CEO do iFood agora é porta-voz de educação do Pacto Global

Fabricio Bloisi foi nomeado pela ONU para falar sobre educação; conheça as metas e ações do iFood na área

O CEO do iFood, Fabricio Bloisi, foi nomeado porta-voz de educação do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, que reúne mais de 16 mil empresas e organizações em 160 países. 

“Como o iFood tem investido muito em educação nos últimos anos, fui convidado para ser porta-voz do tema. Eu já estou 100% comprometido com essa causa porque sei que é o caminho para construir um país melhor e menos desigual. Agora, minha tarefa é falar sobre isso junto com a ONU”, afirma Fabricio. “Eu acho muito bom que mais empresas falem de educação, junto com o governo, as organizações e a sociedade.”

Em 2021, o iFood já havia se tornado uma empresa signatária do Pacto Global, que incentiva empresas a colocar temas ligados a ESG em suas estratégias de negócio. 

Com isso, o iFood confirmou seus esforços para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. E, entre eles, o ODS 4, cujo objetivo é garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Fabricio conta que a educação é importante não só em sua trajetória mas também na do iFood. “Nossa história está totalmente conectada à educação. Sou de Salvador, estudei muito para passar na universidade pública e vim para São Paulo porque tinha o sonho de criar uma grande empresa”, conta o executivo. “O iFood não existiria sem educação e inovação.”

Para contribuir com essa causa, Fabricio primeiro criou —e hoje preside— a Fundação 1Bi, uma organização dedicada a usar a tecnologia para melhorar a educação básica e que já impactou 800 mil estudantes.

Além disso, estabeleceu metas estratégicas de educação no iFood. “Nossa principal meta de impacto é a educação”, explica Fabricio. “Hoje temos diversos projetos voltados para os entregadores, os restaurantes e para formar mais pessoas em tecnologia.”

Quais são as metas de educação do iFood?

Alinhado com os princípios do Pacto Global, em 2021, o iFood assumiu três compromissos públicos na área de educação. Até 2025, a empresa tem a meta de:

  • Formar e empregar 25 mil pessoas de públicos sub-representados e de baixa renda em tecnologia, contribuindo para a redução do apagão tecnológico no Brasil;
  • Capacitar mais de 5 milhões de pessoas em 5 anos, para o trabalho do futuro e o empreendedorismo;
  • Incentivar a educação básica, impactando 5 milhões de pessoas em até 5 anos.

“O nosso sonho é alimentar o futuro. E o iFood vai fazer isso não só entregando comida de qualidade, para todos os bolsos, mas também contribuindo com a sociedade investindo em educação para o Brasil ser um país melhor”, finaliza Fabricio.

Quais são os programas de educação do iFood?

O iFood tem diferentes programas para incentivar a educação básica e a formação em tecnologia de públicos hoje subrepresentados na área (como mulheres e pessoas negras). E também apoia a jornada de educação de entregadores e de restaurantes parceiros.

Alguns de seus principais programas de educação são:

Potência Tech

Reúne cursos e bolsas de estudo em tecnologia em sua plataforma, que já concedeu 17 mil bolsas de estudo e ajudou na empregabilidade de mais de 1.500 pessoas na área.

Meu Diploma do Ensino Médio

O programa concede bolsas de estudos para entregadores fazerem o exame que dá direito ao certificado de conclusão (ou diploma) do ensino fundamental ou do ensino médio. Na primeira turma, 950 entregadores receberam o diploma.

iFood Decola

A plataforma oferece cursos para entregadores e restaurantes. Mais de 200 mil parceiros já se inscreveram nos mais de 100 cursos oferecidos, que já emitiram mais de 140 mil certificados.

Ações de educação apoiadas pelo iFood

Além disso, o iFood está envolvido em ações como:

  • Movimento Tech: coalizão de empresas para arrecadar R$ 100 milhões até 2025 em projetos que acelerem a capacitação e a empregabilidade na área de tecnologia;
  • Maratona Tech: uma espécie de gincana escolar para despertar o interesse dos jovens pela tecnologia e que engajou mais de 80 mil alunos dos ensinos médio e fundamental;
  • Parceria com a Starlink (projeto da SpaceX, fundada por Elon Musk) para transmissão de internet via satélite para dez escolas públicas de áreas rurais.

As ONGs parceiras que trabalham com educação

Entre as ONGs parceiras do iFood —que recebem as doações feitas no aplicativo—, quatro atuam com educação: 

  • Todos pela Educação, que atua na melhoria da educação básica no país e no aprimoramento de políticas públicas;
  • Fundação 1Bi, focada em tecnologias para melhorar a educação básica;
  • Gerando Falcões, que capacita lideranças locais e oferece cursos de qualificação profissional;
  • Vocação, dedicada a desenvolver as habilidades das pessoas por meio do trabalho com comunidades e da educação integral ou profissionalizante.
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