iFood promove evento de escuta de entregadores no RJ

Pela primeira vez na capital fluminense, encontro Voz dos Entregadores ouve demandas e sugestões dos parceiros da região

Um novo encontro Voz dos Entregadores foi realizado no dia 21 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro. No evento, o iFood ouviu 45 entregadores, com o objetivo de dialogar com os parceiros e buscar novos rumos para melhorar o trabalho no dia a dia, levando em conta os contextos específicos de cada cidade ou região.

O evento de escuta na região fluminense faz parte de uma série de encontros com entregadores previstos para este ano. Até o momento foram realizadas conversas em 20 cidades, nas cinco regiões do país, nas quais mais de 600 entregadores tiveram suas demandas ouvidas por representantes do iFood. A proposta do evento está alinhada ao compromisso da empresa de promover uma escuta ativa das demandas de entregadores e entregadoras.

Como funciona o Voz dos Entregadores?

Para esses encontros, o iFood busca montar o fórum mais diverso possível. Os entregadores são selecionados pelo iFood de acordo com critérios como: tempo de parceria com a plataforma, avaliação nas entregas e diversidade. Levar para a conversa entregadores de diferentes regiões da cidade e mesclar os que dedicam muitas horas às entregas na plataforma com outros que fazem isso por um tempo mais curto também é uma preocupação para garantir uma vivência real e consistente da experiência na parceria. 

A dinâmica do encontro funciona com base em conversas diretas entre entregadores e representantes do iFood, em que são expostas as principais críticas, questões e reivindicações dos parceiros daquela região. Com base nesse diálogo, as sugestões são encaminhadas pela empresa para os responsáveis por cada tema proposto nos encontros.

Garantir uma condução adequada e promover um ambiente seguro, para que os entregadores se sintam à vontade, é uma necessidade para o sucesso do evento. Por isso, o iFood trouxe o apoio de uma consultoria especializada em mediação —a Vedas 17, que atua de forma autônoma e independente no processo de escuta. “A nossa preocupação era de conseguir dar espaço para que 100% dos entregadores parceiros presentes conseguissem expor suas opiniões e ideias”, comenta Andrea Lima, uma das mediadoras do encontro.

Experiência vivida na prática

Entregador parceiro do iFood há dois anos, Renan Silva resolveu participar do Voz dos Entregadores por enxergar no evento uma oportunidade de expressar suas reivindicações. “Acredito que esse evento irá ouvir a nossa voz e poderá trazer melhorias para os entregadores, com suporte, ou em relação às taxas”, comenta. Agora que tem uma filha pequena, Renan explica que uma de suas prioridades é fazer um intervalo durante o trabalho para vê-la. Isso também o motiva a buscar o que acredita serem as melhores condições de trabalho para ele.

Gilson da Costa, que trabalha como entregador há sete anos (e pelo iFood há dois), brinca que é um “entregador da pandemia” por ter começado no aplicativo após perder o emprego, em abril de 2020. Para ele, o encontro foi importante por ser “uma maneira de a gente ser ouvido, ter contato com as pessoas da empresa ao vivo, e não só pela internet. Faz muita diferença esse olho no olho, é um contato mais próximo. É muito importante essa presença”, afirma o parceiro.

Além do momento de escuta, para que entregadores possam apresentar suas críticas, demandas e sugestões, o iFood também apresenta algumas oportunidades de educação que oferece aos parceiros. Sobre esse benefício, Gilson já demonstrou interesse em se inscrever em um dos cursos em parceria com o Sesi. “Sei que eles dão força para quem quer abrir um negócio, então penso em fazer um curso lá”, explica.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas