5 ações do iFood para promover a diversidade racial na empresa

Saiba como a empresa atua para atingir seus compromissos de inclusão de pessoas pretas entre funcionários e lideranças

A área de tecnologia é vista como uma oportunidade para impulsionar o crescimento profissional das pessoas pretas, revela a mais recente pesquisa Potências Negras Tec. O levantamento, divulgado em novembro de 2022, mostra que 80%dos entrevistados (todos eles pretos ou pardos) concordam com essa afirmação. 

Por outro lado, menos da metade (45%) de quem respondeu à pesquisa tem um emprego formal, com carteira assinada, e a maioria (56%) ocupa cargos operacionais ou atuam como assistentes ou técnicos e técnicas. Por isso, a renda média de pessoas negras na área de tecnologia equivale a 66% da renda de uma pessoa branca. 

A desigualdade racial no mercado de trabalho é um problema histórico e conectado com o racismo. Para equilibrar o jogo, as empresas precisam traçar estratégias complexas para que seu quadro de funcionários seja representativo da diversidade da população brasileira.

“Não existe apenas uma ação afirmativa que vá resolver o problema”, afirma Bel Glezer, do time de diversidade e inclusão do iFood. “Além de preparar as pessoas com capacitação e habilidades para crescer na carreira, é preciso treinar as lideranças para enxergar seus privilégios e as barreiras estruturais e atentar para os seus vieses na gestão de pessoas.”

Esse processo é chamado de letramento de lideranças, e é uma das ações que fazem parte da estratégia do iFood para promover a diversidade e a inclusão de pessoas negras. Conheça, a seguir, algumas dessas iniciativas:

Pacto pela Equidade Racial

Desde setembro de 2021, o iFood é signatário do Pacto de Promoção da Equidade Racial, uma iniciativa da Associação de Promoção da Equidade Racial, da qual participam ONGs e o movimento negro, além de lideranças de empresas.

Nesse projeto, as empresas revisam sua cultura interna e reformulam os pontos necessários para incluir, de fato, a população negra em posições formais de trabalho e em cargos de liderança. Dessa forma, cumprem o principal objetivo do pacto, que é ampliar o percentual de profissionais negros e negras nos quadros de funcionários das companhias.

Compromisso público de diversidade

O iFood assumiu, em 2021, o compromisso de ter 30% de pessoas negras na liderança (em cargos de coordenação ou superiores) e 40% de pessoas negras no quadro geral de funcionários até o final de 2023.

Em outubro de 2022, a empresa alcançou a marca de 18% de pessoas negras em cargos de liderança e 30,8% de colaboradores negros —em  2019, esses números eram de, respectivamente, 14% e 21%.

Índice de Segurança Psicológica

Além de traçar metas de diversidade, o iFood desenvolveu em 2021 um indicador para medir o grau de inclusão de pessoas negras. É o Índice de Segurança Psicológica, que mede a sensação de pertencimento desses e de outros grupos sub-representados (como pessoas LGBTQIAP+ e com deficiência). 

O índice se baseia na metodologia da Dra. Amy Edmondson, da Universidade Harvard, e aponta se os colaboradores da empresa consideram o ambiente de trabalho psicologicamente seguro em relação à liberdade para se expressar, interagir, aprender e pertencer. Dessa forma é possível saber como pessoas negras se sentem no trabalho e qual é o seu grau de inclusão em relação aos outros grupos. 

Letramento de lideranças

O iFood investe também na educação de gestores e líderes para promover a real inclusão de colaboradores e colaboradoras negros. Nessas ações, as lideranças aprendem a atentar para o viés racial e a lidar com as barreiras que dificultam o desenvolvimento dos profissionais negros.

“O desenvolvimento das lideranças faz parte da nossa estratégia. Para nós, não basta capacitar as pessoas negras e as mulheres. Precisamos de lideranças mais conscientes de seus vieses ao fazer escolhas, de seus privilégios, para que a gestão seja mais inclusiva”, explica Bel ao iFood News.

Empoderamento de colaboradores

Os colaboradores do iFood colaboram com esse processo de educação por meio do Pólen, o conjunto de grupos de afinidade que debatem temas relacionados a mulheres, pessoas negras, LGBTQIAP+ e com deficiência e ao corpo livre.

O grupo Orgulho Negro busca empoderar as pessoas negras, contribuir para seu desenvolvimento profissional e construir um ambiente de trabalho acolhedor e seguro, além de acompanhar a evolução das ações afirmativas da empresa.
Em 2022, o iFood divulgou seu primeiro Relato de Impacto, que mostra também o avanço de suas metas de diversidade. Você pode ver os resultados dessas ações no relatório online, na versão completa ou na resumida.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas