SOS Mata Atlântica recupera bioma mais devastado do país

Entenda como essa ONG parceira do iFood mobiliza a sociedade e as esferas públicas para conservar e restaurar a floresta

O iFood é parceiro da SOS Mata Atlântica desde 2021. Por isso, você consegue usar o app para fazer doações para essa ONG dedicada à conservação e à restauração do bioma mais devastado do Brasil.

A parceria com o iFood já trouxe mais de R$ 1 milhão para a SOS Mata Atlântica até dezembro de 2023. Esse valor possibilitou o plantio de mais de 60 mil mudas, a maioria delas nos municípios paulistas de Porto Feliz e Marabá Paulista.

A história da SOS Mata Atlântica começa na década de 1980: por iniciativa de cientistas, empresários, jornalistas e defensores da causa ambiental, a organização representou o amadurecimento do movimento ambientalista no país.

Como a SOS Mata Atlântica atua?

Desde o início, a ONG promove o plantio de mudas de árvores nativas em locais degradados e atua fortemente em ações de políticas públicas e iniciativas educacionais.

Em termos de mãos à obra diretamente na terra, já foram plantadas mais de 42 milhões de mudas em nove estados e 530 municípios brasileiros, recuperando 23 mil hectares de floresta, uma área equivalente à da cidade de Recife.

A restauração das matas exerce impacto imediato nas bacias hidrográficas das cidades beneficiadas, protegendo córregos e rios e oferecendo refúgio para a vida silvestre. Assim, a Fundação age para que municípios que se encontram em alto nível de degradação sofram menos com as mudanças climáticas.

As conquistas da Fundação SOS Mata Atlântica são frutíferas também na seara das políticas públicas.

Um exemplo marcante é sua participação na aprovação da Lei da Mata Atlântica em 2006, após 14 anos em tramitação. Até hoje, trata-se da única lei que protege um bioma no Brasil, sendo responsável pela queda das taxas de desmatamento nos Estados da Mata Atlântica.

A Fundação se preocupa ainda em sensibilizar e mobilizar a população brasileira a respeito da necessidade de preservação da floresta.

Nessa frente de apoio didático, a ONG calcula ter alcançado mais de 4 milhões de pessoas em eventos, mobilizações, ações de políticas públicas e iniciativas educacionais.

A parceria com o iFood

Em termos de posicionamento e de captação de recursos, a parceria com o iFood é considerada estratégica pela Fundação SOS Mata Atlântica.

Segundo a ONG, a aliança com a empresa adquire outro grau de relevância pelo fato de a Mata Atlântica ser responsável por produzir mais da metade de todos os alimentos consumidos no Brasil. A parceria é exemplo do envolvimento do setor privado na proteção do bioma, o que a Fundação avalia como essencial.

São dois municípios que precisam desse tipo de iniciativa. Em Porto Feliz, restam apenas 4% de área original de floresta. Em Marabá Paulista, há 3,41% de vegetação original remanescente, segundo o Atlas da Mata Atlântica, elaborado pela ONG em parceria com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas