O dia em que Gabriel Pensador virou Gabriel COMpensador

Campanha de sustentabilidade do iFood mostra que toda mudança de comportamento em relação ao meio ambiente compensa

Qualquer mudança de comportamento vale a pena quando estamos falando de cuidado com o meio ambiente. É esse o mote de “A Mudança Compensa”, a campanha de sustentabilidade do iFood, lançada nesta segunda-feira (6/6) e estrelada por Gabriel COMpensador. 

Não foi erro não! O rapper e compositor brasileiro Gabriel Pensador mudou temporariamente de nome para reforçar a mensagem de que toda mudança de hábito e comportamento que gerem impacto positivo ao meio ambiente é válida. 

Reciclar ou reutilizar aquilo que consumimos (aliás, sabia que dá para reciclar roupa?), dar preferências a meios de transporte não poluentes, contribuir para a preservação dos nossos biomas e recusar ou reduzir o uso de plástico são exemplos de algumas mudanças de atitude que compensam, em especial se quisermos manter esse planeta habitável pelo bem da nossa saúde e de todas as outras espécies. 


Todos nós queremos, certo? 

As mudanças do iFood que compensam

Em março de 2021 o iFood mudou e lançou o iFood Regenera, o plano de impacto positivo ao meio ambiente que tem como meta zerar o plástico na operação de delivery e ser uma empresa neutra na emissão de CO2, tudo isso até 2025. 

Para atingir essas metas, a foodtech criou iniciativas que unem pesquisa, desenvolvimento, parcerias e muita tecnologia. São essas ações que o Gabriel COMpensador (ou Pensador, como queira) vai mostrar nas redes sociais e que você fica sabendo mais aqui.

Seu pedido é compensado

Só quem pede no iFood pode dizer que seu pedido já teve as emissões de CO2 compensadas. Desde julho de 2021, todas as entregas da companhia são neutras nas emissões de carbono. A foodtech investiu na compra de créditos de carbono e assim passou a contribuir para um planeta mais limpo. 

Clientes e parceiros (restaurantes) também podem entrar nessa roda doando para a ação “Doe o plantio de árvores”. Toda a arrecadação é destinada para a ONG SOS Mata Atlântica plantar e cuidar por 5 anos de uma árvore nativa e assim regenerar o bioma em que vivem boa parte da nossa população.

Seu pedido chegou…. em veículos sustentáveis

Na semana passada, o iFood ampliou a oferta de veículos sustentáveis no delivery ao lançar a moto elétrica exclusiva para entregadores e entregadoras parceiros e patrocinar a chegada de bicicletas elétricas para o serviço de bike compartilhada em São Paulo (que poderão ser usadas pelos entregadores do app). 

A moto do iFood além de contribuir para a diminuição da poluição do ar, também dá uma mão na poluição sonora (são muito silenciosas) e dos custos pra quem vive do delivery, uma vez que é sete vezes mais econômica do que o modelo convencional.

A moto e a bicicleta elétrica se juntam a outros modais não poluentes que o iFood tem testado em suas operações como patinete, drone e a robô ADA

Descartando os descartáveis

No iFood, o cliente pode escolher se quer ou não receber talheres de plástico, de uso único, junto ao seu pedido. É só escolher, no app, se quer ou não que um dos 160 mil restaurantes participantes dessa ação envie o descartável. Essa pequena mudança já evitou que mil toneladas de plástico fossem parar no lixo, ou na rua, ou no rio, ou nos oceanos. Esse peso todo equivale a 638 estátuas do Cristo Redentor.

Falando em plásticos de uso único, as embalagens também merecem uma atenção. O iFood já utiliza embalagens sustentáveis na entrega e apoia o XPrize em uma competição de desenvolvimento de embalagens biodegradáveis, flexíveis e de base biológica.

A redução de itens plásticos descartáveis nas entregas é uma das fases do compromisso #DeLivreDePlástico, organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a ONG Oceana, do qual o iFood é signatário. As outras duas fases do acordo preveem a redução de sacolas, embalagens plásticas e sachês e a adoção de embalagens retornáveis e/ou reutilizáveis no delivery. 

Recicle mais…

Às vezes bate a dúvida sobre se um objeto é reciclável ou onde levar aquele lixo especial. Para isso, você pode também pode contar com o iFood, que investe na implantação de Pontos de Entrega Voluntária e disponibiliza para todo mundo o Recicla Bot, que te ajuda na missão de separar o lixo.

…mas se não der para reciclar, reutilize
O iFood tem um projeto que dá uma nova vida para aquelas bags que já estão no fim da vida útil. O Já Fui Bag transforma mochilas usadas em novos produtos, gera renda e evita que esse item vá parar em aterros sanitários. Até aqui, 124 toneladas de bags já conseguiram ser recuperadas.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas