Por que promover a inclusão social é fundamental para as empresas

Saiba como os negócios também podem colaborar para tornar nossa sociedade mais inclusiva

A inclusão social é um tema que vem ganhando cada vez mais importância, não só na sociedade mas também nas empresas. 

Alguns estudos mostram que organizações mais inclusivas e diversas tendem a tomar melhores decisões e ser mais inovadoras do que aquelas que não promovem a inclusão. 

Neste artigo, vamos falar sobre o conceito de inclusão social, sua importância e como ela pode ser promovida nas empresas (e como é no iFood). 

O que é inclusão social?

Inclusão social é o processo de adaptação dos meios sociais, como educação, trabalho e política, para que pessoas de grupos historicamente excluídos tenham acesso a esses espaços. 

Isso acontece com a melhoria das condições de participação de todos na sociedade, com ampliação e reforço de oportunidade, acesso a recursos, a voz e com respeito aos seus direitos. 

Fazem parte de grupos historicamente excluídos pessoas com necessidades especiais, famílias de baixa renda, negros, mulheres, pessoas LGBTQIAP+ e a população indígena. 

A inclusão social começou a ganhar espaço nas décadas de 1970 e 1980 nos Estados Unidos e na Europa, onde se consolidou nos anos seguintes.

No Brasil, esse processo foi impulsionado no fim da década de 1990 e no começo dos anos 2000, especialmente com programas de transferência de renda. 

Qual a importância da inclusão social?

A inclusão social é uma das principais medidas para reduzir e eliminar desigualdades sociais, combater a exclusão, diminuir a pobreza e promover o aumento dos direitos sociais. 

Por isso, ela é parte essencial dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que compõem a Agenda 2030 e o Pacto Global, do qual o iFood é signatário

Em uma sociedade, especialmente aquelas com mais desigualdade social, é de extrema importância que governos, empresas e organizações promovam a inclusão social. 

O iFood tem metas de inclusão social bem definidas para reduzir desigualdades e promover igualdade de gênero. 

Até o final de 2023, a empresa quer atingir a meta de ter 50% de mulheres em seus cargos de liderança (e 35% em postos de alto comando) e 30% de pessoas negras na liderança, além de 40% de colaboradores negros.

Conheça os tipos de inclusão social

Os tipos de inclusão são diversos e plurais, como ações afirmativas, programas de transferência de renda, legislação específica e projetos sociais de ONGs. 

A cota social é uma ação afirmativa fundamental para o Brasil nos últimos 10 anos

Com a Lei de Cotas, a inclusão social na educação abriu caminho para a diversidade, com o aumento de pessoas negras e indígenas nas universidades. 

A inclusão de pessoas com deficiência é garantida pela Lei da Inclusão, que assegura a elas mobilidade, igualdade de oportunidades, garantia da dignidade, proteção e habilitação. 

A pessoa com deficiência é aquela que tem limitações física, mental, intelectual ou sensorial, que podem dificultar sua participação na sociedade em igualdade de condições. 

Em que projetos de inclusão o iFood está envolvido?

Alguns dos projetos de inclusão social em que o iFood está envolvido são:

  • Movimento Carreiras com Futuro, para aumentar a inclusão de profissionais negros e negras no mercado de trabalho;
  • Pacto de Promoção da Equidade Racial, com revisão de ações para efetivamente ampliar o percentual de profissionais negros e negras entre seus funcionários;
  • Potência Tech, com oferta de cursos e bolsas de estudo para apoiar a entrada de pessoas de baixa renda e de grupos sub-representados no mercado de tecnologia.

Projetos de inclusão social e educação têm tanta importância no iFood que seu CEO, Fabrício Bloisi, é porta-voz do ODS 4 (Educação de Qualidade) do Pacto Global da ONU. 

Veja outros exemplos inclusão social

No Brasil, até 2020, havia cerca de 815 mil ONGs, segundo o Mapa das Organizações da Sociedade Civil, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). 

De diferentes tamanhos e atuando em causas diversas, essas ONGs têm ao menos um objetivo comum: promover a qualidade de vida das pessoas e ambiente por meio da inclusão social. 

Na área de geração de renda e combate à fome, destacam-se quatro ONGs que são também parceiras do iFood: a CUFA, a Ação da Cidadania, a Gastromotiva e Orgânico Solidário

Criada em 1993, a ONG Amigos do Bem também tem como missão o combate à fome e à miséria, especialmente na região do sertão nordestino. 

5 dicas de como promover a inclusão social nas empresas

Para promover a inclusão social nas empresas, são necessárias ações conjuntas dos diversos setores da organização, que devem ser apoiadas e incentivadas por gestores, CEOs e líderes. 

Veja abaixo 5 dicas de como promover a inclusão social nas empresas. 

  • Estabeleça metas para incluir profissionais de grupos minorizados e/ou sub-representados;
  • Sensibilize e forme profissionais, especialmente de Recursos Humanos e gestores, sobre os benefícios da promoção da inclusão, dando atenção às mulheres e grupos vulneráveis; 
  • Ofereça serviços de orientação específicos junto a organizações que representam ou apoiam grupos desfavorecidos ou historicamente excluídos; 
  • Dê suporte e orientação a colaboradores, especialmente os mais jovens, como estagiários e aprendizes, que estão em situação vulnerável ou de abandono;
  • Crie eventos e iniciativas com foco na inclusão e certifique-se de que os eventos promovidos pela empresa também sejam inclusivos, promovendo a diversidade.  
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