Chicago quer energia limpa em 100% dos prédios públicos em 2025

Cidade assinou acordo com concessionária de energia para adotar fontes renováveis em instalações municipais como aeroportos e bibliotecas

Terceira maior cidade dos Estados Unidos, Chicago vai adotar uma nova iniciativa para reduzir consideravelmente sua pegada de carbono. A prefeitura anunciou, em agosto, um acordo com uma concessionária de energia renovável para ter 100% de geração limpa até 2025 em todas as instalações que possui e opera.

Isso significa que toda a infraestrutura de propriedade municipal, desde os edifícios até os postes de luz, vai funcionar a partir de uma fonte de energia limpa, como a solar ou a eólica —começando pelos maiores consumidores de energia, como aeroportos, a biblioteca municipal e a estação de tratamento de água. 

Esse é o primeiro passo de uma meta ainda mais ambiciosa: abastecer a cidade inteira com fontes de energia renovável até 2035, informa o site Utility Dive. A iniciativa está alinhada com os esforços de Chicago para reduzir sua pegada de carbono. O plano municipal mais recente de ação climática visa reduzir em 62% as emissões de gás carbônico até 2040 e aumentar o acesso e o uso de energia renovável. Uma das ações para atingir essa meta é aumentar o acesso e o uso de energia renovável. 

As novas instalações de geração de energia solar devem ser as maiores do estado de Illinois até hoje, aumentando em 1700% a capacidade atual de geração, que é de 1.465 MW. As obras desse projeto devem começar ainda em 2022 e têm duração prevista entre 12 e 18 meses. Em todo o estado, o plano estabelece que 25% da energia deve vir de fontes renováveis até 2025.

Mais cidades apostam em energias renováveis

Assim como Chicago, outras cidades dos Estados Unidos estão avançando na transição para as energias renováveis. Em 2014, Burlington (Vermont) se tornou o primeiro município do país a atingir 100% de geração de energia renovável —em 2016, foi a vez de Las Vegas. Em agosto de 2022, o estado de Michigan também firmou parcerias para abastecer quase 1.300 prédios governamentais exclusivamente com energia renovável. 

Como parte de sua Agenda Neutra de Carbono 2050, a cidade de Nova York também fez um plano semelhante para comprar 100% de energia limpa para as operações da administração municipal até 2025, completa o site ArchDaily

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas