Ação do iFood evita descarte de 130 toneladas de plástico por mês

Mais de 90% dos restaurantes e 80% dos clientes aderiram à iniciativa Amigos da Natureza para dispensar envio de plásticos de uso único

O Brasil é o quarto país que mais descarta plásticos no mundo, de acordo com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF). São 13 milhões de toneladas por ano, das quais somente 150 mil toneladas são recicladas.

Para ajudar a combater o problema, o iFood assumiu, em 2021, o compromisso público de reduzir em 50% a porcentagem de plástico utilizada no delivery e destinar todo o restante para a reciclagem.

infográfico sobre os números dos amigos da natureza do ifood

E uma das iniciativas para incentivar a redução do uso de plástico é o programa Amigos da Natureza, também criado em 2021. De um lado, os restaurantes que aderem a essa ação não enviam itens descartáveis de plástico nas entregas (a não ser que os clientes peçam).

De outro, os consumidores podem escolher no app do iFood a opção de receber o seu pedido sem talheres de plástico.

Resultado: desde 2021, mais de 360 milhões pedidos feitos no app do iFood foram entregues sem itens plásticos de uso único. Com isso, os estabelecimentos estão evitando que 130 toneladas de plástico de uso único sejam descartados todos os meses, em média. 

E a campanha fez sucesso: mais de 90% dos 300 mil restaurantes cadastrados na plataforma aderiram ao Amigos da Natureza —e 80% dos clientes preferem a opção “sem talher descartável” no app do iFood. 

Mais iniciativas por menos plástico

Deixar de enviar os talheres de plástico não é a única maneira de os restaurantes que estão no iFood tornarem sua operação mais sustentável.

No iFood Decola —plataforma de educação para os restaurantes—, os empreendedores contam com uma trilha de conhecimento sobre o Amigos da Natureza, com dicas para tornar seu negócio mais sustentável. 

Além disso, para cumprir seu objetivo de reduzir o uso de plástico, o iFood vem investindo no desenvolvimento de embalagens sustentáveis para o delivery. Em 2022, o iFood financiou a produção de cerca de 900 mil embalagens sustentáveis e em 2023, oferecerá diversas soluções para restaurantes, por meio do iFood Shop.

A empresa também aderiu, em julho de 2021, ao compromisso #DeLivreDePlástico, organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Oceana, a maior organização não governamental sem fins lucrativos focada na proteção dos nossos oceanos. 

O iFood é a única empresa de delivery do Brasil a aderir a esse compromisso, e tem adotado ações para, até 2025, reduzir não só o uso de itens plásticos descartáveis mas também o de sacolas, embalagens plásticas e sachês. 

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas