Maioria dos consumidores prioriza quem usa embalagem sustentável

Quem pede delivery aprova restaurantes que usam embalagens “verdes”, aponta pesquisa feita pela Opinion Box para o iFood

Ao pedir comida no delivery, os brasileiros se preocupam não só com a qualidade dos ingredientes, mas também com o impacto no meio ambiente. Tanto é que a maioria (56%) tem preferência por restaurantes que usam embalagens sustentáveis para enviar os alimentos, revela pesquisa realizada pelo instituto Opinion Box.

Além disso, 76% dos entrevistados consideram importante que as embalagens tenham selo de sustentabilidade. A pesquisa mostra também que o papel é o campeão na percepção da sustentabilidade: 54% indicaram esse material como o mais sustentável.

O objetivo desse levantamento foi avaliar qual é a importância que as pessoas que costumam pedir comida em casa são para embalagens sustentáveis. 

A pesquisa foi realizada online com 1.112 pessoas que fizeram ao menos um pedido de comida pelo delivery nos 30 dias que antecederam a coleta de dados, que aconteceu entre 8 e 17 de março de 2023.

Mudança de hábito

A pesquisa mostrou ainda que os consumidores estão dispostos a mexer no bolso e modificar hábitos em nome da sustentabilidade das embalagens.

Entre os entrevistados, 60% afirmaram que pagariam 2 reais a mais para receber seus pedidos no delivery em embalagens sustentáveis.

Por outro lado, 28% disseram que já deixaram de ser clientes de um restaurante por ele usar embalagens prejudiciais ao meio ambiente. Aliás, o material mais rejeitado pelas pessoas consultadas é o alumínio.

Por sinal, na visão de 52% dos consumidores entrevistados, os restaurantes são os responsáveis por iniciar o movimento de uso de embalagens sustentáveis.

As pessoas também estão atentas à funcionalidade das embalagens. Para 94% dos opinantes, a característica mais importante delas deve ser a vedação. A facilidade com que a embalagem é descartada é um diferencial para 8 em cada 10 consumidores.

Embalagem sustentável no iFood

O iFood vem investindo no desenvolvimento de embalagens sustentáveis para as entregas, pois tem a meta de reduzir o uso de plástico no delivery até 2025.

Em 2023, começaram a ser distribuídas as embalagens feita de palha de milho, em parceria com a startup growPack, e embalagens biodegradáveis de papel para o hambúrguer, produzidas pela Klabin.

“Estamos usando nossa tecnologia para criar novas soluções em embalagens testadas e aprovadas por nós, garantindo uso seguro e com excelente experiência ao cliente final e um custo mais baixo para o restaurante”, destaca Gustavo Vitti, vice-presidente de Pessoas e Sustentabilidade do iFood.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas