recicláveis.
Pacto pela Equidade Racial
Desde setembro de 2021, o iFood é signatário do Pacto de Promoção da Equidade Racial, uma iniciativa da Associação de Promoção da Equidade Racial, da qual participam ONGs e o movimento negro, além de lideranças de empresas.
Metas de diversidade
O iFood assumiu, em 2021, o compromisso de ter 50% de mulheres em seus cargos de liderança (e 35% em postos de alto comando) e 30% de pessoas negras na liderança, além de 40% de colaboradores negros até o final de 2023.