O iFood tem desempenhado um papel fundamental na transformação econômica de diversas regiões do Brasil, e o estado mineiro não é exceção: hoje, a gente fala sobre os impactos do iFood no PIB de Minas Gerais.
Ao conectar consumidores, restaurantes e entregadores, a plataforma não apenas facilita o dia a dia das pessoas, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico local.
Minas Gerais, com sua rica tradição gastronômica e um mercado em constante crescimento, tem se beneficiado amplamente das iniciativas do iFood em diversas frentes: no apoio ao empreendedorismo, no suporte aos entregadores e no serviço de qualidade aos clientes que pedem delivery.
No artigo abaixo, você vai entender melhor como a empresa tem contribuído para o Produto Interno Bruto mineiro, além de fomentar o empreendedorismo e ter se tornado um importante pilar para a economia do estado.
Vamos nessa?
Leia também:
- O tamanho do iFood e seu impacto na economia brasileira
- iFood alcança marco histórico de 100 milhões de pedidos em um só mês
- Efeito iFood: plataforma gerou mais de 900 mil postos de trabalho em 2023
Efeito iFood em Minas Gerais
Os restaurantes cadastrados no iFood em MG se popularizaram pelo estado nos últimos anos, com grandes números de pedidos na região mineira marcando presença na retrospectiva iFood mais recente.
As hamburguerias, por exemplo, podem comemorar: o hambúrguer foi a refeição mais vendida do iFood no último ano e, só em Minas, foram 25 milhões de pedidos.
Ao todo, no ano de 2024, além dos lanches, os restaurantes de comida brasileira dominaram o app no estado, com mais de 12 milhões de pedidos.
Esses números refletem um estado com uma rica tradição culinária, conhecido por seus pratos típicos que fazem parte do dia a dia do mineiro e também em comemorações, eventos, momentos de lazer e demais situações onde a comida (e o delivery!) está presente.
Entenda como o iFood impulsiona o PIB de Minas Gerais e gera oportunidades

Já começamos com um dado importante: somente em Minas Gerais, o iFood impactou em 0,36% do PIB do estado, contribuindo, além de outros fatores, com 76.819 novos postos de trabalho em 2023.
Essas informações são da pesquisa que mede o impacto socioeconômico da plataforma, realizada em 2024 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), e refletem o impacto do iFood no PIB de Minas Gerais — que vai bem além das transações realizadas na plataforma.
Ao estimular o consumo, aumentar o faturamento de restaurantes e criar uma cadeia econômica robusta, o iFood colabora significativamente para o crescimento do estado.
Com a digitalização de negócios e o incentivo à inovação, a empresa gera oportunidades para empreendedores, trabalhadores autônomos e pequenas empresas, ampliando a arrecadação e promovendo o desenvolvimento sustentável em diversas cidades mineiras.
Como o iFood está facilitando o crescimento de restaurantes e negócios locais em MG?
O iFood tem desempenhado um papel fundamental no crescimento do setor gastronômico em Minas Gerais, oferecendo ferramentas e suporte que vão muito além da entrega de alimentos.
Os restaurantes que aderem à plataforma ganham não apenas visibilidade, mas também oportunidades concretas de crescimento e inovação.
Aumento das vendas com a plataforma
Estar no iFood significa ter acesso a milhões de usuários ativos na plataforma!
A empresa conecta restaurantes de segmentos diversos a um enorme público de consumidores que busca conveniência e qualidade na hora de pedir delivery.
O app é uma vitrine para mais de 110 milhões de pedidos por mês em todo o Brasil, para mais de 55 milhões de clientes.
Ainda, o iFood oferece ferramentas de marketing para que o empreendedor possa contar com mais visibilidade e chegar aos milhões de pessoas que amam pedir comida pelo app.
Mentoria especializada
No iFood, os pequenos e médios parceiros recebem mentoria com especialistas do iFood, que ajudam os empreendedores com demandas diversas de gestão — e que potencializam os negócios.
Elas incluem dicas de marketing, estratégias para aumentar a lucratividade e demais temas super relevantes para os parceiros iFood.
Central de crescimento
Falando em marketing: os estabelecimentos cadastrados no iFood podem investir em diversas opções de ação de marketing, mesmo sem uma equipe dedicada a isso.
Com alocação de verba do restaurante na Campanha Inteligente, por exemplo, o app direciona incentivos que fazem mais sentido de acordo com o perfil de clientes que o estabelecimento tem — como frete grátis, promoção e aumento de visibilidade.
Isso tudo auxilia o restaurante a expandir a sua rede de clientes dentro do app, trazendo mais pedidos.
Acesso a crédito com o iFood Pago
O iFood também oferece aos restaurantes parceiros acesso ao crédito e mais oportunidades para investir em seus respectivos negócios: o iFood Pago é o banco digital do iFood!
Ele foi pensado e desenvolvido para ajudar no crescimento dos estabelecimentos cadastrados na plataforma com vantagens como:
- crédito para turbinar o caixa;
- conta digital para centralizar as finanças;
- antecipação para acelerar o valor das vendas;
- Maquinona do iFood Pago, para aumentar os lucros de forma inteligente.
Maquinona
E, já que mencionamos ela: a Maquinona do iFood Pago é mais um recurso iFood para os empreendedores parceiros que, mais do que fazer pagamentos, ajuda a potencializar as vendas!
Com a Maquinona, o dono do restaurante recebe dados e dicas sobre suas vendas e ofertas, cria ofertas exclusivas como campanhas de fidelidade e cashback, e ainda aceita as principais bandeiras de cartões — incluindo vale-refeição.
Decola Restaurantes
O iFood Decola oferece cursos, webinars, palestras e treinamentos para os restaurantes parceiros, pois acredita que com capacitação e incentivo ao conhecimento, vamos todos ainda mais longe.
Na página do Decola Restaurantes, os empreendedores cadastrados podem começar sua trilha de aprendizagem com os cursos que mais fizeram sentido para os seus negócios, além dos cursos iniciais do iFood com dicas para atuar no delivery.
Ah, e é tudo de graça — para os restaurantes decolarem!
Tecnologia e inovação como fatores de crescimento

O iFood é uma empresa de tecnologia e, tendo inovação como um pilar importante em seu ecossistema, não deixa de investir em recursos e soluções inovadoras para contribuir com o crescimento de seus parceiros.
O iFood trabalha com Inteligência Artificial em diversos níveis de seus processos, e desenvolve modelos de IA para entregas cada vez mais personalizadas, eficientes e confiáveis — e, com essa tecnologia, facilita o dia a dia dos clientes, entregadores e restaurantes parceiros.
No mercado mineiro (e em todo o país), o iFood usa tecnologia para promover melhores anúncios e visibilidade aos restaurantes que, por sua vez, conquistam mais clientes; estes fazem mais pedidos, movimentando a economia e gerando renda para entregadores e empreendedores.
E esse é só um exemplo bem abrangente; as inovações iFood que beneficiam negócios e fomentam a economia vão da aplicação da IA na otimização de rotas de entrega, ao uso de crédito e dados para investir no crescimento dos estabelecimentos com o iFood Pago.
Leia também: Como o iFood equilibra inovação e ética em seus modelos de IA
iFood: motor da economia mineira e pilar para o futuro
Deu para perceber que o impacto do iFood no PIB de Minas Gerais vai além da presença da plataforma no estado.
A empresa tem se posicionado em todo o país como uma parte relevante da economia nacional, incentivando o empreendedorismo e criando um ecossistema próspero que beneficia toda a cadeia produtiva.
Com iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável, inovação e inclusão social, o iFood segue com a sua missão de moldar um futuro mais promissor para o país com impactos que reverberam em diversos setores.
Em Minas Gerais, o iFood se consolida como a principal opção de delivery; para além disso, fomenta pequenos e médios negócios, gera empregos e, com suas iniciativas, desempenha um papel importante no fortalecimento da economia local.
É um empreendedor e quer cadastrar o seu estabelecimento na maior plataforma de delivery do Brasil? Vem aqui ser um parceiro do iFood — com dois meses de taxa grátis!
Para saber de quais outras formas o iFood tem contribuído para a economia nacional, continue aqui nos artigos do iFood News.