A redução do uso de plástico no delivery e o investimento em embalagens sustentáveis fazem parte do compromisso que o iFood assumiu, em 2021, para reduzir a poluição plástica gerada no delivery até 2025.
Aliás, antes mesmo de definir essa meta, a empresa já havia começado a incentivar a redução do uso do plástico. Desde novembro de 2020, o iFood oferece no aplicativo a opção de dispensar o envio de garfos, colheres, facas, canudos e outros itens plásticos de uso único ao fazer um pedido.
Com essa campanha, a Amigos da Natureza, mais de 360 milhões de pedidos já foram entregues sem esses itens, evitando o descarte mensal de 130 toneladas de plástico de uso único, em média.
Embalagens sustentáveis por menos plástico no delivery
Outra frente importante é o investimento em embalagens sustentáveis. Em 2021, o iFood e a Suzano criam um desafio para desenvolver embalagens sustentáveis para as entregas.
Na sequência, em parceria com a Suzano, mais de mais de 230 mil embalagens de papel reciclável usadas na área de alimentação do Rock in Rio 2022.
Depois de descartadas corretamente no festival, elas foram recicladas e transformadas em sacolas para o delivery.
Em 2023, o iFood começou a usar no delivery dois tipos de embalagem sustentável. Uma delas é feita a partir da palha de milho e foi desenvolvida em parceria com a startup growPack.
Até agosto, 500 mil unidades dessa embalagem, que é compostável, estarão em circulação.E as mais novas foram lançadas na Semana do Hambúrguer, que se encerra em 5 de junho, quando começaram a circular caixinhas e papel de embrulho de papel, todas biodegradáveis, fabricadas pela Klabin.