A corrida contra o tempo (e o preço) para um delivery mais sustentável

Gustavo Vitti, vice-presidente de Pessoas e Sustentabilidade do iFood, fala sobre as novas embalagens sustentáveis do iFood para o delivery.

Entre os objetivos do iFood com a sustentabilidade está a meta de, até 2025, zerar a poluição plástica no delivery por meio da redução em 50% da porcentagem de plástico do pedido  de delivery e da reciclagem daquilo que restar. 

A gente sabe que, para alimentar um futuro mais sustentável, esse compromisso é essencial. E por isso, desde 2021, estamos usando a nossa tecnologia para investir em soluções que sejam viáveis e realmente funcionem.

E desde então, uma frase não sai da nossa cabeça: “não vamos descansar enquanto não encontrarmos soluções sustentáveis mais baratas que o isopor e o plástico”. É sobre essa jornada que quero contar um pouco hoje. 

É ótimo ser sustentável. Mas você só muda o mundo mesmo quando o sustentável for mais barato.

Para contribuir com esse compromisso, entre todos os nossos esforços está a pesquisa de embalagens que fizemos recentemente, cujos dados nos auxiliam no caminho de sensibilizar e apoiar nossos parceiros restaurantes para que o nosso objetivo também seja o deles e, em conjunto, possamos causar um impacto positivo e genuíno, no país. 

Foi a partir dessa pesquisa que nos deparamos com desafios que vão além da sustentabilidade do material e viabilidade para sua finalidade. Ao ouvir os clientes do delivery e compilar os dados, tivemos a certeza: precisamos envolver nossos parceiros e entregar opções que sejam também economicamente viáveis para os restaurantes

Sim, as questões relacionadas ao custo já estavam mapeadas pelo o iFood. Há tempos que a nossa ambição é desenvolver embalagens sustentáveis que sejam mais baratas que as embalagens plásticas. Afinal, a sustentabilidade do meio ambiente é um pilar importante, mas a sustentabilidade do negócio também é considerada quando o empresário promove mudanças. 

O assunto é recorrente e demanda tempo e investimento de muita gente boa em prol desse objetivo. Em 2021, iniciamos nossa jornada com um desafio de embalagens que nos trouxe vários aprendizados sobre materiais e design. 

Outra investida importante no sentido de buscar alternativas para o plástico é nosso apoio à growPack, numa parceria em que investimos R$500 mil no projeto com esta startup brasileira que fabrica embalagens para o delivery a partir da palha do milho e resulta em um item biodegradável, que causa menos impacto quando descartado. Até agosto, a ideia é que mais 500 mil unidades sejam vendidas para nossos parceiros.

Embalagem desenvolvida pela growPack a partir da palha de milho

Os esforços não param por aí: acabamos de desenvolver, em parceria com a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel no Brasil. embalagens inovadoras para os hambúrgueres, item de maior venda no delivery do iFood.

A embalagem é biodegradável e sua principal característica é o preço acessível, o que nos coloca alguns passos adiante no sentido de zerar o plástico em parceria com os restaurantes atuantes na nossa plataforma. Para se ter uma ideia, o custo médio da folha de papel para hamburguer é de R$ 0,14, enquanto uma caixinha de isopor custa, em média, R$ 0,30 É ou não um enorme avanço para os nossos objetivos de custo x benefício?

Por isso, no Dia do Hambúrguer, 28 de maio, lançamos a campanha #HambúrguerNoPapel, uma parceria do iFood, Klabin e várias redes parceiras para introduzir e mostrar a restaurantes,  parceiros e clientes nossos primeiros resultados nesta que é uma linha de embalagens competitiva e eficiente. Ao longo daquela semana, os clientes começaram a receber os lanches nessas embalagens em casa, e em breve essa linha vai se expandir para outros tipos de pratos, como as marmitas.

O trabalho é duro, mas com esforços focados e com parceiros correndo na mesma direção temos certeza de que nossas ambições serão alcançadas e nossos compromissos cumpridos muito em breve! Você está com a gente nessa empreitada?

As novas embalagens do iFood, feitas de papel, são biodegradáveis
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