O iFood quer se tornar referência em operação de delivery de baixo impacto ambiental. Por isso, em 2021, a empresa passou a compensar totalmente as emissões de gases poluentes das entregas e assinou o compromisso #DeLivreDePlástico, organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Oceana, ONG focada na proteção dos oceanos.
E, no mesmo ano, lançou seu programa de metas ambientais, o iFood Regenera.
Quais as metas do futuro para o iFood Regenera?
A missão do iFood Regenera é reduzir o impacto da operação de delivery sobre o meio ambiente cumprindo duas metas até 2025: zerar a poluição plástica causada no delivery e ter ao menos 50% de modais não poluentes para fazer as entregas.
A segunda meta já virou realidade no Rio de Janeiro, que em setembro de 2022 se tornou a primeira cidade onde 50% das entregas do iFood são feitas usando veículos não poluentes, como bicicleta e moto elétrica.
Em 2022, o iFood consolidou as metas da campanha #DeLivreDePlástico e assumiu os seguintes compromissos para 2025:
- Ter 100% dos restaurantes na plataforma dando a opção para os usuários selecionarem se desejam ou não receber sachês de condimentos com o pedido;
- Reduzir em 50% o percentual de embalagens plásticas de uso único na sua operação, de 27% para 13,5%, tendo como base o volume gerado em 2021.
- Reduzir em 23% o percentual de sacolas plásticas de uso único na sua operação, de 1,3% para 1%, tendo como base o volume gerado em 2021.
Além disso, até o final de 2022, o iFood se comprometeu a:
- Implementar uma solução para redução de envio de sachês de condimentos para 5% da base de restaurantes;
- Ter 100% das lojas próprias de mercado realizando entregas sem plástico;
- Garantir o uso de 500 mil embalagens sustentáveis por meio da venda direta via iFood Shop e/ou negociação direta com restaurantes parceiros, como piloto na implementação das embalagens livres de plástico no mercado
Como o iFood promove o iFood Regenera para entregadores e parceiros?
O iFood é proativo tanto com entregadores e entregadoras como com consumidores e restaurantes parceiros em sua estratégia de cumprir metas de sustentabilidade.
Em relação a quem faz as entregas, há o incentivo de planos acessíveis para o aluguel de bikes elétricas em parceria com a Tembici, no projeto iFood Pedal. A empresa também fez uma parceria com a startup Voltz para viabilizar a aquisição de motos elétricas por entregadores.
Para os consumidores, o aplicativo do iFood apresenta sugestões como a de não receber talheres plásticos e outros itens descartáveis com o pedido. Mais de 300 milhões de pedidos já foram entregues sem esses itens, significando 510 toneladas a menos de plástico a descartar.
Além disso, como forma de encorajar as pessoas a praticar a reciclagem, o iFood implantou 80 PEVs (Ponto de Entrega Voluntária) no Rio de Janeiro, em São Paulo e na Bahia.
A empresa também mira a logística reversa com o projeto Já Fui Bag, em parceria com a Greening e a Retalhar. Ao fim da vida útil da bag, em vez de ir para o aterro, ela é transformada em outros produtos. Entre 2020 e 2021, 124 toneladas de mochilas térmicas foram recuperadas.
Os restaurantes parceiros são estimulados a reduzir seu impacto ambiental por meio de iniciativas como o desafio “Embalagem do Futuro”, realizado em parceria com a Suzano.
O intuito do projeto é incentivar o desenvolvimento de novos moldes de embalagens sustentáveis para o delivery. A ação esteve presente no Rock in Rio 2022, em vários restaurantes do espaço gourmet do festival.
5 grandes benefícios do iFood Regenera
Entre os benefícios mais impactantes do projeto, podemos citar:
- Redução do uso de plástico no delivery;
- Incentivo ao uso de modais limpos de transporte;
- Fomento à reciclagem de materiais;
- Diminuição da emissão de poluentes no negócio do delivery;
- Disseminação da cultura da sustentabilidade.