Maratona Tech: iFood apoia nova gincana escolar de tecnologia

Competição entre estudantes de ensino médio quer incentivar o aprendizado e o uso de lógica e pensamento computacional

Está lançado um desafio inédito para despertar o interesse dos jovens por tecnologia: a Maratona Tech, uma gincana entre escolas de Ensino Médio de todo o Brasil, públicas ou privadas. Nessa competição, os estudantes vão aprender sobre tecnologia e serão desafiados a assumir o protagonismo em seus projetos de vida. As inscrições para participar devem ser feitas pelas escolas e estão abertas até 227 de abril de 2022.

A iniciativa é apoiada pelo iFood —que investiu recursos e se envolveu na coconstrução do projeto com a Associação Cactus— e por empresas e organizações como XP, Vtex, Arco Educação, Buser, Fundação Behring e Telles Foundation. Com ações como essa, a foodtech quer impactar, até 2025, 5 milhões de estudantes e professores da rede pública, incentivando o acesso e o uso de tecnologia na educação básica.

“Nosso objetivo é fomentar o interesse pela tecnologia e dar ferramentas para que os alunos desenvolvam o raciocínio lógico e o pensamento computacional, habilidades que serão úteis para o trabalho do futuro. Queremos que eles conheçam as possibilidades para ter mais oportunidades de escolhas profissionais”, afirma Luanna Luna, gerente de impacto social no iFood. 

A proposta da Maratona Tech é apresentar o mundo da tecnologia aos jovens e desenvolver, com aulas curtas, o pensamento lógico e computacional. Por isso, não é preciso ter conhecimento prévio sobre o tema para participar. 

“A ideia é desmistificar a tecnologia e levar conhecimento e ferramentas de apoio para os alunos e as alunas de uma maneira mais lúdica, com gamificação, para ser mais divertido”, comenta Camila Oliveira, coordenadora de educação pública do iFood.

A Maratona Tech será dividida em duas fases:

Fase 1

Será realizada entre 2 de maio e 30 de junho. Primeiro haverá uma formação para os professores que representam cada escola. Depois disso, os docentes vão propor desafios individuais para os estudantes na Mobilização para Profissões do Futuro e na Gincana de Computação Desplugada. Cada escola, então, fará uma lista dos alunos que tiveram os melhores desempenhos, que deve corresponder a 5% do total de estudantes inscritos.

Fase 2

De 8 de agosto a 30 de setembro, os alunos e as alunas que chegaram a essa etapa aprenderão sobre Projeto de Vida e Tecnologia e Introdução à Lógica e ao Pensamento Computacional. Seu desafio final será aprender a Construir uma Narrativa Digital. 

Premiação

Os vencedores da Maratona Tech serão conhecidos no dia 20 de outubro. Os estudantes que mais se destacarem serão premiados e reconhecidos com 50 medalhas de ouro, 150 medalhas de prata e 400 medalhas de bronze. Outras premiações serão concedidas, como mentorias com profissionais do mercado e bolsas para continuar os estudos em tecnologia. Os 50 professores vencedores também receberão reconhecimento.

Como se inscrever

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por professores do Ensino Médio e do 9º ano no portal Maratona Tech. Depois de preencher o formulário, os professores receberão um e-mail com informações mais detalhadas sobre a competição. 

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas